Tirar o escape pra arrancada
-
o que acontece é que em marcha lenta (ou mesmo em carga muito baixa) vc tem pouca vazão de g?s e tbm tem pouca temperatura nos gases de escape, e o que acontece ?…a sonda esfria e pode ficar perto ou abaixo da temperatura de funcionamento... aí marca errado mesmo..
[snapback]480793[/snapback]
num motor preparado (como é o caso do tópico) vc tem vazão de gases maior do que num original…
o máximo que pode acontecer é levar alguns minutos a mais pra tudo ali esquentar e começar a marcar com exatid?o.
ainda mais se for usada ou se o aquecimento não for constante (só aquece por determinado tempo depois desliga o aquecimento)
[snapback]480793[/snapback]
sempre me refiro aqui em equipamentos em perfeito estado, nada de sensores velhos ou de sucata comprada em desmanche.
a caso de aquecimento temporizado pode ser mesmo um problema, mas é de facil solução. a maioria dos carros preparados não usa esse sistema.
-
se vcs virem a loucura q é o scap do mew carro…
ainda é provisério mas:
sai da turbina e 1 dedo depois tem um jk de 3 , sai do jk faz uma curva suave de 45? e joga pro ch?o... se vc não entrar embaixo do carro vc não ve o scap, e a sonda fica ali na curva de 45?... pena q logo queima a lá do jk ( faz 4 semanas q tá assim já ) e vai ficar barulhento, mas o trampo q fizemos ali ficou show... nenhuma curva brusca, nao pega em nada e o ronco dahora tb... em 3 td.
alias, no mew avatar dá pra ver um pedacinho do silencioso
-
bom semana passada eu tirei o escape da minha ta so o downpipe de 3
a press subiu 0,3 a + do que estava antes com escape, e veio todo embolando ehauehaue talvez a vela estava apagando mas ja abaixei a pressao.
eu nao senti aqueeela melhora…mesmo pq o escape de 2,5 que eu tenho creio que esta de acordo com a cavalaria que meu carro tem.
-
por mais preparado que seja o carro muito pouco se altera de vazão e temperatura de gas no escape em ml …
nestas condições pode sim ficar abaixo da temperatura de funcionamento aceita como certeza de operação (lembre-se que a sonda começa a marcar corretamente spmente após 300?c...se ficar a 280?c ela começa a marcar errado) e qto mais velha estiver mais isso acontece...
-
por mais preparado que seja o carro muito pouco se altera de vazão e temperatura de gas no escape em ml …
nestas condições pode sim ficar abaixo da temperatura de funcionamento aceita como certeza de operação (lembre-se que a sonda começa a marcar corretamente spmente após 300?c…se ficar a 280?c ela começa a marcar errado) e qto mais velha estiver mais isso acontece...
[snapback]480821[/snapback]
?? carro com comando esportivo (esportivo = 280 pra cima) não tem mais fluxo ja na lenta?
pra onde vai o ar a extra q entrou por vc ter q abrir consideravelmente mais a borboleta pra segurar a rotação de marcha lenta + a correção de mistura q tb pracisa fzr?
coloca a mão na saida de escape de um carro preparado e coloca a mão na saida de escape de um carro original e me diz se é pouca coisa diferente…
-
em marcha lenta vc gera apenas potência suficiente pro motor se auto-sustentar em determinada rotação e isso é muito pouco… ou seja se antes vc a 800rpm tinha que gerar digamos 5cv pra não morrer, se usar um comando muito maior que digamos precise ficar a 1.200rpm (50% maior) pra gerar os mesmos 5 ou 6 cv e manter o mesmo ligado vc claro terá um acr?scimo no fluxo, mas a ordem de grandeza continua a mesma...
? algo assim...se vc está vendo uma formiga passar por um furo na parede e passa a ver 2 vc nota pois dobrou... mas pouca diferença faz ainda... agora se passarem 500 formigas ao mesmo tempo é que far? alguma diferença...entendeu ?
qto a temperatura, com comando mais graduado geralmente (depende dos outros dados do comando) vc mantem ou mesmo diminui a temperatura em baixo giro (e carga) como é obtido em marcha lenta... assim mesmo que vc aumente o fluxo um pouco a temperatura pra manter a sonda aquecida ainda pode ser insuficiente... ou pelo menos não suficiente pra que ela marque os valores de forma consistente e confiável...
por exemplo as delco de celta mpfi usam a sonda em closed loop exceto em wot, só que de tempos em tempos em marcha lenta ela tbm sai de closed loop por alguns instantes eu acredito que seja uma forma de verificar se a sonda está funcionando (se num estiver certamente o blm ao se modificar alterar? a rotação de marcha lenta) porque a mesma não é aquecida e em marcha lenta prolongada a central tem que se certificar de que ela ainda está dentro dos padrões de operação.
alias alguem aí pra cima falou que sonda hoje é tudo aquecida, não ?... por exemplo astra 8v não são, vhc não é meriva tbm... depende da central e sua vocação para economia/emissões...
