Audi apresenta r8 e-tron piloted driving
-
a ces chinesa (não, não se trata de uma cópia não-autorizada do evento norte-americano ocorrido no início do ano, e sim da edição asiática da consumer eletronics show, ocorrida na cidade de shanghai) é o local de apresentação do audi r8 com propulsão elétrica e condução autônoma. a carroceria recebeu modificações nos para-choques, capô, rodas, spoilers laterais e aerofólio (o coeficiente aerodinâmico é de 0,28; quanto menor o cx, mais aerodinâmica a carroceria).
dois motores elétricos traseiros geram 170 kw (o equivalente a 231 cavalos) e 46,9 kgfm de torque. os números são modestos frente ao r8 movido a gasolina, mas o e-tron acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 210 km/h (dependendo do tipo de pneu em uso). a autonomia cresceu bastante em relação ao r8 e-tron anterior: de 215 para 450 quilômetros, em parte pelo aumento da densidade das baterias (de 84 para 154 wh/quilo). o recurso combined charging system permite recarregar as baterias em menos de 2 horas.
com um novo tipo de scanner de laser, câmeras em diferentes ângulos e sensores ultrassônicos e de radar na frente e na traseira, a unidade de controle central de assistência ao motorista (zfas) realiza a direção autônoma caso seja requisitado. este recurso deverá estar presente na futura geração do audi a8, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2015.