Aero willys 2600 “ o primeiro sedan de luxo brasileiro
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fotos: renato pereira
a willys-overland foi uma montadora de automóveis norte americanas com uma daquelas histórias ímpares típica da primeira metade do século 20. a marca existiu até 1975, quando o último veículo willys deixou a linha de montagem da montadora amc – american motors corporation (uma fabricante automobilística norte-americana criada em 14 de janeiro de 1954 pela fusão da nash motors / nash kelvinator corporation e da hudson motor car company / hudson motor car co.). é, era uma época meio confusa, onde mecânicos e engenheiros resolviam construir seus próprios carros mas, devido as imensas pressões sócio-financeiras das concorrentes acabavam sucumbindo. preston tucker que o diga!
as raízes da willys estão na standard wheel company, fundada em 1920, empresa que fabricava automóveis com motores de um e dois cilindros em terre haute, indiana. ao migrar para a capital do estado, indianápolis, em 1905, a empresa mudou o nome para overland co. uma crise financeira dois anos depois da mudança da sede fez com que o controle acionário da empresa passasse para o representante comercial vendedor de bicicletas e automóveis de diversas marcas john north willys, e a empresa foi rebatizada como willys-overland co., lançando um pequeno carro com motor de quatro cilindros que obteve boas vendas no mercado, além de dois modelos de luxo com motor de seis cilindros. o primeiro sucesso da marca foi o modelo 79 de 1914 que, com preço abaixo dos 1.000 dólares, vendeu 80 mil exemplares já no primeiro ano de produção.
a marca ficou famosa principalmente por ter criado e produzido o lendário jeep da segunda guerra mundial. o nome do veículo vem de general purpose, veículo de uso geral, abreviado para suas iniciais gp, pronunciadas em inglês como jeep. em 1952, a empresa abriu uma filial no brasil, a willys overland do brasl, tornando-se uma importante personagem na nossa então nascente indústria automotiva, com o jeep, a versão utility wagon rural (e a versão pick-up), o aero e o esportivo interlagos, até encerrar suas atividades, sendo adquirida por completo pela ford, em 1963.
o aero willys foi lançado em 1951, e era um modelo destinado às famílias de mais baixa renda do pós-guerra. em 1953 a empresa foi comprada pela kaiser motors e novamente re-batizada, então como willys motor company. mas as vendas dos carros de passeio da willys e da kaiser continuaram em declínio e, em 1955, a fabricação de carros cessou e todo o maquinário para fabricação do aero foi mandado para o brasil. antes de seu lançamento, porém, a montadora colocou no mercado nacional o pequeno dauphine, produzido sob licensa da francesa renault, sendo este seu primeiro veículo urbano nacional.
apenas em 1960 foi lançado o aero-willys brasileiro, com a carroceria arredondada do modelo norte-americano. sua mecânica era integralmente a mesma do jeep, com o mesmo motor 6 cilindros em linha, 2.6 litros e míseros 90 cv de potência máxima, que levava os 1.440 kg de peso do carro a 120 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100 km/h em 17,8 segundos e seu consumo de combustível era da ordem de 7 km/litro. è, parece muito pouco, mas para a época era bastante! desenhado por brooks stevens, em 1962 chegou a reestilização do aero 2600, com linhas retas e modernas para a época, além de algumas alterações no motor que elevaram sua potência para 110cv. esse novo aero deu origem a uma versão de luxo lançada em 1966, comercializada com o nome itamaraty, cujo maior diferencial de seu design eram a grade dianteira e as lanternas traseiras horizontais. em 1967, quando a willys oferecia 7 carros de passeio e utilitarios, em 19 versões e era a montadora com a maior linha de produtos no brasil, a ford assumiu o controle acionário da empresa. os carros das linhas jeep e aero continuaram a ser produzidos, sob a marca ford-willys até 1970, e posteriormente, por mais alguns anos, apenas com a marca ford. a linha jeep ainda permaneceu em produção até 1983.
a ficha técnica do aero willys 2600 é a seguinte:
motor: willys hurricane, 6 cilindros em linha, 2,6 litros, 12 válvulas, dois carburadores de corpo simples, 90 / 110 cv a 4.400 rpm, a gasolina, dianteiro, longitudinal.
transmissão: alavanca na coluna de direção, 3 / 4 marchas, primeira “seca”, demais sincronizadas.
tração: traseira
freios: tambor nas 4 rodas sem assistência.
comprimento: 4.638mm; largura: 1.828mm; altura: 1.593mm; porta-malas: 450 litros.