Chevrolet camaro chega à 6ª geração, com opção de motor 2.0
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alguns carros fazem tanto sucesso em todo o mundo que a concepção de sua próxima geração se torna um desafio: manter o estilo que o consagrou ou promover uma ruptura visual?
a chevrolet, na sexta geração do camaro, atualizou com precisão o design de seu cupê esportivo, adotando formas curvilíneas, mas sem abandonar o perfil musculoso, que era marca registrada desde os primórdios. há 10 opções de cores para a carroceria e cinco combinações internas, garantindo mais possibilidades de personalização.
a aerodinâmica também foi aprimorada, com aproximadas 350 horas de testes em túneis de vento. para arrematar, a carroceria está até 90 quilos mais leve e com rigidez torcional 28% maior – o que faz toda a diferença quando o assunto é performance.
a maior revolução está na adoção de um motor 2.0 turbo (na onda do novo ford mustang, que conta com uma versão 2.3 ecoboost, além dos tradicionais v6 e v8). no chevrolet, o motor menor rende 275 horsepower e 40,8 kgfm de torque entre 3000 e 4500 rpm. o camaro lt acelera junto com o novo audi tt (de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos) e ainda consegue consumo digno de onix: 12,7 km/l na estrada. e para reforçar sua verve mais tranquila, há o recurso de cancelamento de ruídos externos, mas ao ser equipado com o sistema de som bose (opcional), é possível ajustar o “volume” do barulho de motor.
a versão lt pode receber o motor 3.6 v6 aspirado, também novo, com 335 hp e 39,3 kgfm de torque. a injeção de combustível é direta e, sem tanta pressão no pedal do acelerador, o motor tem automaticamente dois cilindros desativados.
o camaro ss (versão vendida no brasil) agora possui o motor 6.2 lt1 v8 do corvette, que também traz o active fuel management quando equipado com câmbio automático hydra-matic 8l90, com oito marchas e trocas sequenciais através de paddle-shifts. o rendimento é de 455 horsepower (contra 406 cavalos do modelo atual) e torque de 62,9 kgfm; tanto o v6 como o v8 trazem escapamento que geram som do motor mais grave.
por dentro, o camaro também foi repaginado: agora conta com quadro de instrumentos digital com dimensão diagonal de oito polegadas, mylink com tela sensível ao toque de 8 polegadas, freio de estacionamento eletrônico (sanando a velha falha da geração anterior, que tinha freio de mão perto do banco do passageiro – uma herança do projeto, tocado em conjunto com a holden australiana), que permitiu por em posição mais ergonômica os porta-copos, e iluminação com leds que pode assumir 24 cores
as vendas iniciam no fim de 2015, apenas nas versões lt e ss, com produção em michigan (eua).