Koenigsegg regera: uma revolução entre os superesportivos híbridos
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mclaren p1, ferrari laferrari e porsche 918 spyder protagonizam uma das mais ferrenhas disputas para provar quem é o melhor superesportivo híbrido – e a koenigsegg frustra o embate do trio com o regera (palavra que vem do sueco “reinar”), um segredo bem guardado até o salão de genebra. o fundador da montadora sueca, christian von koenigsegg, não gosta de carros híbridos tradicionais (leia-se toyota prius) e não considera este o termo adequado para se referir ao conjunto propulsor do novo supercarro, mas é fato que o regera se utiliza de um motor 5.0 v8 movido a gasolina premium aliado a outros três elétricos, dois deles que movimentam as rodas de trás. e o câmbio foi dispensado: no lugar está o kdd (koenigsegg direct drive), com um diferencial de relação 2,85:1 ligado diretamente ao motor por acoplamento hidráulico.
o.k, o.k: é nítido que o regera conserva a célula de sobrevivência do agera, mas toda a frente e a traseira, além do interior, são inéditos. os faróis trazem luzes de leds que causam o efeito visual de uma constelação; as portas e capô abrem e fecham ao comando de controle remoto ou smartphone (o recurso deixa o koenigsegg apenas cinco quilos mais pesado); as rodas de fibra de carbono (aro 19” na frente e 20” atrás) são calçadas por pneus michelin de banda assimétrica (275/35 na frente e 345/30 atrás) e as linhas esguias transmitem a sensação de dinamismo.
ainda que com peso em ordem de marcha de 1628 quilos (mais de 200 kg de acréscimo em relação ao agera rs, também lançado em genebra), a potência total ultrapassa 1500 cavalos (sendo 1100 deles gerados pelo motor a combustão e outros 700 hp pelo conjunto elétrico) e o torque é superior a astronômicos 204 kgfm. assim, o modelo acelera de 0 a 100 km em 2,7 segundos, de 0 a 300 km/h em apenas 12 segundos, e de 0 a 400 km/h em 20 segundos. o tempo de retomada de 150 a 250 km/h é de meros 3,2 segundos e a velocidade máxima fica ao redor dos 410 km/h.
por dentro, o bólido conta com bancos ajustáveis eletricamente, central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, gps, entrada usb, sistema de som de alta qualidade e acesso ao apple carplay; bateria lifepo4 de 620 volts, airbags de múltiplos estágios, teto rígido removível manualmente, vidros elétricos, ajuste de pedais e coluna de direção, monitoramento da pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, freios com cerâmica e sport abs, tapetes de couro, sensores de estacionamento na frente/atrás e sistema de elevação hidráulica da suspensão, entre outros itens.
a tomada de energia fica oculta pela placa de licença, o escape de titânio foi desenvolvido em conjunto com a akrapovič e o aerofólio de fibra de carbono é eletronicamente ajustável – a 250 km/h, ele gera uma downforce de 450 quilos.
será a primeira vez que a koenigsegg irá produzir dois modelos simultaneamente, o regera terá 80 unidades artesanalmente fabricadas – este número representa “princípio de dominação, controle e conquista”, na numerologia de pitágoras. o modelo aqui exibido passará por alguns ajustes para a produção em série, ainda sem preço definido.