Honda revela preços e equipamentos do hr-v
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2015 será um ano de ouro para o segmento dos utilitários compactos, que devem crescer bastante em participação no mercado nos próximos anos – e o modelo que puxa a fila das novidades é o honda hr-v, baseado na plataforma de fit e city, que reúne amplo espaço interno e estilo robusto, sendo apresentado em quatro versões (lx manual, lx automática, ex e exl), com preços que variam entre r$ 69 900 e r$ 88 700.
por fora, o hr-v possui linhas originais (já o nome é reaproveitado de outro utilitário honda fabricado entre 1999 e 2006; no japão, é conhecido por vezel), preservadas em relação ao carro-conceito urban suv, apresentado no salão de detroit há dois anos. a grade que se integram aos faróis afilados, os para-choque robustos, o vinco que marca a lateral, as lanternas de leds e as maçanetas traseiras embutidas na coluna das janelas são elementos marcantes de seu estilo. quem quiser poderá optar ainda pelos acessórios originais da honda access (19 itens externos e 11 internos), como grade dianteira com mais cromados, aplique frontal no para-choque, bagageiro de teto com suporte para bicicleta, pedaleiras esportivas, soleiras iluminadas para as portas e iluminação sob o painel.
por dentro notam-se algumas semelhanças com os irmãos de projeto, como quadro de instrumentos e volante; o painel, entretanto,´é inédito, destacando-se pela assimetria da parte central, pelo console central elevado e pelas três saídas de ar direcionáveis para o passageiro. a lista de itens é extensa: coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, hands free telephone (comandos de telefone no volante em todas as versões), freio de estacionamento elétrico, brake hold (“segura” o carro nas paradas, até o motorista pisar no acelerador) e, na versão topo-de-linha exl, bancos de couro, ar-condicionado digital com interface sensível ao toque, retrovisores com rebatimento elétrico, luzes de seta de leds incorporadas e função tilt down (ajusta para baixo o retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, retornando para a posição anterior ao desengatar a ré), e o sistema multimídia com entrada hdmi, tela lcd de 7 polegadas touchscreen, gps com informações de trânsito de são paulo (sp), rio de janeiro (rj), brasília (df) e belo horizonte (mg), conexão wi-fi via hotspot com acesso à internet com o carro parado, bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas usb e cd player, além da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo as linhas virtuais de guia que acompanham a rotação do volante.
no hr-v podem se acomodar cinco ocupantes e 437 litros no porta-malas, com o mesmo recurso ult (utility long tall) presente no fit. o motor é o 1.8 i-vtec sohc flexone utilizado no civic lxr, que dispensa o reservatório de para partida a frio e está aliado ao câmbio manual de seis marchas (na versão lx), ou o cvt, de série nas versões ex e exl, sendo que a versão mais cara conta com paddle-shift (aletas no volante para trocas sequenciais) e sete marchas “virtuais”.todas as versões trazem os controles de tração e estabilidade vsa (vehicle stability assist), além da direção elétrica ma-eps (motion adaptive electric power steering), do hill start assist (assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos), além dos freios a disco nas quatro rodas com abs e ebd (distribuição de frenagem).
com três anos de garantia sem limite de quilometragem e disponível nas cores branco taffetá (sólido), prata global (metálico), cinza iridium (metálico), cinza barium (metálico), preto cristal (perolizado), marrom júpiter (metálico) e vermelho mercúrio (perolizado), o hr-v parte de r$ 69 900 na versão lx manual. a versão lx cvt salta para r$ 75 400, enquanto o hr-v ex cvt parte de r$ 80 400 e o exl cvt atinge r$ 88 700. as cores metálicas ou perolizadas representam um acréscimo de r$ 1200.