Volkswagen golf variant chega ao brasil partindo de r$ 87 490
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vários automóveis passam antes pelo crivo popular em apresentações antes do lançamento, sendo o salão do automóvel de são paulo um dos palcos mais importantes para as montadoras. e a excelente acolhida do volkswagen golf variant motiva a sua importação para o brasil. trazida de puebla (méxico), passa a fazer parte do (pequeno) time de peruas disponíveis, sem concorrente direta por aqui. externamente, a station wagon sucessora da jetta variant (ao lado) mantém a sobriedade do golf hatch, sendo oferecida nas versões comfortline e highline, ambas com motor 1.4 tsi bluemotion (abastecido somente com gasolina, rende 140 cavalos entre 4500 e 6000 rpm, com torque de 25,5 kgfm de 1500 a 3500 rpm) e câmbio automático dsg de sete marchas com função tiptronic (trocas manuais por meio de aletas no volante ou na alavanca de câmbio).
com comprimento 30,7 centímetros maior (passando a 4,56 metros), o golf variant agora comporta 605 litros em seu porta-malas até a altura dos encostos de cabeça. ao se rebater o banco de trás, a capacidade é ampliada para 1620 litros.
em termos de equipamentos, as duas versões contam com sistema start/stop, multicollision brake (frenagem automática em uma colisão), sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, controles eletrônico de estabilidade (esc) e de tração (asr), bloqueio eletrônico do diferencial (eds e xds), freios a disco nas quatro rodas com abs, bas e ebd, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (hill assist) e monitoramento da pressão dos pneus.
a versão comfortline, que custa r$ 87 490, conta com faróis de dupla parábola, lâmpadas halógenas e luzes de uso diurno, ar-condicionado climatic com saída traseira, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros com isolamento térmico, sistema de infotainment composition media (com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, sensor de aproximação, rádio/cd/mp3 player, bluetooth, interface para ipod e iphone, além de entrada para cartão sd), faróis de neblina com função de luz de conversão, encosto traseiro 1/3-2/3 rebatível, retrovisores externos com aquecimento e função tilt down ao engatar a ré, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, revestimento em tecido zoom preto, regulagem de altura no banco do motorista, luzes de leitura dianteiras e traseiras, descansa-braço traseiro com porta-copos e acesso ao porta-malas, além de sobretapetes em carpete. por fora, é identificável pelo rack de teto na cor preta e pelas rodas aro 16” “dover” ou 17” “dijon” opcionais.
já a versão highline, partindo de r$ 94 990, vem com retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro (preto vienna ou shetland vienna) nos bancos e nas portas, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado de duas zonas de temperatura, focos internos de iluminação, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e retrovisores rebatíveis eletronicamente. externamente, se destaca pelos frisos cromados, rack de teto na cor prata anodizada e rodas de liga leve “geneva” ou “madrid” com pneus 225/45 r17.
com o motor 1.4 tsi (de bloco e cabeçote compostos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta de combustível e turbocompressor), a perua acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 205 km/h, boas marcas considerando-se o peso de 1357 quilos.
como opcionais, o golf variant comfortline oferece os pacotes elegance e exclusive. o primeiro, que custa r$ 4500, é composto por volante com comandos do rádio, computador de bordo e shift paddles, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “coming & leaving home” e rodas “dijon” de 17 polegadas, enquanto o pacote exclusive (+ r$ 8890) adiciona aos itens do elegance o sistema discover media, com gps e map care (atualização dos mapas por três anos sem custo adicional) e, à parte, o teto solar elétrico panorâmico (+ r$ 5300).
na versão highline, há os pacotes elegance (que abrange sistema discover media, abertura das portas com sensor de proximidade e partida do motor por botão, seleção de perfil de condução [normal, sport, eco e individual] e rodas “geneva” de 17 polegadas, por r$ 5820), exclusive (adiciona faróis bi-xenônio com leds diurnos, fla [assistente de luz para farol alto, que atua a partir de 60 km/h] e o pacote com controlador adaptativo de distância e velocidade [acc], front assist [monitora permanentemente a distância do tráfego à frente] e city emergency brake [frenagem urbana de emergência], por r$ 15 700) e premium (com sistema discover pro com tela de 8 polegadas, leitor de dvd e hd de 60 gigabytes, park assist 2.0 com manobras automáticas de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, bastando ao motorista dosar freio e acelerador; câmera traseira, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema pro active [pré-tensão dos cintos e fechamento de portas e teto solar para mais segurança em iminência de colisão] e detetor de fadiga, ao preço de r$ 26 670 [!]). o teto solar também é um opcional separado, por mais r$ 5300, assim como as rodas geneva (r$ 1200) ou madrid (r$ 400 compradas em pacotes ou r$ 1600 para a versão básica).
ao todo são nove opções de cores: três sólidas (branco puro, vermelho tornado e preto ninja), quatro metálicas, por r$ 1200 adicionais (prata sargas, prata tungstênio, azul night, azul silk e cinza platinum) e uma perolizada, preto mystic (+ r$ 1700).abaixo, a versão r-line, trazida para exposição no salão do automóvel de são paulo, em fotos de rafael susae.