Confira a história completa da willys-overland
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fotos: renato pereira
a willys-overland foi uma montadora de automóveis norte americanas com uma daquelas histórias ímpares típica da primeira metade do século 20. a marca existiu até 1975, quando o último veículo willys deixou a linha de montagem da montadora amc – american motors corporation (uma fabricante automobilística norte-americana criada em 14 de janeiro de 1954 pela fusão da nash motors / nash kelvinator corporation e da hudson motor car company / hudson motor car co.). é, era uma época meio confusa, onde mecânicos e engenheiros resolviam construir seus próprios carros mas, devido as imensas pressões sócio-financeiras das concorrentes acabavam sucumbindo. preston tucker que o diga!
as raízes da willys estão na standard wheel company, fundada em 1920, empresa que fabricava automóveis com motores de um e dois cilindros em terre haute, indiana. ao migrar para a capital do estado, indianápolis, em 1905, a empresa mudou o nome para overland co. uma crise financeira dois anos depois dessa mudança possibilitou que o controle acionário da empresa fosse adquirido por um bem-sucedido representante comercial que havia vendido bicicletas e automóveis de diversas marcas, chamado john willys. john north willys ( /ˈwɪlɪs/; canandaigua, 25 de outubro de 1873 — bronx, 26 de agosto de 1935) foi um pioneiro dos automóveis e estadista estadunidense.1 então a empresa foi rebatizada como willys-overland co. e logo lançou um carro pequeno com motor de quatro cilindros que obteve boas vendas no mercado. a firma produziu também dois modelos de luxo com motor de seis cilindros, porém sem êxito comercial. o primeiro campeão de sucesso da marca foi o modelo 79, de 1914, que, com preço abaixo dos 1.000 dólares, vendeu 80 mil exemplares já no primeiro ano de produção.
ficou famosa principalmente por ter criado e produzido, em parceria com a ford, o lendário jeep da segunda guerra mundial. pouco antes de encerrar suas atividades em 1963, a empresa abriu uma filial no brasil, em 1952, que se tornou importante personagem na nascente indústria automobilística brasileira e também no automobilismo.
. a competição feroz levou a uma parceria com a renault a renault s.a. (pronuncia-se renô) euronext: rno é um fabricante francês de veículos fundada em 1898 por louis renault. em 1979 que durou até 1987, quando a amc foi comprada pela chrysler corporation, chrysler corporation é uma fabricante americana de automóveis independente de 1925 a 1998. o primeiro automóvel da marca norte-americana chrysler, fundada por walter chrysler, foi apresentado a 5 de janeiro de 1924 mesmo período em que a ford ford motor company é uma produtora de automóveis estadunidense, uma das maiores do mundo, fundada em 1903 por henry ford do brasil ainda produzia veículos originalmente criados pela subsidiária brasileira.
(1871–1934). the standard name was last used in britain in 1963, and in india in 1987 uma fábrica de automóveis de um e de dois cilindros criada em 1902 na cidade americana de terre haute, no estado de indiana. ao migrar para a capital do estado, indianápolis, em 1905, a empresa mudou o nome para overland co.
uma crise financeira dois anos depois dessa mudança possibilitou que o controle acionário da empresa fosse adquirido por um bem-sucedido representante comercial que havia vendido bicicletas e automóveis de diversas marcas, chamado john willys. john north willys ( /ˈwɪlɪs/; canandaigua, 25 de outubro de 1873 — bronx, 26 de agosto de 1935) foi um pioneiro dos automóveis e estadista estadunidense.1 então a empresa foi rebatizada como willys-overland co. e logo lançou um carro pequeno com motor de quatro cilindros que obteve boas vendas no mercado. a firma produziu também dois modelos de luxo com motor de seis cilindros, porém sem êxito comercial. o primeiro campeão de sucesso da marca foi o modelo 79, de 1914, que, com preço abaixo dos 1.000 dólares, vendeu 80 mil exemplares já no primeiro ano de produção.
