Bmw group tem bom desempenho no início de 2015
-
foto: divulgação
o bmw group continuou com um bom desempenho durante os primeiros três meses de 2015, com volume de vendas, rendimentos, lucro antes do resultado financeiro e lucro antes dos impostos conquistando novos recordes para o período do primeiro trimestre.
a receita do grupo cresceu significativamente, em 14,7%, chegando a € 20,92 bilhões (2014: € 18,23 bilhões). o lucro antes do resultado financeiro (ebit) para o período de três meses cresceu de 20,6% para € 2,52 bilhões (2014: 2,09 bilhões), graças aos desempenhos sólidos dos segmentos automotivo, de motocicletas e de serviços financeiros. a margem de ebit para o grupo foi de 12,1% (2014: 11,5%). o lucro antes de impostos (ebt) avançou em 5,1%, chegando em € 2,27 milhões (2014: 2,16 bilhões). o lucro líquido ficou em 1,51 milhão (2014: 1,46 milhão de euros), 4,0% à frente do primeiro trimestre do ano anterior.
o volume de vendas de automóveis do bmw group cresceu 8,1%, para 526.669 unidades (2014: 487.024 unidades), estabelecendo assim um novo recorde para o período. “nós tivemos um bom começo em 2015”, comentou norbert reithofer, presidente do conselho administrativo da bmw ag, na quarta-feira, em munique.
a receita do segmento automotivo aumentou 14,1% no primeiro trimestre, para € 18,90 bilhões (2014: € 16,56 bilhões), devido ao aumento no volume de vendas e alterações nas taxas fixas de câmbio. o ebit subiu 13,5%, para € 1,80 milhão (2014: 1,56 milhão). a margem de ebit no segmento automotivo permaneceu inalterada em 9,5% e está, portanto, na metade superior da meta, que é entre 8 e 10%. o lucro antes de impostos, que totalizou € 1,63 milhão (2014: 1,64 milhão; -0,5%), ficou em um nível parecido com o do ano anterior. os lucros foram pressionados por uma série de fatores, como perdas de justo valor reconhecidas em instrumentos derivados sobre mercadorias.
a marca bmw também registrou novos recordes no volume de vendas, com 451.576 unidades (2014: 428.259 unidades; + 5,4%) vendidas durante o primeiro trimestre. o crescimento no volume veio de inúmeros modelos, incluindo o bmw x5 e a série 4, 5 e 6, cada um deles alcançou a pole position em seus segmentos relevantes.
o bmw série 2 registrou um volume total de vendas de 27.930 unidades (2014: 2.608 unidades) no período de janeiro a março. as vendas do bmw série 3 permaneceram a um nível elevado, com 107.283 unidades (2014: 116.671 unidades; -8,0%) vendidas durante o período. como os modelos cabrio e coupé são agora parte do bmw série 4, as vendas mais do que dobraram, para 36.545 unidades (2014: 17.709 unidades).
os vários modelos da família bmw x também continuam muito desejados. as vendas do primeiro trimestre do bmw x4 totalizaram 13.925 unidades. o bmw x5 registrou um salto de 29,7% no volume de vendas, chegando a 40.242 unidades (2014: 31.025 unidades), enquanto o bmw x6 aumentou as vendas em 4,7% para 9.588 unidades (2014: 9.160 unidades). o bmw i permanece na estrada para o sucesso, com um total de 6.636 unidades (2014: 2.022 unidades; + 228,2%) vendidas no primeiro trimestre.
o mini também registrou um novo recorde para as entregas aos clientes no primeiro trimestre, registrando um volume de vendas de 74.312 unidades (2014: 57.868 unidades), 28,4% acima do ano anterior. as vendas do mini (3 e 5 portas) mais do que dobraram, chegando a 47.922 unidades (2014: 17.860 unidades).
no segmento de veículos ultraluxosos, a rolls-royce motor cars alcançou o segundo melhor desempenho em volume de vendas no primeiro trimestre de sua história, com 781 unidades entregues aos clientes (2014: 897 unidades; -12,9%), incluindo 310 unidades (2014: 305 unidades; + 1,6%) do rolls-royce ghost.
em linha com sua estratégia de uma distribuição equilibrada das vendas mundiais, o bmw group registrou um crescimento no volume de vendas em todas as principais regiões de vendas.
na europa, as vendas de três marcas de automóveis do grupo aumentaram 9,6%, para 234.849 unidades (2014: 214.210 unidades). o volume de vendas foi 3,4% maior na alemanha, com 64.610 unidades (2014: 62.502 unidades). o número de veículos vendidos no reino unido cresceu 15,1%, para 53.534 unidades (2014: 46.500 unidades).
um total de 166.678 unidades (2014: 158.582 unidades; + 5,1%) foi vendido na ásia, incluindo as vendas na china continental, que cresceram 6,4%, para 115.078 unidades (2014: 108.143 unidades).
na região das américas, o volume de vendas cresceu 9,9%, para 109.743 unidades (2014: 99.840 unidades), com um aumento significativo nas vendas nos eua de 12,6% para 91.479 unidades (2014: 81.248 unidades).
fonte: bmw do brasil