Fluxo cruzado x unilateral…
-
bom seguinte, sempre pensei e ouvi falar que o fluxo cruzado era melhor, então me ofereceram um e resolvi dar uma pesquisada… mandei um e-mail pra paula faria e me disseram que o fluxo cruzado é melhor pra aspirado e o unilateral é melhor pra turbo, ser???? falaram também que os 2 rendem a mesma quantidade de cfms quando trabalhados ao máximo, ser???? fiquei na dúvida... qual o ap unilateral mais forte do brasil??? quantos cvs??? eo cruzado mais forte???
valew...
-
eu já ouvi falar q ajuda na lavagem das c?maras…mas eu ouvi falar, não sei se procede...
o q ajuda é a admissão longe do escape...não fica pegando calor do escapamento e talz...
[snapback]481952[/snapback]
procede sim teteto…o fluxo fica + rápido os gases transitam c/ + velocidade...creio q a única vantagem do sistema unilateral seja o melhor (?) turbilhonamento do fluxo...
-
naum tem algo haver com aquele lance de swirl e sei lá mais oque?
-
sem pensar em desempenho
crossflow é uma boa para quem usa turbo com intercooler.. sem intercoole é melhor um unilateral..
agora em desempenho.. a diferença deve ser mais significativa só em um cabeçote com duplo comando mesmo..
[snapback]481891[/snapback]
se usar o coletor original do crossflow acaba ficando na mesma, posição da entrada da admissão não influi muito nisso, na minha saveiro já usei intercooler grandão com cabeçote unilateral .
-
teoricamente era pro cabeçote cross flow ter um fluxo mais rápido e maior lavagem dos cilindros, ou seja, maior eficiencia…........ tanto que quase não se fabricam mais cabeçotes de fluxo unilateral.
olhe meu desenho r?diculo de paint e tire suas conclusões:
[snapback]482061[/snapback]
eu acho isso uma grande borracha
os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..
tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..
se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho
-
eu acho isso uma grande borracha
os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..
tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..
se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho
[snapback]482243[/snapback]
mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap
-
o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.
pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo
assentamento é diferente
dentre outros detalhezinhos.
não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.
e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.
-
mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap
[snapback]482288[/snapback]
nao esqueci nao..
as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..
o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..
se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..
ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..
ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao
abraços
-
o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.
pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo
assentamento é diferente
dentre outros detalhezinhos.
não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.
e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.
[snapback]482292[/snapback]
eh.. ai jah estamos falando de constru?ao.. e nao do caminho q os gases percorem.. (que eh o de menos)
-
nao esqueci nao..
as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..
o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..
se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..
ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..
ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao
abraços
[snapback]482295[/snapback]
eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…
mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....
né?
-
eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…
mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....
né?
[snapback]482305[/snapback]
sim.. esta acelerando (desde o comeão da subida do pistao)
estava parado quando o pistao estava lah embaixo
mas veja: o gas esta indo pra cima e vai ter q fazer uma curva pra ir pro lado .. pra ele tanto faz fazer uma curva pra direita ou pra esquerda..
agora.. como disse o fluff.. se tem valvulas diferentes q puderam ser usadas por uma questao de arquitetura q eh possivel agora (com o fluxo cruzado) e antes nao era.. ai jah sao outros 500..
-
-
essa dos gases pararem foi triste…..
considerando o cruzamento de valvulas a, digamos, 7000rpm, imagine que o fluxo dos cabeçotes naquele meu desenho feio seja quase que cont?nuo.
sem essa de parar.
agora imagine a mistura nova (admissão) empurrando a velha (escape) pra poder entrar: onde vc imagina mais rapidez?
ps: não sei se fui claro.........tá meio com sono.......
-
só sei que depois da ignição, aquilo al? vira uma bagun?a… não importa muito oque veio antes...
-
e o pistão também já desacelerou e parou no overlap, durante alguns graus o fluxo se torna praticamente lateral… pois não h? movimento do pistão nesse breve mas importante momento, nem empurrando pra fora, nem puxando pra dentro... confere?
[snapback]482316[/snapback]
eu acredito que no momento que o pistao desacelerou e parou no overlap ele jah deu o impulso nos gases (a valvula de escape esta aberta) e os gases estao indo embora, ok? entao ele desacelerar importa pouco, proporcionalmente a ele desacelerar no ponto morto inferior aonde os gases sao impedidos de continuar o movimento (vertical) por serem freiados por ele (o que nao acontece no momento de escape pq a valvula de escape esta aberta)
mas na verdade ateh isso pouco importa pra mostrar o que quero dizer.
o que quero dizer eh que mesmo no momento de cruzamento das valvulas o movimento do ar eh influenciado muito mais (ateh por uma questao inercial) por movimentos verticais, inclusive pelo formato dos dutos.
se a arquitetura dos cabeçotes fosse outra.. eu concordaria com voce.. mas nao eh.. o ar eh forçado a não fazer o tal movimento horizontal que voces defendem que faz.
o que eu defendo eh que tais curvas e desvios no caminho, no fim, dão praticamente no mesmo tanto para cabeçotes de fluxo cruzado quanto para cabeçotes side-flow (quantos graus de curva o ar tem que percorrer em ambosó no final das contas acho que da praticamente no mesmo, hein) porque mesmo no momento do cruzamento existem, de modo geral, forças verticais
espero ter me feito entender, pq, aqui, minha ideia nao eh causar confusao com voce.. mas sim defender uma opiniao.