foi também em 1914 que a willys apostou na tecnologia de camisas deslizantes criada por charles knight the knight engine was an internal combustion engine, designed by american charles yale knight (1868-1940), that used sleeve valves instead of the more common poppet valve construction. para fabricação de motores de quatro tempos sem válvulas, dando origem à subsidiária willys-knight que produziu modelos de sucesso satisfatório.
a crise de 1929 afetou a willys e em 1933 a empresa teve que concentrar a produção em apenas um modelo, o 77, de quatro cilindros, com o preço mais baixo da história da montadora — 445 dólares. esse modelo bem-sucedido garantiu a sobrevivência da willys até a segunda guerra mundial, quando surgiu o principal marco da história da montadora. em 1940 a willys venceu a licitação para construir, com a colaboração da ford, o jeep o veículo surgiu durante o esforço de guerra americano, no final dos anos 1930 e início dos 40, em que era necessário um veículo leve, com capacidade de superar terrenos difíceis e com obstáculos, e com capacidade para levar alguns homens e armamentos. ao final da segunda guerra, a willys requisitou o registro do nome jeep. o primeiro protótipo foi o bantan brc cuja traseira é semelhante às traseiras do jeep willys e do jeep ford, mas a frente é arredondada, bem de acordo com o design típico do final dos anos 1930.[carece de fontes] está na mente coletiva que o primeiro jeep foi o willys mb ou simplesmente “42′ (de 1942), mas isso é um erro. antes dele, outros modelos de jeep foram enviados para as frentes de combate, como o willys quad, o bantan brc 40, o willys ma e o ford gp ou pigmy.[carece de fontes] o veículo da ford era denominado “gp” e pode ser confundido com a origem da denominação jeep. estinado às linhas de combate do exército norte-americano na guerra. o nome do veículo vem de general purpose, veículo de uso geral, abreviado para suas iniciais gp, pronunciadas em inglês como jeep.
em 1946 surgiram versões do jeep mais voltadas ao mercado civil — a utility wagon, que ficaria conhecida mais tarde no brasil como rural willys, e a versão picape. a rural willys é um utilitário que foi produzido pela willys overland nas décadas de 1950, 1960 e 1970 no brasil. na década de 1970, passou a ser produzida pela ford do brasil, que comprou a fábrica da willys em 1967, mantendo inalterados o nome rural e praticamente todas as características do veículo.
chegou a ser criada uma versão, chamada de “agri-jeep”, com o objetivo de substituir os tratores nas fazendas, mas não teve êxito comercial por ser leve demais para o trabalho no campo.
em 1946 surgiram versões do jeep mais voltadas ao mercado civil — a utility wagon, que ficaria conhecida mais tarde no brasil como rural willys, e a versão picape. chegou a ser criada uma versão, chamada de “agri-jeep”, com o objetivo de substituir os tratores nas fazendas, mas não teve êxito comercial por ser leve demais para o trabalho no campo.
a willys produziu apenas veículos da linha jeep até 1951, quando foram lançados novos modelos, como o aero, destinado exatamente às famílias do pós-guerra. em 1953 a firma passou pela primeira de uma série de aquisições, sendo comprada pela kaiser motors e tendo seu nome alterado para willys motor company. mas as vendas dos carros de passeio da willys e da kaiser continuaram em declínio e, em 1955, a fabricação de carros cessou e todo o maquinário para fabricação do aero foi mandado para o brasil.
em 1963, a firma passou a se chamar kaiser-jeep, até a sua aquisição em 1970 pela amc. em 1975 a nova proprietária ressuscitou o nome willys, porém apenas como fábrica de peças sobressalentes.
a amc continuaria a produzir o maior legado da willys, o jeep, até 1986, mesmo depois de ser comprada pela renault em 1979. a linha jeep original, com o nome oficial de cj, foi substituída pela nova linha jeep wrangler, que apesar da marca jeep e da semelhança com o antecessor, trazia muitas mudanças mecânicas. a renault vendeu a amc para a chrysler em 1987, que por sua vez se uniu à mercedes-benz em 1998. curiosamente, após toda essa série de aquisições, a marca jeep continua viva e, em 2002, a daimlerchrysler trouxe de volta a marca overland, utilizada no jeep grand cherokee.
