Scion apresenta os descolados ia e im nos eua
-
normalmente, os modelos da scion (divisão “jovem” da toyota inaugurada em 2002) sempre permaneceu como mera curiosidade para os brasileiros, afinal, eram modelos destinados aos norte-americanos. mas o lançamento do ia nos diz respeito: de acordo com o site carplace, a toyota pretende importá-lo para o brasil ainda em 2015, em versões hatchback e sedan. trata-se de uma variação do mazda2 fabricada no méxico, que por aqui deve situar-se entre o etios platinum e o corolla gli.
“ia” é a junção das iniciais de individual, intrigante, e de affordable (acessível). aqui, o toyota terá outro nome. assim como o etios, este scion possui motorização 1.5 quatro-cilindros, porém mais potente (106 horsepower, contra 96,5 cv do modelo sorocabano). o câmbio, seja manual ou automático, possui seis marchas. de acordo com estimativas da montadora, o modelo deverá fazer 14 km/l na cidade e até 17,8 km/l na estrada.
externamente, o scion ia lembra bastante o mazda2. as principais diferenças estão no para-choque dianteiro (com ampla grade frontal e o “bigode” da montadora na parte superior), nas rodas aro 16” sem pintura bicolor, na tampa do porta-malas sem o pequeno aerofólio e nas lanternas “descoloridas”.
o interior é o do mazda2 sem tirar nem por. o modelo conta com abertura das portas “keyless” sem inserção da chave, partida por botão, sistema low-speed pre-collision (por meio de um sensor de laser, ajuda o motorista a evitar colisões em baixa velocidade ou minimiza os danos em acidentes), banco traseiro bipartido na proporção 60/40, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, volante com comandos de som e bluetooth (além de regulagem de altura e profundidade), banco do motorista com regulagem de altura e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, seis alto-falantes, câmera de ré, duas entradas usb e uma auxiliar, comandos de voz e conectividade com os aplicativos pandora, aha e stitcher, com gps opcional.
as vendas do ia iniciam no terceiro trimestre deste ano nos estados unidos, na faixa de preço dos us$ 16 000, o que, em conversão simples, daria pouco mais de r$ 50 mil. a garantia total é de 3 anos ou 58 000 quilômetros rodados, com 5 anos ou 96 000 km de cobertura para motor e transmissão e assistência técnica de 2 anos, 24 horas.
já o scion im é a versão mais jovial do toyota auris, o corolla hatch. este modelo será vendido por menos de us$ 20 000 (r$ 63 200 nos estados unidos), apresentando proposta um pouco mais sofisticada que modelos como o xb e o próprio ia. seu motor é o 1.8 dohc valvematic de 137 horsepower.
oferecido em diversas cores (blizzard pearl, classic silver metallic, black sand pearl, barcelona red metallic, spring green metallic e o electric storm blue das imagens), o im vem com 8 airbags, tela de informações no quadro de instrumentos de 4,2 polegadas, direção elétrica, rodas aro 17”, pioneer display audio de 7 polegadas, câmera de ré, seis alto-falantes, ar-condicionado dual-zone, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos dianteiros com encostos que minimizam o “efeito chicote” das colisões, entre outros itens.