Audi lança q3 reestilizado no brasil, com nova opção 1.4 tfsi
-
a audi inicia as importações da linha 2016 do crossover q3, com mudanças no design e na gama de versões. externamente, o modelo se destaca pelos novos faróis de xenônio e luzes diurnas de leds, grade com moldura prateada que se estende até as luzes, lanternas de leds com novo estilo interno, entradas de ar redesenhadas e novos para-choques, mais esportivos. serão cinco versões: duas com o motor 1.4 tfsi de 150 cavalos (inédito no q3), nas configurações attraction (a mais em conta, por r$ 127 190), e ambiente (r$ 144 190), ambas com tração apenas nas rodas da frente; outras duas com o motor 2.0 tfsi de 180 cv (attraction, tabelada a r$ 145 190, e ambiente por r$ 165 190) e o modelo topo-de-linha 2.0 tfsi ambition de 220 cavalos, que custa r$ 190 190.
os propulsores tfsi, turbinados e com injeção direta de gasolina, contam com ativação dos cilindros sob demanda e sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e religa ao aliviar o pé do freio. o motor 1.4 tfsi rende 150 cavalos entre 5000 e 6000 rpm e o torque é de 25,5 kgfm entre 1500 e 3500 rpm. com este motor, o q3 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 204 km/h.a versão 2.0 tfsi de 180 cv (entregues entre 4000 e 6200 rpm) tem torque de 32,6 kgfm de 1400 a 3900 rpm, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar a 217 km/h. já o 2.0 recalibrado para render 220 cavalos (entre 4500 e 6200 rpm) rende 35,7 kgfm entre 1500 e 4400 rpm, levando a versão ambition de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e a atingir a velocidade máxima de 233 km/h. o sistema audi drive select permite que o ajuste de módulos como os amortecedores ativos, que têm a rigidez alterada conforme o tipo de piso.
as dimensões permanecem basicamente as mesmas (4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 metro de altura e 2,60 metros de distância entre-eixos). a versão de entrada tem peso de 1405 quilos. o porta-malas comporta 460 litros, ou até 1365 l com o rebatimento dos bancos traseiros.
as versões 1.4 e 2.0 attraction trazem de série ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luminosidade e de chuva, volante esportivo com shift paddles, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade, faróis de xenônio com ajuste automático de altura, lanternas de leds, rodas aro 17”, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro. na versão 2.0, o motorista conta com ajustes elétricos do banco elétrico e pacote de iluminação interna.
os q3 1.4 e 2.0 ambiente trazem ar-condicionado automático, porta-malas com abertura elétrica, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro, rodas aro 18” e retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. o ambiente 2.0 também possui o audi drive select, sensor de estacionamento na frente, barras de teto na cor prata e soleira das portas em alumínio.
no audi q3 2.0 ambition, há ainda: bancos do motorista e passageiro da frente com ajuste elétrico, computador de bordo com marcador de temperatura colorido e rádio mmi com sistema de navegação. como opcional há o pacote conforto, que traz audi side assist (alerta lateral para segurança em mudanças de faixa), keyless-go (abertura e partida sem inserção da chave) e sistema de som da bose.