Apresentação do mercedes-benz s63 amg coupé
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a concessionária newsedan promove a estreia de uma estrela apresentada no salão do automóvel de são paulo em 2014 e foi um dos destaques do amg experience, realizado em sp na semana passada: é o mercedes-benz s 63 amg coupé, apresentado em um evento que destacou a divisão esportiva da montadora alemã. o cla 45 amg também dividiu o showroom com os convidados, mas o s coupé ficou envolto por uma capa para aguçar a curiosidade dos visitantes. além de luis teixeira e de rodrigo teixeira de carvalho, ambos do grupo newland, esta apresentação contou com o presidente da mercedes no brasil, dimitris psillakis.
externamente, o s63 amg coupé lembra outros mercedes e ostenta ampla grade de lâminas prateadas circundada pelos faróis (com 94 cristais swarovski), vincos suaves pela carroceria, detalhes cromados sem excessos, defletores de ar nos para-choques, belas rodas aro 19” (com pneus 255/45 na frente e 285/40 atrás), pinças de freio vermelhas, além de lanternas que invadem a tampa do porta-malas, com filetes horizontais de luzes.
o s63 coupé traz o motor 5.5 v8 biturbo em posição longitudinal, preparado pela amg e com 5461 cm³, que rende 585 cavalos e expressivos 91,8 kgfm de torque entre 2250 e 3750 rpm. em relação ao cl, modelo o qual substitui, foram dispensados 65 quilos (com o uso de rodas de liga leve forjada, bateria de íons de lítio e freios compostos mais leves, embora o peso em ordem de marcha seja de massivos 2070 quilos). ainda assim, a relação peso/potência fica em 3,54 quilos por cavalo. o mercedes acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, porém a velocidade máxima é restrita eletronicamente a 250 km/h. sobre a cobertura do motor há a placa de identificação com assinatura do técnico responsável pela montagem (ficam registradas, então, nossas felicitações ao robin billes).
o ronco do motor pode ser controlado através dos defletores controláveis nos dois silenciadores do escapamento. os parâmetros do s63 podem ser ajustados por comandos ao lado esquerdo do touchpad: “c” indica controlled efficiency, na qual os defletores se mantêm fechados a maior parte do tempo, enquanto nos modos “s” (sport) e “m” (manual), o ronco fica mais livre. estas posições também ajustam o câmbio amg speedshift multi clutch transmission com sete marchas. o eco start/stop desliga o motor em paradas e ajuda a tornar o consumo um pouco mais comedido: o coupé faz 6,3 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.
internamente, o s63 amg coupé oferece um ambiente muito agradável para quatro pessoas, com as telas de 12,3 polegadas como destaque. o visor atrás do volante emula o quadro de instrumentos analógico, com ponteiros em vermelho/prata e escala do velocímetro até 330 km/h, enquanto o monitor direito serve a praticamente todas as funcionalidades do modelo. os bancos de largos apoios laterais possuem ajustes elétricos, memória e aquecimento. também são destaques o teto envidraçado, o volante esportivo com couro perfurado nas áreas de manuseio e aletas de câmbio de alumínio, o sistema de visão em 360 graus, o sistema de som burmester high-end 3d surround (opcional, com nada menos que 24 alto-falantes e potência de 1520 watts, com efeito sonoro tridimensional) e o display head-up (também opcional e presente nesta unidade, que informa a velocidade do carro, os limites de velocidade, as instruções de navegação e os alertas dos sistemas de assistência à direção, com a projeção de uma imagem virtual colorida de aproximadamente 21 x 7 cm, que aparenta flutuar sobre o capô). só comete um pecado: a posição dos puxadores de porta é muito baixa, com tantos comandos concentrados ao redor…
o preço do s63 amg coupé é de us$ 349 900, mas a mercedes do brasil estabelece uma taxa diferente de conversão, onde um dólar vale r$ 2,60. isto faz com que o modelo seja comercializado ao preço de r$ 909 740.
também dividiu atenções no showroom o cla 45 amg. se você (como nós) o acha parecido até demais com o cla 250 sport 1.6 turbo de 211 cavalos, atente aos detalhes: grade com barras prateadas vazadas, retrovisores e filetes dos para-choques em fibra de carbono, logotipos laterais e traseiros exclusivos, além de novo volante esportivo. o principal diferencial está debaixo do capô: é o motor 2.0 de quatro cilindros de 360 horsepower e 45,9 kgfm, acompanhado de tração nas quatro rodas e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. com este conjunto, o cla é catapultado de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, chegando à velocidade máxima de 250 km/h, barrada eletronicamente. o preço é de r$ 298 900.
do lado de fora da newsedan, recepcionavam os convidados os modelos gla 250 sport e classe s 250 sport, os mais potentes (sem partir para a ignorância dos modelos amg). ambos contam com o motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível, recalibrados para render 211 cavalos e 35,7 kgfm ao invés dos tradicionais 156 cv. em termos de 0 a 100 km/h, o c 250 cumpre a prova em 6,6 segundos, enquanto o gla 250 acelera em 7,2 segundos; a velocidade máxima dos dois é de 250 km/h, limitada eletronicamente. ambos contam com para-choques mais esportivos e rodas aro 18” no c e 19” no gla. o sedan custa r$ 195 900, e o suv, r$ 189 900.
e os mais detalhistas certamente repararam nas miniaturas presentes de smart fortwo e mercedes classe a, ambos em escala 1:43, repletos de pequenos detalhes. o smart é feito pela minichamps e o classe a é fabricado em edição limitada de 1000 unidades pela schuco.