der ring
-
um monstro de dificuldade?. foi assim que rudolf caracciola classificou nérburgring após vencer na inauguração do tra?ado, em 19 de junho de 1927. dá para dizer que ele foi até generoso. em sua variação mais famosa é a ?nordschleife? ?, o circuito possui 22,8 quil?metros e uma sucessão interminível de curvas de todos os tipos: 176 ao todo, em subidas e descidas, de alta e de baixa, cegas e abertas.
não é ? toa que nérburgring é conhecido na alemanha apenas como ?der ring?, o circuito, com o artigo em mai?sculo. ao longo de sua história, a nordschleife consagrou pilotos de alt?ssimo calibre. em 1935, os mais de 300 mil torcedores que foram assistir ao duelo de quatro auto-unions contra cinco mercedes-benz tiveram de se render ao italiano tazio nuvolari que, conduzindo uma mirrada alfa romeo da equipe de enzo ferrari, aproveitou as exig?ncias do terreno para que seu talento se impusesse diante de maquinaria bem mais potente.
juan manuel fangio também viveu seu grande momento por lá, no seu tão cantado triunfo de 1957, quando baixou seu recorde da pista em mais de 20 segundos enquanto ca?ava impiedosamente as ferraris de peter collins e mike hawthorn. em 1968, foi a vez de jackie stewart brilhar em uma vit?ria de ponta-a-ponta sob condições terr?veis de chuva ininterrupta e muita névoa. e alguns ousam dizer que o escoc?s era covarde, por sua incessante luta pela melhoria nas condições de segurança das pistas. o brasileiro josó carlos pace era outro talento natural que se sobressaiu na pista: em 1973, fez a melhor volta da corrida e ficou em quarto lugar com um ultra-modesto surtees.
a falta de segurança de um tra?ado tão longo, apertado e perigoso ficou evidente nos anos 60, quando os carros deram um grande salto em termos de performance. em 1969, gerhard mitter morreu nos treinos do gp de f?rmula 1 com um carro de f-2, cuja participação era permitida para preencher o grid. no ano seguinte, os pilotos pressionaram e o gp da alemanha foi realizado pela primeira vez em hockenheim.
n?rburgring passou por reformas, teve algumas áreas de escapes aumentadas e guard-rails foram instalados nos lugares mais cr?ticos, o suficiente para voltar a receber a f-1 a partir de 1971. mesmo assim, as reclamações dos pilotos continuaram e ficou decidido que a corrida de 1976 seria a última por lá. ao contrário do que muita gente pensa, o acidente de lauda não foi determinante para que hockenheim passasse a receber definitivamente o gp. a mudança já estava acertada antes mesmo que aquela prova fosse realizada.
o tra?ado atual, que receber? o gp da europa no próximo domingo, foi inaugurado em 1984 e sofreu pequenas reformas desde então. já era sem gra?a, ficou ainda mais. o verdadeiro ?der ring? só mostra mesmo sua cara uma vez por ano, quando é realizada a prova de 24 horas no nordschleife. dos modernos carros da dtm a artesanais youngtimers, todos medem forças no m?tico tra?ado e o evento é tão especial que recebe extensa cobertura de um canal esportivo alemão.
para nés, pobre mortais, é possível dar uma volta em nordschleife com o próprio carro, pela quantia nem tão m?dica de 14 euros. o risco, claro, fica por conta do cliente, que assina um termo de responsabilidade antes de se aventurar pelo ?inferno verde?. para os f?s de games, vale indicar o eterno ?grand prix legends?, um simulador de corridas que simula a temporada de 1967 da f?rmula 1 e possui uma bonita e fiel reprodução de nérburgring. eu sempre me arrisco a dar umas voltinhas virtuais por lá, mas costumo apanhar bonito do circuito. como eu disse, é lá que se consagram os grandes pilotos. definitivamente eu não sou um deles.
fonte: gptotal
a nordschleife, em um mapa original de 1952.
em 64, john surtess lidera dan gurney na sa?da da curva karussell.
de novo surtees, voando com seu honda no flugplatz em 67.
jackie stewart é vontade em o circuito
-
e tem gente q acha q arrancada é desafiante
? o circuito e ponto final. no dia q eu for rico vou ter uma m3 e30 fu?ada pra dar minhas voltas por lá…para na cancela, aperta o bot?o, pega o ticket, a cancela abre, vc passa 10 minutos se divertindo, sai e paga o ticket no guich?
sonho...sonho...
