Audi desenvolve a6 l e-tron para o mercado chinês
-
a china vem há anos se revelando como um mercado lucrativo para as montadoras de luxo, o que justifica o lançamento do audi a6 l e-tron exclusivamente para este país – o segundo híbrido plug-in da marca das quatro argolas apresentado por lá (o a3 sportback e-tron foi o pioneiro). aliás, a produção do a6 l e-tron será local, através de uma joint-venture da marca alemã com a faw-volkswagen, na cidade de changchun, a partir de 2016. externamente, o sedan de luxo adota “assinaturas luminosas” em led, rodas aro 18” raiadas e a nova opção de cor explore blue.
coberto por uma estilosa tampa, o motor 2.0 tfsi gera sozinho 211 horsepower e 35,7 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico em formato de disco gera 91 kw. ao todo, o a6 l e-tron entrega 245 hp e 50,98 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chegando a 210 km/h, velocidade máxima eletronicamente limitada. as vantagens aparecem no consumo médio de combustível (45,4 km/l) e na baixa emissão de poluentes (52 gramas de co2 por quilômetro rodado). a autonomia total é de 880 quilômetros, sendo que 50 km podem ser percorridos apenas com a energia das baterias.
a cabine segue luxuosa – pelo sistema multimídia mmi é possível selecionar o modo de condução (hybrid, battery hold ou battery charge) – embora o porta-malas tenha sido reduzido drasticamente, de 530 para 340 litros. é possível alcançar a velocidade de 135 km/h apenas com energia elétrica; a partir daí, entra em ação o 2.0 a combustão.