Coluna mecânica online® “ on ou off-roadá novo pneu de uso misto combina segurança, durabilidade e economia de combustível
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o brasileiro é um povo sem igual no mundo. poucos são os que realmente buscam por novas soluções e oportunidades. quando observamos o segmento de pneus, andar com o carro “bem calçado” deveria ser algo importante para todo motorista, mas não é bem assim. enquanto na europa, tão logo o consumo do pneu vai aumentando, o motorista já começa a procurar uma nova solução, conforme a necessidade e aplicação do automóvel, em conformidade com as especificações do manual do fabricante.
por aqui, só com o pneu nas últimas, o popular “careca”. o preço vai à frente de tudo. é preciso quebrar esses conceitos. claro que o fator preço deve ser considerado, mas em conjunto com a segurança, economia de combustível, durabilidade e aplicação. o que pode lhe parecer caro hoje pode ser o fator decisivo a evitar um acidente amanhã, com um menor tempo de resposta e distância mais curta na frenagem.
tive a oportunidade de conhecer de perto o ltx force, pneu que a michelin desenvolveu no brasil e tem sua maioria das dimensões fabricadas também por aqui. e os conceitos desse lançamento são válidos para todos os motoristas: versatilidade. é cada vez mais comum o deslocamento entre campo e cidade, e o desafio é produzir o pneu de uso misto que realmente tenha comportamento justo em qualquer das situações.
e a michelin conseguiu. mantendo o foco na durabilidade e segurança, a novidade quando comparada com seus concorrentes direto oferece frenagem mais curta em solo molhado e um melhor controle em situações de aquaplanagem, além de possuir maior robustez e maior rendimento quilométrico, ou seja, ele vai mais longe, dura mais.
“este lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da michelin da américa do sul. quase todo o mercado sul americano será atendido com produção local e, em um segundo momento, este pneu será lançado em outros continentes. é motivo de orgulho para todos nós”, ressalta anoildo mattos, gerente de marketing para pneus de passeio e caminhonete da michelin américa do sul.
e não pense que o desenvolvimento de um pneu seja algo simples. é bastante complexo o percurso para encontrar a melhor fórmula para aplicação on ou off-road. para isso a michelin foi buscar soluções tecnológicas no mundo das competições que tanto incentiva. vamos aos detalhes:
compactread – um pneu comum, para ter maior durabilidade, necessita de blocos de borracha mais altos, que são mais sujeitos a deformação, ocasionando a perda da área de contato com o solo. a tecnologia compactread é a combinação de uma escultura com mais borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza esta deformação, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado. benefício: maior durabilidade e maior segurança na estrada.
rally force – é a combinação entre a escultura inspirada no rally dakar, desenhada especialmente para agarrar ao solo com blocos mais altos, que proporcionam uma tração superior; e um composto de borracha inspirado no rali wrc (world rally championship), que oferece ao pneu maior resistência ao desgaste do solo em uso off road.
além disso, a escultura avançou sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off road. benefício: maior segurança fora da estrada: maior capacidade de tração e maior robustez.
“a melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, explicou thierry neuville, piloto do wrc (world rally championship).
a equipe da michelin está de parabéns ao promover uma apresentação completa do seu mais novo e importante lançamento em pneus nesse ano de 2015.
a marca permitiu o conhecimento teórico com apresentações do desenvolvimento, pesquisas, validações e todo processo construtivo, mas também organizou testes práticos para avaliação e acompanhamento da distância de frenagem em piso molhado, situações de aquaplanagem em picapes com velocidades a 60 km/h e 85 km/h e circuito de condução off e on-road, mostrando o bom comportamento nas duas situações e rápida adaptação.
já na estrada, o michelin ltx force oferece segurança máxima em solo molhado, o pneu freia até 2m antes do que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos e tem um melhor controle em situações de aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que é 35% maior do que a média dos concorrentes na categoria. tudo isso graças à tecnologia compactread que nos permite maximizar duas performances antagônicas: durabilidade e aderência.
o michelin ltx force traz o que há de mais moderno e tecnológico no segmento de caminhonetes (suvs, picapes e crossovers), em 26 dimensões com aros de 15” a 18”. o novo pneu equipará veículos das principais montadoras, entre elas, volkswagen, renault, ford, general motors; e veículos como amarok, ecosport, s10 e trail blazer.
institutos certificam o pneu michelin ltx force
tüv süd automotive – com sede em munique, na alemanha e fundado em 1866, o tüv süd é um dos líderes mundiais em organizações de serviços técnicos. são mais de 20.000 funcionários em parcerias com clientes de todo o mundo. um grupo de profissionais qualificados e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e qualidade. alguns exemplos de serviços oferecidos pelo tüv süd são: auditoria e inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.
dekra – fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado em 1925, em stuttgart, na alemanha. atualmente, a companhia possui cerca de 33 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. no brasil, a dekra vem trabalhando desde 1995.
** testes de distância de frenagem no molhado e aquaplanagem rm curva realizados pelo instituto tüv süd, com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 r16 112 t (entre eles, pirelli scorpion atr, goodyear wrangler adventure).
total performance1º pneu com a chancela michelin total performance – há muitos anos, a michelin trabalha o equilíbrio de performances, um conceito que visa garantir, em um único pneu, mais segurança, mais durabilidade e mais economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance.
no geral, um pneu reúne características antagônicas. a aderência em piso molhado, por exemplo, não é facilmente compatível com a aderência no seco, como se nota claramente nas competições automobilísticas. “o grande diferencial dos produtos michelin é reunir todas as excelências de performances em um único produto, onde estão contidas as tecnologias e as inovações da marca, resultado de um alto investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento”, afirma bruno blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonete da michelin américa do sul.
tarcisio dias – profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader