Salão de genebra: nissan apresenta conceito sway
-
fotos: divulgação
a nissan apresentou, no salão de genebra, na suíça, o sway, carro-conceito que promete trazer inovações ao segmento de hatches compactos, começando pelo design. ao criar o modelo, a nissan baseou-se no estilo arrojado e no bom planejamento de produto que deram origem ao qashqai e ao juke, dois dos veículos mais bem-sucedidos da história recente da indústria automotiva.
o nissan sway é uma demonstração de como poderia ser a futura geração de modelos compactos da nissan para a europa se esta nova linguagem de design fosse aplicada. o conceito foi desenhado especificamente para o gosto europeu: é emocional, vanguardista e “exciting”.
o objetivo da nissan com o sway é mexer com o segmento de hatches compactos, que tradicionalmente tem uma parcela de clientes conservadores do mercado europeu. com suas linhas arrojadas e atraentes, com uma frente impressionante, interior elegante e funcional e arrojado uso de cores sofisticadas, o conceito é um desafio ao design emocional.
no interior foram aplicadas técnicas usualmente conhecidas na arquitetura industrial, entre elas elementos de alumínio estrutural. seu uso significa simplicidade e força, mas também atenção ao detalhe e uso de cores e materiais associados a produtos premium.
o exterior utiliza quatro elementos altamente distintos: a grade em v, teto “flutuante”, faróis em formato de bumerangue e uma coluna c mais alta, todos representando a nova assinatura de design da marca – o nissan lannia concept, exibido em 2014, no salão de pequim, tinha alguns deles, assim como o novo murano recentemente lançado nos eua. o sway traz pela primeira vez esta nova linguagem de design em um hatch compacto. outros modelos futuros, de diferentes segmentos de mercado e de várias regiões, seguirão a mesma direção de estilo.
a grade em v, montada baixa na parte frontal entre os para-choques, é o ponto de partida de um desenho arrojado, que contorna o capô e as rodas dianteiras antes de mergulhar de forma marcante em direção ao centro da porta dianteira.
a grade se aproxima dos faróis bumerangue, cujas próprias lâmpadas formam a assinatura, enquanto que os leds dentro criam a impressão de um par de olhos em observação. normalmente esse formato de bumerangue é criado por meio da utilização de lâmpadas de led dentro de uma forma mais convencional de iluminação.
a assinatura bumerangue das luzes traseiras é igualmente marcante, dissecando os elementos de três quartos da traseira. para facilitar a entrada e saída, o sway não tem coluna b central e portas traseiras com dobradiças posteriores.
outra característica da nova linguagem de design da nissan é o “teto flutuante”, que se expressa por meio de um teto panorâmico em vidro emoldurado por uma construção estendida em forma de c. essa estrutura é realçada pelo uso de uma cor alaranjada que contrasta com o azul-cinzento da carroceria. a rigidez extra é fornecida por uma estrutura em x marcada no centro do teto com o ponto central sobre os passageiros do banco da frente.
o teto de vidro proporciona duas grandes vantagens: quem está dentro pode desfrutar de uma sensação de liberdade e espaço, enquanto quem está fora pode admirar o interior.
o sway é único em sua combinação de cores entre o exterior e o interior. por fora, traz um tom cinza com toques de azul, que são visíveis sob a luz, harmonizado com uma cor laranja contrastante.
o interior é mais escuro, com azul mais forte, em alto contraste com o marfim e o laranja que combinam com o exterior para dar um sentido de unidade para o carro.
inspirado no protótipo idx, revelado pela primeira vez no salão do automóvel de tóquio, em 2013, o sway adota –o mesmo conceito de design interior de um painel em forma de asa delta. o resultado é um interior em que funcionalidade é a prioridade, e onde nada foi usado para mero efeito decorativo.
paul willcox, presidente da nissan europa, disse: ”a nissan representa um pensamento arrojado, inovador no mercado automotivo europeu e em todo o mundo. nosso crescimento na europa é liderado por novos produtos, que são definidos pelo seu excelente design. o sway sublinha como o design é importante para a nissan na construção de nossa marca e como vem guiando o nosso crescimento.
fonte: nissan no brasil