Tirar o escape pra arrancada
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o meu com escape dava uma diferença hein…
dava pra sentir na hora que perdia muita pegada, mas isso ae tb muda com o escape né... o meu era silencioso, pacas, mas restringia bastante.
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era? como tá agora?
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era…
depois disso desencanei de escape, ficava pengando em todo o lugar, raspando, soltando o trambulador, e eu ainda adoro aquele barulho de turbina soprando, hehehe aí tirei o escape e tava andando sem nada só com o downpipe.
hj tá original, desmontei e vou trocar de carro...
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pra mim é novidade isso de entrar ar pelo escape com o motor funcionando e ainda mais em carga…gostaria que vc explicasse pro pessoal em detalhes precisos como isso acontece
efeito venturi
o motor também não fica ligado 100% do tempo em carga, meu carro ficou funcionando na oficina alguns minutos pré esquentar, somente com o 4x1 ligado e a sonda não lia nada certo. se a sonda não lá certo, o carro não fica bom pré andar de baixa, pois a i.e. não se acerta.
carburado e i.e.s que não usam sonda pré se basear, não tem problema nenhum.
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efeito venturi
o motor também não fica ligado 100% do tempo em carga, meu carro ficou funcionando na oficina alguns minutos pré esquentar, somente com o 4x1 ligado e a sonda não lia nada certo. se a sonda não lá certo, o carro não fica bom pré andar de baixa, pois a i.e. não se acerta.
carburado e i.e.s que não usam sonda pré se basear, não tem problema nenhum.
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efeito venturi? mas pera, isso é com vacuo e não com pressão positiva.
os gases de escape estão saindo sob pressão e não tem como ter vacuo literalmente reverso indo contra o fluxo de saida
da uma lida no que falei sobre os carros de competição e vc vai ver q o seu é q foi um caso isolado.
nunca vi um carro pra rua (tipo o seu) nessa circunst?ncia para poder julgar, mas acho no mínimo muito estranho, ja q a sonda tem aquecimento próprio e independe da temperatura exterior para trabalhar.
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efeito venturi? mas pera, isso é com vacuo e não com pressão positiva.
os gases de escape estão saindo sob pressão e não tem como ter vacuo literalmente reverso indo contra o fluxo de saida
sabe quando o escape estoura por causa de furinho no escape é mesma coisa, é ar frio entrando por ali.
nunca vi um carro pra rua (tipo o seu) nessa circunst?ncia para poder julgar, mas acho no mínimo muito estranho, ja q a sonda tem aquecimento próprio e independe da temperatura exterior para trabalhar.
não é questão de temperatura exterior, mas o ar que vem de fora que interfere.
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quanto mais livre melhor
pra arrancada melhor ainda
perde em baixa e ganha em alta
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sabe quando o escape estoura por causa de furinho no escape é mesma coisa, é ar frio entrando por ali.
não é questão de temperatura exterior, mas o ar que vem de fora que interfere.
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o mesmo efeito de uma pistola de pintura….por mais que haja 6 bar na linha de ar e pressão atmosf?rica no reservatorio da tinta, o fluxo , por ser alto, suga a tinta...
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sabe quando o escape estoura por causa de furinho no escape é mesma coisa, é ar frio entrando por ali.
não é questão de temperatura exterior, mas o ar que vem de fora que interfere.
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e la ia…
não tem nada a ver escape furado com escape curto. vcs sabem as teorias mas aplicam elas de forma errada, alguns anos sujando as mãos com graxa as vzs resolvem isso.
escape furado/mal vedado antes da sonda sim pode causar efeito venturi sugando ar frio e levando em direção a ela e alterar a leitura, isso sim é q pode acontecer em outro caso nada a ver com esse, mas nunca o ar vai entrar pela saida de escape indo na direção contr?ria ao fluxo e chegando na sonda
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alguns anos sujando as mãos com graxa as vzs resolvem isso.
a teoria não é uma coisa ruim. a teoria só é ruim quando não tem prática andando junto…
escape furado/mal vedado antes da sonda sim pode causar efeito venturi sugando ar frio e levando em direção a ela e alterar a leitura, isso sim é q pode acontecer em outro caso nada a ver com esse, mas nunca o ar vai entrar pela saida de escape indo na direção contr?ria ao fluxo e chegando na sonda
já viu 4x1 de ap com sonda é a sonda fica a poucos centímetros do fim do coletor, coisa de uns 10cm no máximo do ambiente externo, se não houver mais cano.
