Audi rs7 e rs6 avant reestilizados chegam ao brasil
-
quando o audi rs 7 sportback foi lançado no brasil, em meados de 2014, acabara de ter sido apresentada a versão reestilizada na europa. agora, o “cupê de 4 portas” chega renovado ao país, com alterações discretas: faróis com novo formato, grade frontal “singleframe” com cantos mais vivos e para-choques com entradas de ar levemente redesenhadas. destaque para as rodas de 21 polegadas com discos de freio de cerâmica, ventilados internamente e com design ondulado para reduzir peso.
internamente, o rs7 sportback recebe alterações leves no quadro de instrumentos, nas saídas de ar-condicionado, nos “shift-paddles” para mudança de marchas sequenciais atrás do volante e no emblema “quattro” do lado direito do painel. o modelo traz head-up display (projeção de informações em uma tela transparente que emerge do painel, ajudando a manter os olhos na pista), sistema mmi navigation plus com tela sensível ao toque e processador gráfico nvidia, oferecendo gps 3d, tv digital, dvd player e som de alta fidelidade da bang & olusfen, além de detalhes em fibra de carbono e bancos com abas mais largas, revestidos em couro e alcantara.
o motor 4.0 v8 tfsi rende 560 cavalos e 71,4 kgfm entre 1750 e 5500 rpm (mais torque do que o r8!), fazendo-o acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir velocidade máxima de 305 km/h. mas se a intenção é poupar combustível, há o recurso cylinder on demand, que permite desligar quatro cilindros. o câmbio tiptronic possui oito marchas, sendo a última alongada, e a tração integral é a permanente quattro, com diferencial esportivo no eixo traseiro. como opcional, o night vision ajuda a identificar objetos em condições noturnas.
já a perua rs6 – uma das station wagons esportivas mais cultuadas no mundo – possui novidades ainda mais discretas, que envolvem o estilo interno dos faróis e lanternas, além da grade, ponteiras de escape, saias laterais e das entradas de ar. o conjunto mecânico é o mesmo do rs7: motor v8 biturbo, câmbio tiptronic com oito marchas e tração integral quattro: a avant acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge 305 km/h, números louváveis para seu “corpinho” de 4,98 metros de comprimento por 1,94 m de largura, que registra 2010 quilos na balança.
as características dinâmicas podem ser modificadas pelo drive select, oscilando entre uma tocada mais urbana ou mais esportiva. seu lado familiar aparece ao abrir o porta-malas: são 565 litros até a tampa retrátil do bagageiro. rs6 avant e rs7 sportback se juntam à família nervosa da audi no brasil, composta por rsq3, rs4 avant, rs5, r8 e, no fim de 2015, pelo rs3 sportback.