brasil
a willys overland do brasil foi a subsidiária da willys no brasil, fundada em 26 de agosto de 1952, em são bernardo do campo, são paulo. em 1954 suas linhas de montagem começaram a pôr nas ruas o jeep willys, ainda montados com as peças americanas e comercializados com o nome de jipe universal. valente, com tração em duas ou quatro rodas e câmbio de três marchas com redução, logo o jipe se mostrou adequado às estradas e fazendas brasileiras. a versão rural willys surgiu em 1956. em 1957 as partes do veículo passaram a ser fabricadas no brasil e em 1959 o motor também passou a ser brasileiro — um seis cilindros de 2.638cc e 90cv de potência que viria a ser adotado na maioria dos veículos da montadora.
apesar de a filial ter recebido as ferramentas para montagem do modelo aero quando a matriz norte-americana encerrou a produção de veículos de passeio, o primeiro carro urbano da willys brasileira foi o pequeno dauphine, em 1959, produzido sob licença da renault. o econômico veículo foi um dos maiores rivais do volkswagen fusca no mercado brasileiro dos anos 60, em suas várias versões que surgiram nos anos seguintes, e também foi a base de uma série de vitórias da equipe willys de competições no automobilismo brasileiro, com pilotos como christian heins, emerson fittipaldi e luiz bueno.
em 1960 foi finalmente lançado o aero-willys, ainda com a carroceria arredondada do modelo norte-americano, que rendeu a esta primeira versão o apelido de “aero-bola”. em termos de mecânica, o aero era simplesmente o jeep com carroceria urbana. pesava 1.440 kg e atingia 120 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100 km/h em 17,8 segundos. o consumo de combustível era da ordem de 7 km/litro.
em 1961, a willys lançou mais um veículo produzido sob licença da renault, o interlagos, cópia do renault alpine, e primeiro veículo esportivo de série do brasil, com carroceria em fibra de vidro em três versões de estilo (cupê, berlineta e conversível) e mecânica baseada no dauphine, mas com várias opções de carburação e potência.
em 1962 foi feita uma completa reestilização da carroceria do aero, liderada pelo projetista americano brooks stevens, e foi lançado em dezembro o modelo aero 2600, com linhas retas, modernas para a época, e algumas alterações no motor que aumentaram a potência para 110cv. esse novo aero deu origem a uma versão de luxo em 1966 que era vendida como um veículo diferente, o itamaraty.
ainda em 1965, a willys começou a estudar um sucessor para a linha dauphine/gordini, e novamente em parceria com a renault criou o “projeto m”. porém, por razões hoje apontadas como administração empresarial ineficiente e gastos excessivos com o departamento esportivo, a willys entrou em crise financeira, e em 1967 a ford assumiu o controle acionário da empresa. o projeto m, já bastante avançado, foi concluído e deu origem ao ford corcel — os primeiros exemplares ainda saíram de fábrica com vidros timbrados com a marca da willys. os carros das linhas jeep e aero continuaram a ser produzidos, sob a marca ford-willys até 1970, e posteriormente, por mais alguns anos, apenas com a marca ford. a linha jeep ainda continuou sendo produzida até 1983.
embora tenha obtido sua consagração definitiva durante a ii grande guerra, através do mundialmente famoso jeep, o nome willys overland, já era de distintivo de um dos mais renomados carros de passageiros no longínquo ano de 1902.
desde essa data, quando foi produzido seu primeiro modelo, com motor monocilindro, a willys (primitivamente overland motor car company) manteve-se entre as maiores indústrias automobilísticas (chegou a ser a maior delas em 1911), tendo fabricado carros que marcaram época na história do automobilismo, como seu willys six 1909, do qual foram vendidos nada menos de 4 mil exemplares num só ano.