como que a sonda funciona, as mais novas tem aquecimento, certo é pois é, em todas as sondas que eu usei, nenhuma delas ficava aquecida o suficiente apenas com o aquecimento interno dela, a sonda só esquentava pré valer e lia corretamente com o calor dos próprios gases expelidos pelo motor. a sonda só vai ler corretamente se tiver na temperatura correta. o que acontece se a sonda fica próxima do fim do escape é acaba não esquetando direito, pode haver aquecimento mas ela não esquenta direito (lembre-se que eu estou falando de sonda aquecida perto do fim do downpipe/4x1, não sonda colada em carca?a quente)… em todas as montagens e desmontagens do meu carro eu acompanhei e vêrias vezes ajudei a montar e desmontar, e vi o carro funcionando e te afirmo que a leitura não vai ser adequada e a i.e. vai ter dificuldades em se acertar (carburados e i.e.s que não usam sonda pré se acertar não contam)
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a teoria não é uma coisa ruim. a teoria só é ruim quando não tem prática andando junto…
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e onde eu disse q teoria é algo ruim ? só disse e repito que tem gente que sabe (decora) as teorias mas não sabe como aplica-las. e só com a experiencia de vida é que essas pessoas vão aprender.
já viu 4x1 de ap com sonda é a sonda fica a poucos centímetros do fim do coletor, coisa de uns 10cm no máximo do ambiente externo, se não houver mais cano.
como que a sonda funciona, as mais novas tem aquecimento, certo é pois é, em todas as sondas que eu usei, nenhuma delas ficava aquecida o suficiente apenas com o aquecimento interno dela, a sonda só esquentava pré valer e lia corretamente com o calor dos próprios gases expelidos pelo motor. a sonda só vai ler corretamente se tiver na temperatura correta. o que acontece se a sonda fica próxima do fim do escape é acaba não esquetando direito, pode haver aquecimento mas ela não esquenta direito (lembre-se que eu estou falando de sonda aquecida perto do fim do downpipe/4x1, não sonda colada em carca?a quente)… em todas as montagens e desmontagens do meu carro eu acompanhei e vêrias vezes ajudei a montar e desmontar, e vi o carro funcionando e te afirmo que a leitura não vai ser adequada e a i.e. vai ter dificuldades em se acertar (carburados e i.e.s que não usam sonda pré se acertar não contam)
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o seu é um caso isolado, procure na literatuda da bosch e veja até quantos graus o aquecimento interno da sonda consegue chegar. alem desse valor, vc ainda conta com a temperatura dos gases indicado no pir?metro. sonda com aquecimento próprio foi feita para gerar sinal mesmo antes dos gases de escape aquecerem.
não sei se vc entendeu, mas ela é capaz de trabalhar sozinha mesmo com os gases ainda frios, que é justamente o que se tem durante o período de aquecimento do motor.
vamos voltar pro tópico, pois o assunto alvo é sobre um carro turbo só com o cano de saida da turbina.
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o que acontece é que em marcha lenta (ou mesmo em carga muito baixa) vc tem pouca vazão de g?s e tbm tem pouca temperatura nos gases de escape, e o que acontece ?…a sonda esfria e pode ficar perto ou abaixo da temperatura de funcionamento... aí marca errado mesmo..
ainda mais se for usada ou se o aquecimento não for constante (só aquece por determinado tempo depois desliga o aquecimento)
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o que acontece é que em marcha lenta (ou mesmo em carga muito baixa) vc tem pouca vazão de g?s e tbm tem pouca temperatura nos gases de escape, e o que acontece ?…a sonda esfria e pode ficar perto ou abaixo da temperatura de funcionamento... aí marca errado mesmo..
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num motor preparado (como é o caso do tópico) vc tem vazão de gases maior do que num original…
o máximo que pode acontecer é levar alguns minutos a mais pra tudo ali esquentar e começar a marcar com exatid?o.
ainda mais se for usada ou se o aquecimento não for constante (só aquece por determinado tempo depois desliga o aquecimento)
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sempre me refiro aqui em equipamentos em perfeito estado, nada de sensores velhos ou de sucata comprada em desmanche.
a caso de aquecimento temporizado pode ser mesmo um problema, mas é de facil solução. a maioria dos carros preparados não usa esse sistema.
