Coluna alta roda extra “ invasão de carros conectados
-
fotos: divulgação
“as duas invenções do século, o automóvel e o computador, estão gradualmente convergindo. precisamos projetar a mobilidade do futuro ainda mais inteligente e conectada”, afirmou martin winterkorn, presidente mundial da volkswagen, ao comentar por que chegou a hora de os fabricantes de carros de massa entrarem de cabeça nessa onda. nos últimos anos, as marcas premium alemãs audi, bmw e mercedes-benz investiram nessas tecnologias pois, inicialmente, elas são caras e os seus clientes de maior poder aquisitivo têm como pagar.
evidente demonstração do irreversível casamento entre carros e informática é o investimento que os produtores de veículos estão despejando em salões internacionais de produtos eletrônicos. caso da feira de eletrônica de consumo (ces, em inglês), em las vegas, eua, a maior do mundo, literalmente invadida, na edição de janeiro deste ano, por nada menos que 10 fabricantes de automóveis.
tudo começou em 2007 quando a ford alugou um pequeno estande de 36 m² para mostrar um sistema de comando por voz desenvolvido em parceria com a microsoft e batizado de sync. este ano mais de 15.000 m² da exposição eram ocupados por marcas que, em princípio, pouco teriam a ver com um salão de eletrônica. no entanto, o automóvel vem se tornando um notável dispositivo móvel – não portátil, evidentemente – que entre outras vantagens não depende de uma bateria de baixa autonomia como telefones inteligentes ou tabletes.
qualquer usuário de dados móveis se sente aliviado ao entrar em um carro e saber que pode ser socorrido por energia de fornecimento seguro. no facebook, maior rede social, o acesso móvel já supera o fixo via pc/web na média mundial. e ao mesmo tempo os 36 milhões de veículos conectados de hoje vão quadriplicar para 152 milhões até 2020, segundo pesquisa da americana ihs.
entre as diversas atrações da ces 2015 destacaram-se tecnologias que chegarão nos próximos anos em modelos mais caros. o audi a7 concept autônomo rodou 900 quilômetros até estacionar no estande da marca em las vegas. bmw mostrou o elétrico i3 que procura vaga e estaciona sem intervenção do motorista. a mercedes-benz exibiu o protótipo f 015, sedã autônomo de topo de gama com extenso uso de compósito de fibra de carbono.
já a volkswagen, estreante na ces, revelou estratégias de curto, médio e longo prazos. antes do final do ano, seus modelos vão estrear interfaces de telefones inteligentes com o sistema de infotretenimento a bordo de três fornecedores: mirror link, android auto (google) e car play (apple).
apresentou o carro-conceito golf r touch, primeiro médio-compacto a interpretar gestos e convertê-los em comandos. um exemplo: acenando com a mão em direção ao para-brisa o teto solar pode ser fechado e no sentido oposto, aberto. em breve todos os instrumentos serão personalizáveis (grafismo, som e iluminação), como em automóveis mais caros. e oferecerá navegação com alternativas de rotas em tempo real e procura automática de vagas em estacionamentos.
a vw também destacou a versão elétrica do golf com sistema de recarga das baterias por indução, sem plugues e cabos, mas ainda demora alguns anos.