-
bom, eu entendo mais ou menos assim…abre mais a borboleta por que justamente com comando mais bravo diminui a passagem de ar em baixa... aí abre mais pra passar a mesma quantidade e gerar a mesma potência/força necessária pra manter o motor ligado.
-
exatamente isso… comando mais graduado desloca a curva de torque pra cima, ou seja faz o motor ter mais rendimento de aspira?ao numa rotação mais elevada, oque acontece ?..em baixa na mesma rotação ele acaba aspirando menos ar e por isso precisa ser mais abert aa borboleta (acelerado) pra manter um nivel de potência que mantenha ele ligado porque a energia necessária é mais ou menos a mesma (obvio que pode mudar um pouco) caso contrário se vc tem mais energia sendo gerada do que consumida a rotação aumenta (isso é obvio... ao abrir a borboleta vc promove mais geração de potência justamente porque entra mais ar naquela mesma rotação)
inclusive se vc mantiver a mesma rotação e apenas ir mexendo no ponto percebe que a mesma tende a aumentar um pouco (se for inejção percebe que o atuador fica mais fechado porque gera mais pot~encia com menos ar entrando)
-
em marcha lenta vc gera apenas potência suficiente pro motor se auto-sustentar em determinada rotação e isso é muito pouco… ou seja se antes vc a 800rpm tinha que gerar digamos 5cv pra não morrer, se usar um comando muito maior que digamos precise ficar a 1.200rpm (50% maior) pra gerar os mesmos 5 ou 6 cv e manter o mesmo ligado vc claro terá um acr?scimo no fluxo, mas a ordem de grandeza continua a mesma...
[snapback]480905[/snapback]
me diz o q acontece com sua mão depois de fzr aquele teste.
sera q vou ter q fzr um video mostrando um carro original soprando pelo escape e outro com um carro preparado dando verdadeiros socos na mão, de tanto ar q sai e com muito mais força?
qto a temperatura, com comando mais graduado geralmente (depende dos outros dados do comando) vc mantem ou mesmo diminui a temperatura em baixo giro (e carga) como é obtido em marcha lenta… assim mesmo que vc aumente o fluxo um pouco a temperatura pra manter a sonda aquecida ainda pode ser insuficiente... ou pelo menos não suficiente pra que ela marque os valores de forma consistente e confiável...
olha jr, essa de motor mexido esfriar (a ponto de invalidadar a leitura) sonda aquecida por causa de aumento de fluxo não desce…
e muito menos o que outro colega falou anteriormente, em entrar ar pelo escapamento esfriando a sonda e endoidando a central, muito menos, essa doeu de verdade. me pediram até pra deletar aquilo e assim não gerar mais lendas.
alias alguem aí pra cima falou que sonda hoje é tudo aquecida, não ?… por exemplo astra 8v não são, vhc não é meriva tbm... depende da central e sua vocação para economia/emissões...
carro do vamp (alvo do tópico) = sonda aquecida
carro do daniel (não alvo mas ele citou) = sonda aquecida
todo motor bem preparado q não tenha sonda original e se precise monitorar superficialmente a queima = se usa sonda aquecida
-
bom, eu entendo mais ou menos assim…abre mais a borboleta por que justamente com comando mais bravo diminui a passagem de ar em baixa… [snapback]480917[/snapback]
comando mais bravo precisa de mais ar pq as valvulas vão ficar mais tempo abertas e abrir mais pra dentro das c?maras. alem do fato do comando poder ter um cruzamento que jogue parte do ar fresco pelo escape, ai vc precisa de mais ar ainda, o comando exige mais ar. isso de o comando diminuir a passagem de ar não existe, é exatamente o inverso. ele abre mais a passagem de ar entre a borboleta e os pistões.
se vc não der esse ar pra admissão o motor não tem (literalmente) oq respirar e acaba apagando.
quanto mais bravo o comando, mais ar vc precisa pra conseguir marcha lenta.
-
u?… expliquei tudo tim tim por tim tim... porque precisa acelerar a borboleta (porque a velocidade dos gases é baixa em rotação baixa e fica pior com comando mais gra?do)....porque num gera mais potência (se não o motor acelera sozinho) e se gera a mesma potência a ordem de grandeza (quer dizer que num sai exatamente a mesma coisa, mas pro que se fala pode-se considerar que sim)
simples... liga um carro, deixa em marcha lenta e segura a ponta do escape vai conseguir segurar porque num esquenta tanto... aí acelera ele num dina (com crga) e segura de novo... nem na ponta no segura porque esquenta demais...
? justamente este o fen?meno que estamos falando...em ml o gas emitido é mais frio... se determinadas condições pode ser mais frio do que o necessário pra sonda se manter aquecida em temperatura idela de funcionamento se a mesma não tiver resit?ncia ou se a resist?ncia for ligada apenas em determinado smomentos e desligada depois
se vc colocar mais ponto aí sim começa a aquecer a mistura de novo... mas a questão é se pode ocorrer, não se deixa-se ocorrer... e mesmo assim a ordem de grandeza da temperatura do gas do motor em ml e em plena carga é muito diferente...
quem tem pir?metro vê isso... em marcha lenta dependendo do que tem o motor fica lá em 280~350?c e em plena carga sobe pra 700 a sei lá qto (marea turbo chega a passar de 900?c)...como se sabe a sonda pra funcionar com 100% de precisão tem que estar acima de determinada temperatura... dependendo do fabricante 250?...dependendo 300?...depende... mas pode ocorrer de uma combinação de fatores levar a sonda a ficar fria e marcar um valor diferente do que o realmente encontrado se ela estivesse aquecida.
