Fluxo cruzado x unilateral…
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… em contrapartida em giro baixo vc não emulsiona a mistura tão bem qto um side-flow.
o side flow costuma (teoricamente) ser:
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melhor em baixa rpm pois promove melhor emulsionando
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mais economico em rpm baixa (idem anterior)
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mas over, essa teoria -que é tão comumente aceita- é que me parece um pouco limitada…
se o turbilhonamento da mistura, ou swirl effect, acontece na admissão, e principalmente no tempo de compressão da mistura, nesse caso sim é que não faz tanta diferença a direção do fluxo pro escape.
a válvula de escape está fechada em praticamente todo o período que envolve o emulsionamento da mistura… então que diferença faz ser side ou cross na formação do swirl?
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estranho esse lance de o coletor de escape aqueca o coletor de admissao…
meu carro eu nao consigo andar se o aquecimento proveniente da água nao exteja passando pelo coletor de admissao... ou seja, é ela que controla a temperatura
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especificamente em coletor umido (ou seja que o combustivel passa por dentro dele) vc tem que ter temperatura suficiente para que o combustável esteja sempre acima da temperatura em que ele esta na forma de vapor…
no caso de usar alcool é muito pior... na gasolina onde o ponto de fulgor é a menos de -35~40?c precisa aquecer...imagine no alcool que o ponto de fulgor é de cerca de 12~15?c
ali?s tbm é um pouco do que faz um carro multiponto ser mais potente... a mistura pode entrar o mais gelada possível na c?mara (embora na verdade ela ainda passe por um teco final do coletor)
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**mas.. nao fique triste em rela?ao ao seu desenho (q disse ser borracha)…. mostre pra sua mae
maes sempre acham os desenhos dos filhos lindos **
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a? fan….....pra começar, vê fingir que não lá isso..........pro bem da sua saúde, ok? ?
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a? fan….....pra começar, vê fingir que não lá isso..........pro bem da sua saúde, ok? ?
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o seu momento 3 existe apenas no ciclo te?rico, onde a válvula de escape abre no pmi e o pistão faz o trabalho de expulsão dos gases sozinho…?
na realidade, utiliza-se um avanço na abertura da válvula de escape, abrindo a mesma antes do pistão atingir o pmi, pois não h? um trabalho eficiente no final do tempo de expansão, devido é posição da alavanca do virabrequim em relação é biela.
esta abertura adiantada (antes do pistão atingir pmi) faz com que a própria pressão residual dos gases queimados ainda dentro do cilindro cuspa os gases para fora com viol?ncia quando a válvula abre, deixando para o pistão somente o trabalho de terminar a limpeza do cilindro. quando mais avanço na abertura, maior esse efeito... se abrir cedo demais, começa-se a perder trabalho no final do curso do pms ao pmi...
tem toda razao
simplifiquei demais as coisas..
quanto ao momento 4, na minha opinião, não é a mistura nova que ajuda a empurrar o final dos gases velhos pra fora, afinal o pistão ainda não começou a trazer a mistura nova pra dentro, o pistão está parado, no overlap ele ainda não começou a descer, lembra? a mistura nova não tem movimento próprio, ou vontade de entrar no cilindro (em aspirados).
acredito que tenha sim.. a pressao atmosferica.. e a inercia de um coletor de admissao causa (eh pouca.. mas existe, certo?)
a meu ver, o que acontece é que os gases que estão saindo em velocidade de dentro do cilindro para fora, deixam atrás de si uma área de baixa pressão, e é exatamente isso que vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova na c?mara… se isso não acontecer, o cilindro só começa a encher após alguns bons graus após o pms, ou seja, quando o pistão começar a descer, aumentando o volume do cilindro (causando a queda de pressão) e arrastando a mistura para dentro... isso não contraria o argumento dos dutos serem verticais ou não... só acho que essa troca é muito mais evidente na região entre as válvulas de escape e admissão, portanto a direção do fluxo entre elas faz diferença sim, na minha humilde opinião...
e num aspirado, essa pequena ajuda no in?cio da admissão faz diferença....
mas obviamente, tudo isso são suposições te?ricas.... interessantes como exerc?cio de compreendimento, mas sem dúvida o melhor argumento é a prática....
abraços
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voce esta certissimo.. embora eu nao acho que completamente certo..
agora.. tanto isso que voce falou eh verdade que os coletores de escape bem feitos ganham hps..
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a? fan….....pra começar, vê fingir que não lá isso..........pro bem da sua saúde, ok? ?
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ue? voce que sempre brinca com todo mundo agora nao quer aceitar a brincadeira?????
quem me conhece sabe que eu detesto confusao.. mas… quem eh voce pra falar da minha saude???
moramos pertinho.. acho que eh melhor conversar isso ao vivo entao..
eu hein.. eh cada uma que me aparece..
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tá rindo do que, cearense ???
ue? voce que sempre brinca com todo mundo agora nao quer aceitar a brincadeira?????
mas eu tá brincando seu boc? :hauhau:
quem me conhece sabe que eu detesto confusao.. mas… quem eh voce pra falar da minha saude???
quem sabe ???
moramos pertinho.. acho que eh melhor conversar isso ao vivo entao..
eu moro em são lu?s-ma.
e você ???
não me fala que é candango….........
eu hein.. eh cada uma que me aparece..
pode crer…........... [snapback]482680[/snapback]
falou
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como o fluff falou na outra pogina, tem uns detalhezinhos que o pessoal esquece: os dutos de admissão do cross flow são bem maiores que os do ap (msm o hidr?ulico) e com uma angulação bem maneira, as válvulas são mais finas e o desenho do coletor de admissão favorece muito a velocidade do ar… sem falar q em motor latitudinal o tbi fica bem perto da grade frontal do carro e os coletores de escape e admissão bem longe um do outro
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lavagem da c?mara , pescoão da válvula , localização mais favorável do duto de escape .
pra mim , as principais vantagens .
abraços .
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eu acho isso uma grande borracha
os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical
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e quando tem cruzamento de válvulas…a lavagem eh a mesma do side flow pro cross flow????