Mercedes classe m evolui e se torna gle
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há alguns meses, a mercedes-benz anunciou o readequamento das nomenclaturas de seus carros, o que fará com que velhos conhecidos nossos, como o cupê/conversível slk e o suv de luxo ml (comercializados a partir de 1997) recebam novos nomes. o gle, que será apresentado no salão de nova york (eua), é o classe m reestilizado, que terá a companhia do recém-lançado gle coupé (o concorrente direto do bmw x6). em relação à terceira geração do suv (foto à esquerda), apresentada em 2011, o gle conta com faróis mais curvilíneos, grade ampliada, para-choques mais esportivos, lanternas com novo desenho interno e novas opções de rodas. a letra g será a inicial para todos os utilitários da mercedes; o l é a letra de ligação, e o e, o indicativo de que o modelo é do segmento do classe e.
internamente, o gle conta com novo volante (de base achatada e estilo inspirado no do amg gt), saídas centrais de ar redesenhadas, quadro de instrumentos atualizado, a polêmica tela de 7 polegadas sensível ao toque saltada do painel (que serve ao sistema audio 20 cd e ao comand online, que como opcional pode adicionar dvd changer com espaço para 6 discos, monitores traseiros, controle remoto e sinal de tv) e novas funcionalidades, como o crosswind alert (alerta de ventanias laterais, que podem desestabilizar a carroceria) e o collision prevention assist plus, que evita a possibilidade de colisões com veículos à frente.
o mercedes gle estará disponível nas versões 250 d e 250 d 4matic, nestas imagens (d = nova denominação para motores a diesel), conta com motor quatro-cilindros de 204 horsepower, que promete ultrapassar a marca de 18,5 km/l e manter a emissão de dióxido de carbono na atmosfera em 140 g/km rodado. há também o 350 d 4matic, com motor v6 de 258 hp. todos contam com o novo câmbio automático de 9 marchas. somam-se a eles os gle movidos a gasolina: 400 4matic (com motor twin-turbo v6 com injeção direta de combustível e 333 horsepower) e 500 4matic (com motor v8, 435 horsepower e 71,4 kgfm de torque).
o gle 500 e 4matic é um híbrido recarregável na tomada em casa (a partir de 220 volts) que alia o motor bluedirect v6 (que sozinho rende 333 horsepower) com o conjunto elétrico de 85 kw, gerando juntos o equivalente a 442 hp. há quatro modos de operação: hybrid (a utilização das duas formas de propulsão é mútua e gerenciada automaticamente), e-mode (apenas o conjunto elétrico é utilizado, a até 130 km/h e com autonomia de até 30 quilômetros), e-save (poupa a energia das baterias) e charge (a bateria é recarregada ao dirigir ou em paradas). assim, esta versão consegue a média de consumo de meros 30,3 km/l e a emissão de co2 de 78 gramas por quilômetro rodado.
e para os que buscam mais esportividade, há duas versões: amg 63 e 63 s (nestas imagens), com visual mais agressivo, rodas de até 21 polegadas, e motor 5.5 v8 – que no amg “menos furioso” rende 557 horsepower e 71,4 kgfm de torque entre 1750 e 5500 rpm, e no amg s gera 585 hp e torque de 77,5 kgfm entre 1750 e 5250 rpm. o modelo mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,1 s mais ágil que o amg 63) e ambos chegam à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e têm média de consumo de 8,5 km/l.