Mercedes apresenta nova linha amg: c 63 s, s coupé e amg gt s
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a mercedes-benz promoveu para consumidores seletos e jornalistas o amg experience no autódromo velo città, em mogi guaçu (sp), onde foi apresentada a linha amg – iniciais compostas pelas letras dos sobrenomes dos engenheiros hans werner aufrecht e erhard melcher, que estabeleceram a preparadora em großaspach (alemanha) – composta por a 45 amg (o hatchback mais “hot” da marca), cla 45 amg (sedan que lembra um cupê de 4 portas), gla 45 amg (utilitário esportivo que virou sensação no país), slk 55 amg (roadster de dois lugares), e 63 amg (sedã de estilo executivo, rival do bmw série 5), cls 63 amg (o primogênito entre os sedans com jeitão de cupê) e sl 63 amg (o tradicional conversível da montadora), além de três novidades que estão chegando às concessionárias da marca: s 63 amg coupé 4matic (cupê de luxo baseado no classe s), amg gt s (rival direto do porsche 911, apresentado aos brasileiros pouco após sua revelação mundial) e c 63 s (sedan mais apimentado que o cla 45 amg).o mercedes-amg c 63 s denuncia sua voracidade de forma discreta, com seu jeito de c 250 sport anabolizado (ainda mais porque, na montadora da estrela de três pontas, o estilo dos carros mais esportivos se propaga para as versões mais mansas, como não deixam mentir a 250 e cla sport, bem parecidos com as respectivas versões 45 amg). mas debaixo do capô de alumínio, o motor é o 4.0 v8 biturbo, de massivos 510 cavalos a 5500 rpm e torque de 71,4 kgfm entre 1750 e 4500 rpm, com assinatura do técnico responsável, injeção direta de gasolina piezelétrica e turbocompressores montados “dentro do v” formado pelos cilindros.
esta força, aliada à relação peso/potência de 3,2 quilos por cavalo (ainda que seu peso, de 1730 quilos, seja consideravelmente alto para seu porte), é suficiente para o c 63 s acelerar de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e chegar à velocidade máxima de 290 km/h, limitada eletronicamente. conforme o modo de transmissão escolhido no amg dynamic select, o som do motor varia, através de defletor na parte da frente do sistema de escapamento, operado de forma variável. o c 63 s herda do mercedes-amg gt não só o motor, como o recurso dos coxins do motor dinâmicos, que se adaptam e modificam sua rigidez de acordo com as condições de rodagem e estilo de condução.
a transmissão é a amg speedshift mct, com sete marchas e seletor de modos: nas posições sport + e race, as trocas são mais rápidas e a rotação em ponto morto é aumentada; há também os modos comfort e sport, para tocadas mais tranquilas, e a função race start, onde a rotação ideal para a partida é estabelecida automaticamente, bastando ao condutor soltar o freio e acelerar forte. a suspensão amg ride control possui amortecimento regulável de três estágios; o diferencial blocante traseiro reduz o escorregamento da roda interna na curva sem intervenção do freio, o controle de estabilidade traz os estágios esp on, esp sport handling mode e esp off; além disso, a direção eletromecânica traz assistência variável, de acordo com velocidade, a aceleração lateral momentânea e ao modo de condução selecionado no amg dynamic select.
o mercedes-amg c 63 s traz rodas aro 19” e pneus 245/35 na dianteira e 265/35 na traseira; os discos dianteiros de freio medem 390 milímetros de diâmetro. o sedan teve as molduras dos para-lamas alargadas em 1,4 centímetro, com dianteira 5,4 cm maior que o classe c “comum”, por conta da maior bitola, da acomodação do motor v8 e de reforços na estrutura da carroceria. a grade possui abertura de “dupla lâmina” e a tampa do porta-malas acomoda um discreto aerofólio.
abrindo-se a porta, a “tela de partida” acende no quadro de instrumentos, com uma animação do carro piscando os faróis e o logotipo amg aparecendo no visor. o relógio analógico do painel ostenta a grife iwc, enquanto o painel possui frisos de alumínio e forração ártico preta com costuras salientes em cinza cristal. o volante traz uma faixa que marca a posição alinhada e o velocímetro marca até 320 km/h.
o preço do mercedes-amg c 63 s, que chega em junho em todas as concessionárias da marca, é estipulado em us$ 209 900. mas, se ainda pairam incertezas sobre as cotações do dólar, a montadora resolveu fixar a taxa de conversão em r$ 2,60. ou seja, por r$ 545 740 é possível estacioná-lo em sua garagem, contra quase r$ 650 mil caso levássemos em consideração a cotação média diária.
um dos pontos que traduz o refinamento do s 63 coupé amg 4matic está nos faróis: 94 cristais swarovski estão incorporados ao conjunto ótico. o modelo possui motor 5.5 v8 bluedirect com 585 cavalos e 91,8 kgfm de torque (!), acelerando de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, porém atingindo velocidade máxima de “apenas” 250 km/h, barrados eletronicamente. o preço? us$ 349 900 (r$ 909 740).
já o mercedes-amg gt s, destaque da edição passada do salão do automóvel de são paulo, conta com o motor 4.0 v8 amg biturbo com 510 cv nesta versão gt s, aliado a uma carroceria mais curta e leve (1645 kg) em relação ao sls, proporcionando ótimo desempenho: prova do 0 a 100 km/h cumprida em 3,8 segundos e velocidade máxima de 310 km/h. o modelo mais potente, que será acompanhado do amg gt “sem s”, será oferecido no brasil por us$ 329 900 (us$ 857 740).