Jaguar leva veículos históricos para a edição 2015 do mille miglia
-
foto: divulgação
para comemorar seu 80º aniversário, a jaguar reuniu uma frota de nove veículos raros e históricos da marca para participar da edição 2015 da lendária mille miglia, corrida que começa hoje e percorre grande parte do território italiano, saindo da cidade de brescia rumo à roma e com retorno ao local de largada.
os fãs que acompanharem a exibição poderão ver de perto três exemplares do c-type, outros três do d-type, além de um xk-120, um xk-140 e um mk ii, todos veículos produzidos durante a década de 50 e são considerados verdadeiras obras de arte sobre quatro rodas até os dias de hoje.
um dos c-types que participarão da prova traz o código de registro “ndu 289” que comprova ser o mesmo modelo que participou da edição original da mille miglia em 1953, sendo conduzido na época pelos pilotos mario tadini e franco cortese. esta edição marcará a volta do modelo às pistas 62 anos depois. neste ano, o modelo será conduzido pelo diretor de engenharia da jaguar, mike cross.
outro c-type que largará hoje em brescia já foi conduzido por nada menos do que sir. jackie stewart, uma das lendas do automobilismo mundial, entre 1953 e 1955. este ano, o mesmo modelo será conduzido pelo pentacampeão das 24 horas de le mans e tricampeão das 24 horas de daytona, o experiente piloto derek bell. um vídeo com mais informações sobre esse lendário veículo pode ser acessado pelo link: http://youtu.be/jvf9z1nea2y
o terceiro c-type da frota traz o registro ‘pug 676’ e foi amplamente utilizado em corridas durante o período pós 2ª guerra. ele será pilotado pelo seu proprietário e atual presidente do comité real de veículos a motor, bem cussons.
a participação da jaguar na lendária mille miglia não poderia ser completa sem a presença de veículos da linha d-type. um deles, que traz o registro ‘nvc 260’, competiu em diversas edições da prova durante a década de 80. o modelo, que oficialmente pertenceu a ralph lauren, competiu diversas provas entre os anos de 1956 e 1957. ele será conduzido nesta edição por simon kidston, seu atual proprietário e um dos maiores experts em automóveis do mundo.
outro d-type que alinhará no grid de hoje traz o registro ‘rsf 303’. o modelo esteve em diversas corridas de renome durante a década de 50. o modelo foi criado para participar das 24 horas de le mans e conquistou o vice-campeonato da prova na edição de 1957. no mesmo ano e no ano seguinte, ele também participou da mille miglia. neste ano, ele será conduzido pelo diretor de design da jaguar ian callum, companhado pelo empresário e fanático por carros clive beecham.
sob o registro ‘393 rw’, o ultimo d-type da frota foi vencedor das 12 horas de remis em 1956 e conquistou o sexto lugar nas 24 horas de le mans no mesmo ano – com direito a ter registrado a volta mais rápida da prova. ele será conduzido nesta edição pelo renomado chef james martin, que apresenta o programa saturday kitchen pela rede de tv britânica bbc. um vídeo com informações completas sobre o lendário d-type pode ser acessado em: http://youtu.be/h_9jenc6mss
modelos históricos e raros como esses podem ser conduzidos por entusiastas da marca em todo o mundo. uma frota de c-type, d-type e e-type está disponível no centro de testes da jaguar, na região de west midlands, no reino unido.
o jaguar heritage drive experience dá a oportunidade de pessoas experimentarem a sensação de dirigir esses históricos veículos em programas que variam entre uma hora a um dia completo de experiência com os carros da marca.
mesmo não estando disponível ao público no jaguar heritage drive experience, o público poderá ver de perto um exemplar do luxuoso sedã mk ii na pista durante esta edição da mille miglia e perceber porque o modelo era um ícone durante a década de 50, ao atingir quase 200 km/h mesmo com cinco pessoas a bordo, marca impressionante para a época. um exemplar idêntico ao usado este ano foi o vencedor do charmoso rally de monte carlo em 1956, pilotado por ronnie adams.
adicionando glamour à edição 2015 do mille miglia, o xk-120 de registro ‘oof 748’, carinhosamente apelidado de betsey por jodie kidd, apresentadora do programa “the classic car show” exibido no reino unido. o veículo participou da prova no ano passado e será novamente conduzido por joddie este ano. mais informações sobre a linha xk-120, um dos primeiros veículos da jaguar, podem ser vistas no vídeo: http://youtu.be/qvczfp4q8bc
sucessor do xk-120, o xk-140 chegou ao mercado em setembro de 1954 e fez jus ao seu predecessor como um dois lugares superesportivo. a bordo do exemplar com registro ‘tac 743’, que foi completamente restaurado em 2006, estará o piloto david hobbs. a jaguar irá publicar atualizações em tempo real da edição 2015 do mille miglia em sua página no facebook www.facebook.com/jaguar.
fonte: jaguar land rover américa latina e caribe