Carro menos dependente do turbo
-
ae galera pp blz?
bom esse fds viajei com o gol pro litoral, no total 477 km entre dompedro, carvalho pinto e tamoios. o carro foi pesadao, 5 no carro + malas, pneus traseiros entrando pra dentro da lata ( sem peso fica a uns 4 dedos ).
negocio é que dias atras, como não paro quieto tinha posto o caracolzinho .48 e fui assim pro litoral. nessa condições, o carro fez 8 km/l e em qquer subidinha mais forte já pressurizava, inclusive em trechos da carvalho pinto, @ 120 km/h chegando a abrir a valvula de alivio @ 0,6 bar, apesar de estar bem pouco de acelerador aberto.
só que ano passado, tinha feito exatamente essa mesma viagem só q com os meus 14,5 de taxa, o comando 288 e o 4x1. a impressao q ficou é que o turbo andando em marcha longa ( 5? de cambio ps + peso ), msm com comando mansinho precisa de pressao positiva pra enfrentar certos aclives sem perder velocidade, isso me incomoda, ter q ficar controlando, uma hora esta de menos, derrepente d+…
como vou voltar o caracol .70 acho q isso vai ficar pior ainda, ele enche algumas centenas de rpm mais tarde q a .48, na cidade nao faz diferença mas creio q nao condições acima vai deixar o carro ainda mais irregular. lembrando q a mistura nao saia de 840 na fase aspirada, 860 - 870 qdo começava vir pressao ai ia subindo ate 920-930 com pressao total.
pensei em dar mais ponto inicial e final ao motor de modo que o motor penda um pouco mais ao que era, seja mais indepente do turbo pra andar.
pensei em tocar 22 de ponto inicial fechando em 25 final, @ 1,2 bar. que acham da ideia?
edit: esqueci de falar: é um motor com 9,2 de taxa aproximado ( devia ter cubicado antes de fechar né ka, agora tome na cabeça por nao escutar ) e hj roda com 18 graus iniciais fechando em 21.
-
colocar mais ponto inicial deixaria o carro mais esperto na fase aspirada, só temo q aumente a temp. das c?maras se vc tiver mto ponto + muito peso (5 pessoas + carga) + muita pressão no acelerador em rotação baixa.
se conseguir alimentar um pouco mais só o primeiro estágio (sem mexer no ponto atual) vc pode ter entrada mais rapida da turbina e ir resolvendo esse problema.
ja viajei com a saveiro carregada e senti q a turbina acordava ainda mais cedo q antes, da mesma forma q acontece em subida de morro e serra, fica quase impossivel rodar sem pressão, qq encostadinha e ja vem 0,7…1,0 bar.
-
? realmente o que acontece… vc tem mais carga no motor (que no caso é maior carga (peso) no carro) ele gera mais torque (no caso precisa de mais pressão no coletor pra gerar).
o motor não distingue vêcuo de pressão...pra ele é tudo pressão absoluta... se o torque não é suficiente a pressão no coletor aumenta naturalmente até atingir o torque necessário, não importando qual posição da borboleta esteja...
num motor injetado isso é clássico... o combustável é controlado pelo sensor de pressão (map) e corrigido pelo sensor de posição da borboleta (tps) isso porque o map diz ao motor qual a carga que está sendo submetido o motor (e portanto qto de combustivel ele precisa pra gerar esse torque) e o tps serve apenas pra dizer o que o motorista deseja gerar (troque suficiente pra manter a velocidade, pra acelerar ou gerar potência máxima)
-
?, eu poderia abaixar um pouco mais o econostato do 1? corpo… assim ele entraria antes, qdo solicitado carga e pouco mexeria na mistura de alta... pode ser, o duro que o consumo faltamente vai aumentar...
não sei se relativamente com pouca carga vai realmente causar problemas... pense num carro com gerenciador de ponto... creio q a medição seja efetuada depois da borboleta, nao? entao vc teria todo tempo o ponto original msm com pressao positiva antes da borboleta. ou me engano?
ps: não é que eu vê querer que suba a serra ou morros a menos de 80km/h em 5?.
-
.48 com ps tb fica assim na estrada? pensei q usaria menos a turbina…
isso acontecia com pv e a .48 no santana, a 110 num aclive já dava 0,4, e não estava carregado.
agora vai ser com o voyage, ps .48, fica pronto amanha eu espero, já fazem 2 semanas e meia q ta na oficina
-
mas ate nao vejo problema em andar pressurizado… o q nao curti foi que vc tá no acento, começa uma subidinha vc pisa um pouquinho mais ele começa subir de boa mas ai vai embalando a turbina e derrepente começa puxar mto mais, ai vc alivia um pouco, a turbina esvazia obrigando vc a pisar + denovo e fica nessa... o irritancia... tanto q em morro fortes mesmo subia na boa com 0,5 de pressao e que se lasque, turbina não é só pra andar de po embaixo.