-
e tem gente q acha q arrancada é desafiante
? o circuito e ponto final. no dia q eu for rico vou ter uma m3 e30 fu?ada pra dar minhas voltas por lá…para na cancela, aperta o bot?o, pega o ticket, a cancela abre, vc passa 10 minutos se divertindo, sai e paga o ticket no guich?
sonho...sonho...
[snapback]483019[/snapback]
sabia que o ia postar aqui…
será que nego não acaba se matando fazendo uma dessasó imagina pegar uma m3 fu?ada e ir tirar uma no inferno verde... não é pra qualquer um não...
-
sabia que o ia postar aqui…
será que nego não acaba se matando fazendo uma dessasó imagina pegar uma m3 fu?ada e ir tirar uma no inferno verde... não é pra qualquer um não...
[snapback]483021[/snapback]
se for final de semana não…a pista fica tão cheia q é foda de andar rápido...
? certo q volta e meia alguém erra a mão e vai comer brita ou beija o guard-rail, mas eu creio q seja bem raro alguém se machucar sório ali...
-
tudo qo vc keria saber sobre der ring e nunca teve coragem de perguntar…aki tem todas as respostas:
-
até o jesus bee2 phil andou no ring olha só a foteenha
-
-
um amigo meu foi e chegou semana passada…foi sozinho, na aventura...andou de bm 320 (alugada) e voltou cheio de histórias legais...
ele até fez um belo texto, mas não quer publicar em f?runs...uma pena. a história tá bem contada...dá gosto (e inveja) de ler.
-
sem comentários mesmo.
não é atoa que os melhores carros do planeta são testados lá.
mas eu ainda colocaria mais algumas pistas na minha lista junto com nurburgring.
spa é uma delas..
-
ser? que não foi a tv que inviabilizou a f1 em nurburgring? já imaginaram a quantidade de cameras pra cobrir 22km?
[snapback]483100[/snapback]
já imaginou a quantidade de ambul?ncias e carros de resgate pra colocar em 22 km?
a infra-estrutura pra organizar uma corrida numa pista dessas é muito complicada… o hospital mais próximo pode estar a vêrios km de dist?ncia...fora a questão da segurança...pense numa barata a 320 km/h passando reto numa curva e encontrando uma ?rvore ou beijando um guard-rail...até a organização descobrir q o cara bateu, chegar uma ambul?ncia, prestar os primeiros socorros e levar o car pra um hospital pode ser q ele piore...
acho muito difácil aí a tv influenciar...
sem comentários mesmo.
não é atoa que os melhores carros do planeta são testados lá.
mas eu ainda colocaria mais algumas pistas na minha lista junto com nurburgring.
spa é uma delas..
[snapback]483140[/snapback]
com certeza…spa na minha opinião é a 2a da lista das mais tradicionais...
-
pra realização de gp de f1 pra mim nunca existiu nada melhor que o antigo hockenheim … pra todo o resto , nurburgring ... eu não diria que é a melhor , mas que está no grupo composto por spa , monza e osterreichring ...
abraços ...
-
bem lembrado pisca.
-
e max mosley deveria ser levado ao tribunal mundial de haia e julgado em jári popular pelo que fez com hockenheimring
abraços …
-
pode nao ser o caso de nurburgring, mas o tra?ado antigo de interlagos foi destruido por causa da tv. é a lenda que ouvi. alguém sabe mais?