Estrutura anti-torção p/ gol.
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então mo?ada, é o seguinte:
todos nés sabemso muito bem que os carros que não são sedan sofrem mais flexão no monobloco por não possu?rem aquela ligação entre as torres da supensão traseira.
no passado eu fui propriet?rio de santana e hoje tenho um gol gt. a diferença é gritante em termos de estabilidade e rigidez torcional, evidentemente por vêrios motivos, sendo a traseira ?ca o principal deles.
sabemos que, teoricamente, o eixo que transfere a menor quantidade de peso é o que costuma perder ader?ncia primeiro. no caso dos ap que são longitudinais e fwd, vemos que a dianteira costuma ficar esfregando, o que torna a pilotagem chata e pouco agressiva.
pensando nisso, estive bolando um esquema para aumentar a rigidez torcional do monobloco do gol e de quebra conseguir um carro com a traseira um pouco mais solta, proporcionando um reposiocionamento do carro na curva.
vale lembrar que na dianteira o uso das tradiocionais barras é deveras indicado
seguem algumas fotos do projeto que eu consegui realizar ontem, vejam:
medindo o par de tubos horizontais
depois os verticais e diagonal, lembrando sempre de ensaiar a estrutura pra ver se ficou no gabarito
solda elétrica
um pouco esmeril, massa e lixa para dar acabamento nas junções
assentamento perfeito nas laterais, preso em cima e embaixo
com uma estrutura desse tipo as variações dos apoios da supensão traseira ficam travados evitando movimentos de aproximação, distanciamento e de altern?ncia de altura entre uma e outra torre.
os tubos não são os mais rígidos, mas o tamanho das retas e a forma como se travam formam um esquema bem forte.
utilizei tubos qudrados de 40mm e nas posntas de cada tubo horizontal eu soldei chapas de 2 mm de espessura devidamente arredondadas para assentar na torre redonda.
eu planejei, tirei as medidas e o pai de um amigão me ajudou a conceber todo o esquema, fornecendo o material, ferramentas, disposição e boa vontade
ainda não instalei a barra, preciso terminar a tapeçaria daquela região e fazer uma pintura bem bacana nas barras. então não posso dizer o efeito que far?, mas espero que esteja dentro das minhas espectativas.
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ninja o esquema
agora
fico aguardando os resultados
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muito boa ideia….
será que funciona da mesma forma que a barra traseira???
como se fosse a barra da torres dianteiras que estamos costumados a ver por ae?
pelo texto e pela forma da montagem...parece q vai funcionar heim
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esse esquema faz a traseira ficar mais travada do que com as barras comuns…
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?…com certesa deve ficar mais travado...
tem um apoio em baixo tb e tal....as barras só em cima
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exatamente, o esquema da montagem foi proporcionar que a estrutura absorva compressão e tração quando do movimento das torres da suspensão traseira.
estou na espectativa da chegada dos amortecedores da suspensão traseira pra poder desmontar logo tudo e instalar a barra de vez. tá curioso pra sentir como ficou
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po… legal... vi alguns honda na japão com estruturas parecidas...
tempo atrás vi no enfierrados um uno com estrutura dessas...
bem legal, ja tinha pensado em fazer algo parecido, mas apenas ligando as torres na parte superior e inferior, mas sem ligar as 2 barras... realmente muito legal...
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legal mesmo o esquema.
curti o interior do carro, só com o necessário
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hehe..por pocuo tempo na realidade ainda tá assim porque estou finalizando os acabamentos internos mas pelo jeito vai ficar sem o banco traseiro mesmo