Volkswagen spacefox e space cross finalmente chegam ao mercado
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uma das poucas remanescentes da categoria perua (embora, para a montadora, seja uma “sportvan” – reúne o porta-malas e o toque esportivo das station wagons com a posição de dirigir elevada e a versatilidade das minivans), a volkswagen spacefox reestilizada, que foi apresentada durante o salão de são paulo em 2014, passa a ser comercializada no brasil. no embalo vem sua versão “aventureira”, a space cross. externamente, as peruas recebem as modificações pelas quais passaram fox e crossfox: faróis puxados para cima, capô e para-choques redesenhados, lanternas com novo estilo interno e gama de rodas e calotas renovada: na versão comfortline, as rodas de aço recebem calotas “samba” aro 15”, nesta versão é disponível como opcional o modelo “jazz” de 15 polegadas, de de série para a highline, que pode receber o modelo “tango” de 16 polegadas das fotos.
o spacefox comfortline, que custa r$ 58 590 com câmbio manual ou r$ 62 090 com o automatizado i-motion, vem com o motor 1.6 8 válvulas que, com etanol, produz 104 cavalos a 5250 rpm e torque de 15,6 kgfm a 2500 rpm, trazendo de série direção elétrica, ar-condicionado, rádio rcd 320g, quatro vidros e retrovisores externos elétricos (o espelho direito conta com tilt-down ao engatar a ré), coluna de direção com ajuste de altura e distância, retrovisores com luzes de seta integradas, computador de bordo i-system, faróis e lanterna de neblina, freios a disco nas 4 rodas com abs, ebd e sinalização luminosa de frenagem brusca, iluminação no porta-malas, no porta-luvas e nos para-sois (com espelhos), além do banco traseiro rebatível e corrediço (ars).
como opcionais, faróis de neblina com luzes de conversão estática (iluminando em curvas fechadas e de baixa velocidades), teto solar elétrico e sensores de estacionamento na frente e atrás. na versão manual, a spacefox comfortline acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos (etanol) e 11,5 s (gasolina), alcançando a velocidade máxima de 180 km/h (etanol) e 179 km/h (gasolina).
a versão highline (r$ 64 490 manual, ou r$ 67 990 com o i-motion) se distingue mecanicamente pelo motor 1.6 msi de 110/120 cavalos, torque de 15,8/16,8 kgfm e pelo câmbio manual de seis marchas. de série, esta versão traz volante revestido em couro com comandos de som, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, lanternas escurecidas, pedaleiras esportivas, rodas de liga leve aro 15”, frisos cromados, sobretapetes de carpete com fixação no assoalho, controle de tração m-abs e opção de interior com tonalidade mais clara.
a spacefox highline acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h, com etanol. utilizando gasolina, os números são de 10,6 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima.
como opcional está disponível o sistema multimídia rns 315, com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, bluetooth, rádio com função rds, cd player com mp3 e wma, entradas auxiliar, usb e leitor de cartão sd para mapas de gps, arquivos de música e outras funcionalidades. há ainda controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em ladeiras, assistente de frenagem de emergência, bloqueio eletrônico do diferencial, controle do efeito freio-motor e controle do momento de giro em pisos com diferentes níveis de atrito.
a space cross ostenta para-choque dianteiro ao estilo crossfox (e fox pepper), nome da versão na grade superior, faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance), rodas “soul” aro 15” com pneus 205/55, barras longitudinais no teto, aerofólio traseiro na cor da carroceria e lanternas escurecidas.
internamente, a perua “aventureira” conta com pedaleiras de alumínio, soleiras internas, bancos de tecido com malharia “kecil” cinza e inscrição cross nos assentos dianteiros (com couro sintético “native” opcional), controlador automático de velocidade, faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores de luminosidade e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico. os freios abs possuem função off-road como opcional, ofertado junto com o controle de estabilidade, ativado por botão e que provoca travamentos, reduzindo o espaço de frenagem na terra.
o câmbio automatizado i-motion recebe a segunda versão do software de gerenciamento eletrônico (segundo a vw, as trocas de marcha estão mais suaves e precisas, reduzindo gradativamente o torque do motor nas trocas automáticas, retornando assim que a marcha seguinte é engatada). há também a possibilidade de trocas manuais na manopla do câmbio ou em paddle-shifts atrás do volante, e o recurso “upshift abort” para o motor 1.6 16v, que aborta a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. com esse câmbio, os números de velocidade máxima são iguais aos da versão manual, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,8 segundos (etanol)/12,1 segundos (gasolina).
a space cross parte de r$ 69 690 sem opcionais, mas pode chegar ao preço absurdo de r$ 81 916 com todos os opcionais e pintura perolizada.