Mais barato do mundo, tata nano ganha face-lift e novos itens
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em 2008, este carrinho indiano de 3,10 metros de comprimento surpreendeu o planeta como sendo o mais barato já fabricado, mas em seu país de origem o tata nano não fez o sucesso desejado e ainda esteve sob suspeita ao ter unidades se incendiando repentinamente. para revitalizar o nano, é promovido uma pequena reestilização (batizada de genx) acompanhada de um banho de loja, com itens de conforto e conveniência nunca antes disponíveis, já que a proposta inicial sempre foi simplificar o máximo possível.agora, o nano dispõe do câmbio automatizado “easy shift”, com modo sport para acelerações otimizadas e creep, função para condução em baixa velocidade, ao se soltar o pé do freio, porém sem pisar no acelerador (em manobras de estacionamento e congestionamentos), além da direção com assistência elétrica, mais suave. o consumo de combustível se mantém baixo: até 21,9 km/l. em contrapartida, a capacidade do porta-malas cai dos já nanicos 110 para 94 litros.
por fora, o nano conta com faróis com máscara negra, grade frontal no capô (decorativa, já que o motor é traseiro), novos para-choques (com inserto que une a abertura frontal aos faróis de neblina) e cores novas (sangria red e persian rose, além das já existentes pearl white, meteor silver, royal gold, dazzle blue e damson purple).
internamente, o tata recebe volante redesenhado, tecido com nova padronagem (o símbolo matemático do infinito), novo quadro de instrumentos com display de informações integrado (com consumo instantâneo, distância percorrida e indicador de troca de marcha) e traz opcionais como ar-condicionado e sistema de som amphistream, com rádio/cd player, entradas usb e auxiliar, além de bluetooth e 4 alto-falantes (um avanço e tanto para um carro que, na versão mais simples, nem tinha saídas de ventilação). na falta de itens de segurança como airbags e freios abs, o nano responde com zonas de deformação programada, barras de proteção nas portas, travessa anti-capotamento e altura em relação ao solo de 180 milímetros.
o motor tem 624 cm³ e entrega 38 cavalos @ 5500 rpm e 5,2 kgfm de torque @ 4000 rpm.
serão ao todo cinco versões: xe, xm, xt (todas com câmbio manual, com consumo de gasolina de até 23,6 km/l) e as automatizadas xma e xta, nestas imagens. com as modificações, evidentemente, o preço subiu consideravelmente. há sete anos, com 1 lakh (= 100 mil rúpias indianas) se adquiria a versão mais simples do nano; agora, o xe sem itens adicionais custa 1,99 lakh. o que equivale a us$ 3120,75 (cerca de 9472 reais). o nano genx xt custa 2,49 lakhs, enquanto os automatizados (que estarão disponíveis a partir de agosto) xma e xta custam 2,69 e 2,89 lakhs, respectivamente. a garantia é de 4 anos ou 60 mil quilômetros.