Koenigsegg agera rs concentra 1160 hp e visual agressivo
-
perto do koenigsegg one:1, o superesportivo que dominou as atenções no salão de genebra de 2014, o agera rs pode não representar uma evolução: seu motor 5.0 v8 de alumínio e fabricação própria rende 1160 horsepower, enquanto o modelo anterior tinha 1340 hp para peso de 1340 quilos. mas é preciso considerar que o one:1 foi um modelo tão especial que teve apenas seis unidades produzidas – e vendidas antes de sua apresentação – enquanto a nova versão rs será mais “alcançável” (a produção é de 25 unidades, das quais 10 já foram vendidas), conserva as amenidades dos agera anteriores, como o teto rígido manualmente removível, o propulsor que pode ser abastecido com e85 (mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina), e ainda incorpora vários elementos visuais do one:1, como a grande asa traseira (que, a 250 km/h, gera uma downforce de nada menos que 485 quilos), o estilo das rodas de liga leve (aro 19” na frente e 20” atrás) e os spoilers mais aerodinâmicos.
medindo 4,29 metros de comprimento por 2,05 m de largura e apenas 1,12 metro de altura, o agera rs tem peso em ordem de marcha de 1395 quilos. há aproximados 150 litros de espaço para bagagens e seu tanque comporta volumosos 82 litros. além dos 1160 hp, o motor rende 102 kgfm entre 2700 e 6170 rpm, podendo chegar ao pico de absurdos 130,5 kgfm a 4100 rpm. para dominá-lo, há três níveis de controle de estabilidade e de tração (wet/normal/track) e freios a disco ventilados com cerâmica de 397 mm na dianteira e 380 mm na traseira.
internamente, os dois ocupantes contam com airbag duplo, bancos tipo concha com estrutura de fibra de carbono, pedais e coluna do volante ajustáveis, direção hidráulica, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, tapetes de couro, elevação hidráulica da suspensão, mp3 player com conexão usb, entre outros itens.