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se vcs virem a loucura q é o scap do mew carro…
ainda é provisério mas:
sai da turbina e 1 dedo depois tem um jk de 3 , sai do jk faz uma curva suave de 45? e joga pro ch?o... se vc não entrar embaixo do carro vc não ve o scap, e a sonda fica ali na curva de 45?... pena q logo queima a lá do jk ( faz 4 semanas q tá assim já ) e vai ficar barulhento, mas o trampo q fizemos ali ficou show... nenhuma curva brusca, nao pega em nada e o ronco dahora tb... em 3 td.
alias, no mew avatar dá pra ver um pedacinho do silencioso
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bom semana passada eu tirei o escape da minha ta so o downpipe de 3
a press subiu 0,3 a + do que estava antes com escape, e veio todo embolando ehauehaue talvez a vela estava apagando mas ja abaixei a pressao.
eu nao senti aqueeela melhora…mesmo pq o escape de 2,5 que eu tenho creio que esta de acordo com a cavalaria que meu carro tem.
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por mais preparado que seja o carro muito pouco se altera de vazão e temperatura de gas no escape em ml …
nestas condições pode sim ficar abaixo da temperatura de funcionamento aceita como certeza de operação (lembre-se que a sonda começa a marcar corretamente spmente após 300?c...se ficar a 280?c ela começa a marcar errado) e qto mais velha estiver mais isso acontece...
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por mais preparado que seja o carro muito pouco se altera de vazão e temperatura de gas no escape em ml …
nestas condições pode sim ficar abaixo da temperatura de funcionamento aceita como certeza de operação (lembre-se que a sonda começa a marcar corretamente spmente após 300?c…se ficar a 280?c ela começa a marcar errado) e qto mais velha estiver mais isso acontece...
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?? carro com comando esportivo (esportivo = 280 pra cima) não tem mais fluxo ja na lenta?
pra onde vai o ar a extra q entrou por vc ter q abrir consideravelmente mais a borboleta pra segurar a rotação de marcha lenta + a correção de mistura q tb pracisa fzr?
coloca a mão na saida de escape de um carro preparado e coloca a mão na saida de escape de um carro original e me diz se é pouca coisa diferente…
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em marcha lenta vc gera apenas potência suficiente pro motor se auto-sustentar em determinada rotação e isso é muito pouco… ou seja se antes vc a 800rpm tinha que gerar digamos 5cv pra não morrer, se usar um comando muito maior que digamos precise ficar a 1.200rpm (50% maior) pra gerar os mesmos 5 ou 6 cv e manter o mesmo ligado vc claro terá um acr?scimo no fluxo, mas a ordem de grandeza continua a mesma...
? algo assim...se vc está vendo uma formiga passar por um furo na parede e passa a ver 2 vc nota pois dobrou... mas pouca diferença faz ainda... agora se passarem 500 formigas ao mesmo tempo é que far? alguma diferença...entendeu ?
qto a temperatura, com comando mais graduado geralmente (depende dos outros dados do comando) vc mantem ou mesmo diminui a temperatura em baixo giro (e carga) como é obtido em marcha lenta... assim mesmo que vc aumente o fluxo um pouco a temperatura pra manter a sonda aquecida ainda pode ser insuficiente... ou pelo menos não suficiente pra que ela marque os valores de forma consistente e confiável...
por exemplo as delco de celta mpfi usam a sonda em closed loop exceto em wot, só que de tempos em tempos em marcha lenta ela tbm sai de closed loop por alguns instantes eu acredito que seja uma forma de verificar se a sonda está funcionando (se num estiver certamente o blm ao se modificar alterar? a rotação de marcha lenta) porque a mesma não é aquecida e em marcha lenta prolongada a central tem que se certificar de que ela ainda está dentro dos padrões de operação.
alias alguem aí pra cima falou que sonda hoje é tudo aquecida, não ?... por exemplo astra 8v não são, vhc não é meriva tbm... depende da central e sua vocação para economia/emissões...