Jaguar xf estreia segunda geração em nova york
-
em 2007, a jaguar apresentava o xf concept, e meses mais tarde surgia no salão de frankfurt sua versão de série. passados quase oito anos, o sedã inglês passa pela primeira reformulação completa, ganhando visual mais angular e esportivo, com traços que lembram o médio xe. para “causar” em sua apresentação, a montadora pendurou uma unidade do xf 2016 em 240 metros de cabos, às proximidades do centro de negócios de londres (inglaterra). quem pilotou o sedan foi o dublê jim dowdall, que atuou em filmes como indiana jones, 007 e bourne. a ação comercial destaca que o xf está nada menos que 190 quilos mais leve, o que se reflete no consumo de combustível (na versão 2.0 de 163 cv movida a diesel, chega à marca de 29,8 km/l) e na emissão de poluentes (104 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado, nível de modelos compactos no brasil).
a nova arquitetura da carroceria utiliza 75% de alumínio, o que tornou a carroceria tão significativamente mais leve e com 28% mais rigidez torcional. a distribuição de peso também é próxima dos 50% ideais para ambos os eixos. as dimensões do xf 2016 diminuíram 7 centímetros no comprimento e 3 cm na altura, mas a distância entre-eixos cresceu significativos 5,1 cm, passando a 2,96 metros – o suficiente, segundo a jaguar, para fazer de seu sedan o líder em seu segmento quando o assunto é espaço traseiro para joelhos, pernas e cabeça.
internamente, o novo xf conserva as carismáticas saídas de ar laterais que são abertas ao dar a partida. o novo ambiente também traz semelhanças com o f-type (no volante, no quadro de instrumentos – na verdade uma tela de cristal líquido de 12,3 polegadas – e nas estreitas saídas de ventilação centrais) e com os “primos” range rover no estilo do console central. uma nova central multimídia, a incontrol touch pro com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, conta com recurso dual view (motorista e passageiro visualizam imagens diferentes), gps, tv, dvd, processador quad-core e conexão local ethernet de alta velocidade. o xf 2016 conta ainda com direção elétrica, tração traseira e seletor configurable dynamics.
na europa, o jaguar xf contará com os motores 2.0 ingenium diesel de 163 ou 180 cavalos, desenvolvendo 38,7 e 43,8 kgfm de torque, respectivamente. apesar de menos potente, o modelo de 163 cv é um dos mais eficientes de seu segmento sem apelar para a propulsão híbrida, sendo ao menos 80 quilos mais leve que os concorrentes. há opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático com 8 velocidades. existem ainda duas opções 3.0 v6, uma movida a diesel (com 300 cavalos e torque de nada menos que 71,4 kgfm) e outra a gasolina (que rende 380 cv e 45,9 kgfm). estas versões contam exclusivamente com o câmbio de oito marchas.