Desvalorização do real torna o brasil atraente para turistas estrangeiros
-
foto: divulgação
o brasil, assim como a europa e o japão, conhecidos pela força de suas moedas e pelo custo alto para os turistas de outros países, passa por um momento de expectativa em meio à instabilidade econômica mundial. com a perda de valor do real quando comparado ao dólar, o país voltou a ser atraente para os viajantes internacionais, sobretudo os turistas de estados unidos e méxico.
chegando a tocar seu menor valor face ao dólar nos últimos dez anos, o real brasileiro empurrou para baixo os preços de voos, hotéis e aluguel de carros para os consumidores de outros países. em abril, o então ministro do turismo, vinicius lages, afirmou na expo de negócios em turismo da associação das agências de viagem de são paulo (aviesp), que o turismo no brasil deverá registrar um aumento em 2015 de duas a três vezes se comparado ao crescimento do produto interno bruto (pib).
além do turismo de lazer, a expansão do setor de turismo, ainda de acordo com ex-ministro da pasta, se deveria especialmente a viagens corporativas. para ajudar a aquecer ainda mais o setor, os feriados do ano de 2015 também teriam grande importância para os números serem ainda mais positivos. “apenas com os feriados que teremos este ano no brasil, o setor pode agregar mais de r$ 18 bilhões ao pib”, afirmou na ocasião.
os viajantes internacionais em avião, carros particulares e fazendo uso de aluguel de carro, com empresas como a localiza rent a car, por exemplo, que buscam menores preços devem, portanto, ficar de olho no câmbio para fazer bons negócios aproveitando a oscilação do real e o aquecimento do setor turístico em 2015.