Site carpoint news completa seis anos de atuação no segmento automotivo
-
montagem: renato pereira
com seis anos no ar, o site carpoint news continua distribuindo informações sobre o setor automotivo diariamente a todos os seus leitores. a cada ano, o carpoint news vem crescendo e conquistando espaço na mídia. por isso, venho por meio deste, informar o balanço geral do site nesses últimos anos. o objetivo deste post é mostrar a evolução e a atuação do site no segmento, que vem desenvolvendo um trabalho cada vez mais profissional para atender à crescente demanda de leitores. hoje completamos seis anos de muita informação e matérias exclusivas.
promovido pela j&cia auto, em parceria com a maxpress, para comemorar os seis anos da publicação j&cia auto e a edição de número 300, o editor-chefe marcus lauria foi um dos finalistas do concurso os +admirados da imprensa automotiva, na categoria jornalistas, entre mais de 450 nomes escolhidos. o concurso registrou 335 votos na primeira etapa, levou para a final 81 jornalistas de redação, 44 profissionais de comunicação/assessoria de imprensa e 25 equipes de atendimento. ser reconhecido pela própria imprensa é um mérito conseguido com a parceria e a amizade entre os profissionais do setor. prova maior que essa não existe em nosso meio. na primeira fase lauria recebeu 5 indicações, enquanto na segunda a somatória foi de 1285 pontos. assim sendo, marcus terminou a eleição com 1290 pontos, na 44ª colocação.
o carpoint news iniciou suas atividades no dia 13 de abril de 2009 como um blog e tornou-se um site com domínio próprio no dia 20 de abril de 2011, com um layout personalizado e diferente de tudo que se vê por aí acabou de destacando entre os vários sites do setor. o carpoint news conta com o apoio de muitas montadoras, que oferecem seus veículos de frota para testes mais completos e longos, além disso, também recebe convites para vários lançamentos. isso vem crescendo a cada ano, mostrando que o trabalho tem dado resultado. desta forma, conquistamos o reconhecimento dos leitores e conseguimos vários parceiros, entre blogs e sites que cobrem o setor automotivo. também temos algumas de nossas matérias divulgadas em vários sites e em um jornal carioca e outro do interior de são paulo. atualmente o site conta com três repórteres fixos, são eles: renato pereira, maximiliano moraes (racionauto) e marcelo silva. além das colunas dos colegas fernando calmon, roberto nasser e tarcísio dias.
os números
vamos aos números: o site soma desde seu lançamento em 21/04/2011, 574.575visitas únicas, 3,27 páginas/visita e 1.872.168 page views, 88,09% de novas visitas. enquanto que o blog tem 1.720.685 visitas únicas desde 13/04/2009. atualmente o site carpoint news já avaliou 190 veículos cedidos pelas montadoras.
o site carpoint news já foi destaque no portal uol carros, através do parceiro interpress motor (luiz peres) desvendando alguns segredos, entre eles também estão o jornal da tarde (sp), carro & etc (o globo), motor extra (jornal extra), jornal o fluminense, site auto diário, blog do flávio gomes, zipp car, carros e segredos entre outros. o que torna sua visualização maior e o reconhecimento por parte dos internautas apaixonados por carros. o site também conta com a coluna semanal alta roda do respeitado jornalista fernando calmon, que sai todas as quintas, da coluna “de carro por aí”, do jornalista roberto nasser e a coluna mecânica online, do renomado jornalistas especializado tarcísio dias. atualmente fazem parte do site 8 colaboradores fixos, que enviam matérias exclusivas (marcelo silva, maximiliano moraes, eduardo azeredo, raphael machado, carina almeida entre outros).
sobre o editor
marcus lauria (mtb 27148/rj), é jornalista, formado em 2005 pela facha (rj) e atua no meio automotivo há nove anos. iniciou suas atividades no site icarros (2005), passando pela agência carta z notícias como repórter do noticiário autopress (2006/2007). em abril de 2009 criou seu próprio blog, o carpoint news e que após dois anos (2011) virou um site (www.carpointnews.com.br).
além do carpoint news, lauria edita os sites: memória motor (www.memoriamotor.com.br), do apresentador joão mendes (desde 2013), revista torque (www.revistatorque.com.br – desde 2012) e mantém uma coluna semanal no jornal tribuna de vinhedo (sp), desde fevereiro de 2014 em parceria com o blog degennaro motors. atualmente começou uma nova parceria com o blog racionauto (www.racionauto.blogspot.com), do jornalista maximilano moraes seus testes de carros são publicados no site carrohoje.com (desde 2010) e no caderno de automóveis do jornal de hoje (desde 2011), o diário da baixada, em nova iguaçu (rj) – http://www.jornalhoje.inf.br/.
além de todas essas funções acumuladas, lauria também teve suas avaliações de carros publicadas no site carplace (2010 a 2012). e já foi colaborador do programa full motor (2011/12), na band rio, junto com o jornalista e apresentador joão mendes. também foi assessor de imprensa do salão bike show (de 2010 a 2013) e colaborador do site carros e segredos (2013). também somos parceiros do portal ig, na área de blogs, com o http://iglr.ig.com.br/ (desde agosto de 2014).
dedico esses seis anos de muita luta a minha mãe, sonia lauria orlando, que sempre me apoiou e acreditou no meu trabalho. infelizmente ela faleceu no dia 04 de abril de 2013 e não está aqui comigo para comemorar essa conquista. além da minha esposa carla, que sempre me apoia, dando forças para eu continuar trabalhando com que mais gosto, apesar das dificuldades.