também existiram outros modelos famosos da willys tais como os willys-knight e os conhecidos modelos 37, 38 e 77 da década da trinta. já na década de quarenta houve a criação do jeepster que no brasil teria seu representante, o protótipo saci (não entrou em linha de produção).
a partir de 1939, a atividade da fábrica foi inteiramente absorvida pela enorme demanda de seu utilitário de campanha, com tração nas quatro rodas, para fins militares. cessada a guerra, a procura do veículo decresceu, mas ainda assim a willys iniciou o desenvolvimento do projeto de um carro prático e robusto, de linhas modernas e avançadas. o protótipo foi apresentado em 1951 e já no ano seguinte era lançado a série aero (janeiro de 1952, eua) com os seguintes modelos aero-wing, aero lark, aero eagle e aero-ace. em 1953 apareceu o aero falcon e desapareceu o aero wing, em 1955 os últimos modelos eram chamados de custon (sedam) e bermuda (coupê).
no brasil começaram as atividades por volta de 1954 inicialmente montando jeep, logo depois passou a importar a rural e o aero.
em 1954 a willys anunciava seu primeiro “jeep” brasileiro, com tração nas 4 rodas, o jeep pioneiro testemunhou a realidade da jovem industria automobilística nacional. em 1959 veio outro veículo forte para o trabalho a para levar ao passeio quem com ele trabalhasse; a rural 4×4. enquanto isso, na cidade muita gente queria um carro realmente econômico, prático e de pequeno custo para que muitos pudessem ter então a willys lançou o renault dauphine (sob licença da renault) em 1959 também. em 1960 foi a vez do carro maior, com espaço e conforto para seis pessoas – o aero-willys. em 1961 veio a pick-up jeep 4×2 e o esportivo interlagos e em 1966 o itamaraty.
a willys fabricava seus veículos em sua unidade propria em são bernardo do campo (atual fábrica da ford); em 1966 o jeep (apelidado no nordeste de “chapéu de couro”) passou a ser fabricado (montado) também em jaboatão, pernambuco, onde estava a primeira fábrica de automóveis do nordeste, a willys-nordeste, que também fabricou a rural e pick-up jeep. em 1967 a willys contava com 7 carros de passeio e utilitarios em 19 versões, ela tinha a maior linha de produtos brasileira. um veículo par cada tarefa, para cada gosto, cada um retratando um aspecto do progresso nacional. mostrando, nas ruas, estradas, fazendas, construções e nas pistas de autódromos, como o brasil progredia.
no brasil também fabricou, sob licença da renault, o gordine e um esportivo batizado de “interlagos”. em 1968 houve a união da willys overland do brasil com a ford motors do brasil que passou a chamar ford-willys, passando a fabricar seus veículos, até o último em 1984 ( a pick-up f-75). no iv salão do automóvel em 1964 a willys apresentou o protótipo “capeta”. em 1967 a willys contruiu um prótotipo esporte – o willys 1300 – destinado aos amantes de corridas, mas foram construidas poucas unidades somente para teste pois a willys estava em negociações com a ford, a mecânica do willys 1300 serviria de base para o último grande projeto da willys no brasil o corcel (“projeto m” da willys – mecânica renault, os primeiros modelos saíram de fábrica inclusive com o símbolo willys impresso nos vidros), lançado pela ford-willys como ford corcel em 68. em 1970 deixa de chamar ford-willys e passando simplesmente a ford do brasil. aos poucos a ford foi substituindo os veículos willys, assim morrendo a marca no brasil. a willys também produzia motores maritímos, grupos geradores de solda, unidades de força, grupos geradores. as bases destes produtos eram os motores de 6 cilindros do aero e o 4 cilindors do gordini. a unidade que comercializava estes equipamentos era a “divisão de produtos especiais” localizada em taubaté, sp. o simca chambord e o fnm jk, uma cópia do alfa romeo 2000 italiano.