-
alias alguem aí pra cima falou que sonda hoje é tudo aquecida, não ?… por exemplo astra 8v não são, vhc não é meriva tbm... depende da central e sua vocação para economia/emissões...
agora isso eu naum entendo…a do celta vhc naum é aquecida...só dapra ler aquela merda com po no fundo...senaum é 0v...hauhau
como que ela ua a sonda em marcha lenta????????????
-
quem tem pir?metro vê isso… em marcha lenta dependendo do que tem o motor fica lá em 280~350?c e em plena carga sobe pra 700 a sei lá qto (marea turbo chega a passar de 900?c)...como se sabe a sonda pra funcionar com 100% de precisão tem que estar acima de determinada temperatura... dependendo do fabricante 250?...dependendo 300?...depende... mas pode ocorrer de uma combinação de fatores levar a sonda a ficar fria e marcar um valor diferente do que o realmente encontrado se ela estivesse aquecida.
]
hum….900 é no marea...mas usa pistão mais resistente que dos aspirados né...
eu to pra tomar base 800? mesmo pra acertar meu carro....12.8 de taxa é foda....hauhauha
-
quanto mais bravo o comando, mais ar vc precisa pra conseguir marcha lenta.
[snapback]480926[/snapback]
exato…
comando mais bravo = menor efici?ncia volum?trica em baixas rotações, pois a velocidade do fluxo da mistura é menor.....
assim, o motor precisa de mais mistura para se sustentar na lenta para compensar a falta de efici?ncia......
minha linha de racioc?nio também é essa....
-
uahuah … se vc deixar muito tempo em marcha lenta algumas centrais de corsa (que é a mesma estratégia do celta praticamente) dos primeiros anos acendia a luz de injeção e indicava mistura pobre... não lembro de cabeça as letras que designam as centrais que isso ocorria
a? provavelmente a delco deve ter observado que a sonda esfriava e deve ter feito alguma modificação na estratégia... nos celta mpfi eu sei que de tempos em tempos ela sai de closed loop em marcha lenta (no meu caso eu até percebo porque a marcha lenta fica instável, oscilando ligeiramente) eu chuto que seja pra olhar se zerando o blm (já que num está atualizando) a marcha lenta não se modifica...ao desligar o blm a rotação tenderia ou não a se modificar, aí se pra atingir o rpm desejado precisar abrir ou fechar o motor de passo e chegar a um determinado limite é sinal de que a sonda estava errada... mas isso é especulação de minha parte eu apenas acredito que seja assim, num tenho nenhum dado da delco ou documentação pra garantir... apenas exerc?cio de imaginação de porque ela desliga a sonda.
-
sogm ,
mais ar não… aproximadamente a mesma qdade porque o motor tem que gerar apenas o necessário pra vencer os atritos internos (que pouco mudam com a troca de um comando apenas) ou se não vai se acelerar sozinho... a frase do daniel nãoi foi muito feliz... o comanod faz com que a velocidade seja diminu?da assim no mesmo espaço de tempo entra menos ar (se a borboleta se mantiver no mesmo ?ngulo) assim ao abrir a borboleta vc faz com que entre no mesmo espaço de tempo a qdade de ar necessári pra render os tais 5 ou 6 cv e manter o motor ligado.
uma observação... a gente tá falando de coisas apenas do lado técnico..se vc trocar o comando e por exemplo tbm taxar o motor vai modificar todo o rendimento do mesmo...a? quem sabe a temperatura no escape até suba mesmo... são apenas comentários te?ricos pra muita gente aqui entender como funciona um motor e porque ele fica parado numa determinada rotação (porque a potência gerada é toda consumida pelo atrito a detreminada rotação) - isso com o carro parado claro...
-
olha… tem pouco haver com o topico, ate pq meu carro é turbo...
mais ele friu, da altos socos na mão coisa de 1 metro....
mais se eu por algo la, o escape chupa pra dentro... a contra pressao do escape acaba chupando o ar mais que empurrando ...
por isso que o lance de sonda na ponta do escape deve alterar...
-
qdo meu gol tinha comando 288 e taxa percebia mto conforme mudava ponto e a alimentação ( ar da mistura ), mudava a forma como saia a mistura queimada no escape, e mudava tb o comportamento do carro: as vezes ficava com lenta baixa, motor trupicando bastante e soltava o ar em socos. já com ml mais alta, dependendo do ajuste as vezes ficava com um retrocesso lazarento, o ar ficava saindo e entrando saia + quente, as vezes jogava bastante ar, só q frio dae… vai entender...