Volkswagen apresenta o luxuoso c coupé gte concept
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mais um carro-conceito antecipa um futuro modelo da volkswagen: o c coupé gte, apresentado no salão de xangai (china) e que, de acordo com a marca, está situado entre o passat e o phaeton. com linhas predominantemente horizontais, faróis sem lentes integrados à ampla grade cromada e vincos prolongados, o modelo possui 5,07 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,44 metro de altura e nada menos que 3,01 metros de comprimento. as rodas são aro 22”, em pneus 265/30, chamam a atenção – assim como a iluminação de posição na grade, no símbolo da vw, nas saídas de ar dos para-lamas e ao redor das maçanetas.
internamente, os comandos em telas sensíveis ao toque estão presentes até no volante e nos ajustes elétricos de retrovisores e vidros. o elegante relógio analógico entre as saídas de ar centrais na verdade é um monitor circular que também registra a qualidade do ar externo. uma tela de 12,3 polegadas, efeito tridimensional e alta definição cumpre o papel de quadro de instrumentos; já o sistema “infotainment” conta com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, que gerencia os comandos do ar-condicionado e pode servir para instruir ao motorista (que neste caso estaria mais para chofer) sobre percurso, cronograma e outras informações, dadas pelo passageiro de trás.
quem senta em um dos dois bancos traseiros individuais pode ajustar a posição do assento e a temperatura por telas touchscreen de 4,5 polegadas, tendo à frente monitores de 9,5 polegadas que podem reproduzir comandos dados por smartphones ou tablets, além de um espaço refrigerado ideal para armazenar garrafas de champanhe. o teto solar panorâmico aumenta a sensação de amplitude da cabine (contando com ajuste de translucidez) e o sistema de som, concebido pela dynaudio, possui potência de 600 watts.
o vw c coupé gte concept possui um motor tsi de quatro-cilindros que gera 210 cavalos e trabalha em conjunto com o motor elétrico (91 kw) integrado ao câmbio automático de 8 marchas e à bateria de íon-lítio na traseira. ao todo, o conjunto entrega 245 cavalos e 50,9 kgfm de torque. o sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega à velocidade máxima de 232 km/h – marcas que não parecem tão expressivas, por serem facilmente superadas pelo jetta tsi ou pelo golf gti, ambos com bem menos torque.
mas o conceito vira a mesa no quesito eficiência: seu consumo médio é de 43,5 km/l, com emissão de dióxido de carbono reduzida a 55 gramas por quilômetro rodado e autonomia superior a 1100 quilômetros. além disso, o c coupé gte pode rodar até 50 km sem utilizar gasolina, com velocidade máxima no modo puramente elétrico restrita a 130 km/h. há quatro modos de condução selecionáveis: hybrid (os dois motores são utilizados conforme a demanda de potência e as baterias tem regeneração de energia), e-mode (o motor a combustão é desacoplado do conjunto), gte (que torna mais esportivas as respostas da direção, do acelerador e do câmbio) e battery charge/battery hold (no primeiro modo, a bateria é recarregada enquanto se dirige; no segundo, o sistema faz o possível para a energia da bateria se manter constante).