Novo audi tt chega ao brasil partindo de r$ 209 990
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a audi apresenta nacionalmente o tt coupé 2015, terceira geração do “tourist trophy”, apresentado como carro-conceito no salão de frankfurt de 1995, lançado em 1998 e que estreou nova geração em 2006. oferecido em duas versões, attraction e ambition, ambas contam com o motor 2.0 turbo fsi, agora com 230 cavalos (acréscimo de 19 cv) e o câmbio s tronic com seis marchas e dupla embreagem. os diferenciais do tt ambition são: rádio mmi plus com gps, ar-condicionado automático com visores integrados nos comandos, audi drive select, faróis full leds, pacote de luzes internas e rodas de alumínio aro 19” (a attraction possui rodas aro 18” e faróis de bi-xenônio).praticamente mantendo o comprimento do tt anterior (4,18 metros), o modelo 2015 cresceu 3,7 centímetros na distância entre-eixos (2,50 m); a largura é de 1,83 metro, e a altura, a mesma da geração anterior (1,35 metro). sua linhas estão mais angulosas e horizontais, com a grade “singleframe” que domina a área frontal e desapropriou as quatro argolas da audi, agora sobre o capô. a tampa do tanque de combustível é um círculo cercado por parafusos, e a mangueira da bomba de gasolina agora entra diretamente no bocal do tanque.
curiosamente, abre-se o porta-malas dando um toque no logotipo “tt”. na versão ambition, as luzes de seta se “movimentam” e há um brake-light bem discreto, abaixo do aerofólio traseiro (que se abre automaticamente ao atingir 120 km/h). as duas versões trazem duas ponteiras de escapamento, redondas. ao todo, a carroceria recebe cinco tipos de aço e três tipos de alumínio, incrementando a segurança e reduzindo o peso em cerca de 50 quilos, chegando a 1230 kg.
internamente, o painel está mais limpo, já que o quadro de instrumentos e a tela mmi formam um conjunto só, o audi virtual cockpit; além disso, os controles do sistema de ar-condicionado (automático, na versão ambition) são integrados às saídas de ventilação – de estilo similar às turbinas dos aviões. os bancos possuem apoios de cabeça integrados e estão em posição mais baixa do que no tt anterior. multifuncional, o volante de base achatada possui comandos de navegação, telefone, rádio e mídia, além de shift paddles para trocas sequenciais de marcha. a título de curiosidade, o airbag do motorista ocupa 40% menos espaço.
mantendo a tradicional configuração 2+2 (espaço para dois adultos e duas crianças), o tt traz porta-malas de 305 litros – 13 l mais do que anteriormente, podendo ser ampliado com o rebatimento dos bancos traseiros.
o virtual cockpit ostenta animações e gráficos, sendo exibido em dois modos: com velocímetro e conta-giros ficam em primeiro plano, ou com os instrumentos menores, para exibir menus e o mapa de gps. com resolução de 1440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas exibe, na borda inferior, informações com temperatura externa, relógio, quilometragem e sinais de advertência.
o motor 2.0 tfsi tem 230 cv de potência e 37,7 kgfm entre 1600 e 4300 rpm, utilizando injeções direta e indireta de combustível, além do acionamento de válvulas para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. além do bom desempenho – aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h – o consumo também é bom: 9,9 km/l na cidade e 12,7 quilômetros por litro na estrada (que somada à emissão de gás carbônico de 123,8 gramas por quilômetro rodado, concedeu ao tt a classificação a pelo programa de etiquetagem veicular do inmetro).
o tt conta com direção progressiva de série, audi drive select (com modos comfort, dynamic e individual), discos de freios dianteiros ventilados, freio de estacionamento eletromecânico, controle eletrônico de estabilidade com desativação parcial ou total, sistema de som com potência de 155 watts e nove alto-falantes (como opcional há o bang & olufsen com amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes com bordas de luminosidade ajustável), rádio mmi plus com gps 3d, dvd player, duas entradas para cartões de memória, bluetooth, disco rígido com mémoria de cerca de 10 gb e comandos de voz, além de controlador de velocidade de cruzeiro com alerta visual de velocidade ultrapassada.
a versão manteve o preço do tt 2014 (r$ 209 990), enquanto o ambition, sem opcionais, custa r$ 229 990.