Volkswagen é a fabricante de automóveis mais inovadora da década
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foto: divulgação / vw xl1
o grupo volkswagen destacou-se na décima apresentação anual do prêmio automotiveinnovations, atribuído por conquistas excepcionais na área de inovações na indústria automobilística, como um dos grandes vencedores da noite, recebendo o prêmio de “fabricante automotivo mais inovador 2015”, assim como um prêmio especial como “fabricante mais inovador da década”.
os desenvolvedores do grupo volkswagen também obtiveram o primeiro lugar nas categorias “veículo conectado”, “veículo conceito”, “propulsão convencional” e “sistemas de segurança”.
os prêmios automotiveinnovations são atribuídos todos os anos pelo center of automotive management (cam – centro de gerenciamento automotivo), em colaboração com a firma de auditoria e consultoria pwc (pricewaterhouse coopers).
“o grupo volkswagen se destaca pela expertise tecnológica superior e pelo amplo portfólio de marcas inovadoras”, foi a conclusão do último relatório do cam, que este ano mais uma vez apontou o grupo sediado em wolfsburg como a empresa automobilística mais inovadora. a força inovadora do grupo durante toda a última década também foi destacada no estudo. a explicação oficial do cam e da pwc para a concessão do prêmio foi o fato de que “1.251 inovações individuais, 212 delas pioneiras no mundo, foram desenvolvidas pela volkswagen nos últimos dez anos. os destaques entre elas incluem o xl1, uma plataforma para novas tecnologias; o bugatti veyron, o veículo de produção mais potente e veloz do mundo; os faróis de matriz de leds da audi e a primeira caixa de câmbio com duas embreagens e sete velocidades produzida em série.”
na cerimônia de premiação, o prof. dr. ulrich hackenberg, membro do conselho de desenvolvimento técnico da audi e responsável pela coordenação do desenvolvimento intermarcas do grupo volkswagen declarou: “eu compartilho este prêmio com os 600.000 empregados de todas as 12 marcas do grupo volkswagen na alemanha e todas as nossas filiais ao redor do mundo. eles estão criando a mobilidade de amanhã. o seu alto nível de especialização técnica, grande criatividade e excelente qualidade de trabalho tornam o grupo volkswagen líder em inovação no campo automotivo.”
o dr. heinz-jakob neußer, membro do conselho de desenvolvimento da marca volkswagen e chefe de desenvolvimento de trens de força do grupo volkswagen afirmou: “a chave para o sucesso de uma empresa é sua força inovadora. continuaremos a expandir nossa liderança tecnológica e a superar os desafios técnicos do futuro com produtos sustentáveis.”
o grupo volkswagen também garantiu o prêmio de melhor fabricante na categoria “propulsão convencional”. entre outros pontos, o estudo elogiou a alta proporção de inovações em motores, como as tecnologias start/stop e de recuperação de energia que permitem uma redução de consumo média de 14%. além disso, a ampla gama de motores altamente eficientes chega às várias marcas do grupo com muita rapidez.
o grupo volkswagen também reafirmou seu posicionamento pioneiro na categoria “sistemas de segurança”, graça aos seus numerosos sistemas de assistência e segurança. muitas inovações estão sendo introduzidas no novo audi q7, incluindo o assistente de prevenção de colisões, o assistente de visão noturna (que reconhece animais e pessoas) e o assistente de tráfego em cruzamentos (que evita colisões com veículos ao entrar no fluxo do tráfego e em baixa velocidade). menções especiais também foram feitas aos destaques tecnológicos do atual passat, que incluem o primeiro sistema de assistência de emergência do mundo e o novo trailer assist (assistente de reboque), que facilita a realização de manobras com trailers.
o estudo do cam também revela a clara liderança do grupo volkswagen ao apresentar a maioria das inovações na categoria “veículo conectado”. nesse sentido, a tendência tem sido o desenvolvimento de novos conceitos de operação e display, como o “cockpit virtual” do audi tt. o conceito de controle do veículo do volkswagen golf r touch, onde várias telas de toque substituem os controles convencionais, também foi elogiado.
o estudo também apontou um posicionamento importante no campo de “veículos conceito / carroceria”. no atual passat, o uso de metais de baixo peso na carroceria e chassi permitiu uma redução de peso de até 85 kg. mais ainda, os aços de alta resistência e o alumínio usados no audi q7 levaram a uma redução de peso de até 325 kg. na categoria “veículos conceito”, foi destacado o conceito audi tt sportback – uma mescla de carro-esporte e cupê de quatro portas.
o centro de gerenciamento automotivo (cam), localizado em bergisch-gladbach, é um instituto independente para pesquisa empírica de temas relativos ao automóvel e a mobilidade e promove o extenso estudo juntamente com a agência de consultoria pricewaterhousecoopers (pwc). este ano, a análise abrangeu 18 grupos automotivos globais e um total de 53 marcas.
nos últimos dez anos, o cam tem acompanhado os novos desenvolvimentos em tecnologia veicular para identificar tendências futuras e perfis de inovação nas empresas automobilísticas globais, em várias categorias.
fonte: volkswagen do brasil – assuntos corporativos e relações com a imprensa