Toyota apresenta nova geração da hilux
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há exatamente dez anos a toyota hilux não passava por uma remodelação tão abrangente. a picape começou a ser produzida em 1968 no japão; a primeira hilux a ser comercializada no brasil foi a quinta geração, importada do japão a partir de 1992 (ano em que também surgiu por aqui a mitsubishi l200). mas o segmento de picapes médias só decolou a partir de 1995, com o sucesso da chevrolet s10 e o início das importações da ford ranger. em 1997, foi reestilizada e passou a vir da argentina, mas sempre foi uma das mais rústicas de seu segmento (perdendo para a bandeirante, que deixou de ser produzida em 2001). naquele ano, foi reestilizada e recebeu motor 3.0; a revolução total veio em 2005, quando passou a ser o modelo mais urbano do segmento, uma fórmula que agradou em cheio e também foi estendida à sw4. atualizações visuais foram aplicadas em 2008 e 2011.
agora, a nova geração é apresentada simultaneamente na tailândia e na austrália, 7 centímetros mais longa, 2 cm mais larga e com capacidade de carga de 1240 quilos. são três opções de carroceria: simples, estendida e a double cab das imagens. também são três as versões: workmate, sr e a sr5 nestas fotos.
a nova geração será comercializada na austrália a partir de novembro, trazendo quatro opções de motorização: 2.8 de 45,9 kgfm entre 1600 e 2400 rpm (25% a mais de torque do que o 3.0), 2.4 de 40,9 kgfm (ambos cerca de 10% mais econômicos), além das versões a gasolina 2.7 quatro-cilindros e 4.0 v6. o tanque de combustível agora comporta 80 litros.
a hilux supera a ranger como picape com a maior quantidade de airbags disponível (sete, como os corolla xei e altis), contando ainda com sinalização luminosa de frenagem de emergência, ar-condicionado digital, computador de bordo com tela central no quadro de instrumentos, controles eletrônicos de tração e estabilidade, hill start assist (“segura” a picape por alguns segundos após o freio de mão ser liberado) e um curioso sistema de som com tela sensível ao toque, saltado do painel e que pode receber câmera de ré nas versões topo-de-linha.