Volkswagen fox 2016 chega as revendas
-
fotos: divulgação
a volkswagen do brasil está lançando simultaneamente à europa a nova geração de sistemas de infotainment para o novo fox. a tecnologia global inédita é a nova geração da “plataforma modular de infotainment” (mib 2). trata-se de uma evolução da central multimídia que era ofertada novo golf, que já é considerado referência em seu segmento no mercado brasileiro em quesitos como interatividade, fácil manuseio e recursos audiovisuais disponíveis.
com isso, mais uma vez, o novo fox inova em sua categoria ao chegar às concessionárias da marca com mais equipamentos e tecnologias inéditas no país. além disso, todos os modelos 1.0 do novo fox 2016 passam a utilizar o novo motor 1.0 de três cilindros, da família ea211.
outras novidades são o ar-condicionado e o novo volante global da volkswagen, que passam a ser de série em todas as versões do modelo. fabricado em são josé dos pinhais (pr), o novo fox 2016 será oferecido em quatro novas cores: três metálicas (prata tungstênio, cinza platinum e azul silk – tonalidades disponíveis até então em modelos de segmento superior) e uma perolizada (preto mystic). ao todo, a linha fox (incluindo o crossfox) conta com 14 opções de cores e oferece garantia de três anos.
na linha 2016, a versão trendline, de entrada, é equipada desde a base com itens muito valorizados pelo cliente, como ar-condicionado, direção elétrica, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, rodas de aço aro 15” com pneus 195/55, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. disponível em dois motores (1.0 de até 82 cv e 1.6 de até 104 cv), a configuração trendline passa a incorporar de série o novo volante global (igual ao do novo golf), com design moderno e acabamento sofisticado. o novo volante e o ar-condicionado também passam a integrar a lista de série do novo fox bluemotion.
já na versão intermediária comfortline, oferecida com os mesmos motores da trendline, o novo fox 2016 pode ser equipado com os novos sistemas de infotainment “composition media” e “discover media”. estas centrais multimídias possibilitam maior interatividade e entretenimento, além de um visual mais moderno e tecnológico. outro destaque é a facilidade de uso, possibilitando uma condução mais segura e confortável.
como novidade esses novos sistemas trazem a interatividade com smartphones por meio da tecnologia volkswagen app-connect, que reúne os sistemas “mirrorlink”, “carplay” (compatível com aparelhos com sistema apple) e também com o sistema “android auto” (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartphones da google). estes sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.
o sistema de infotainment “novo composition media” oferece uma central multimídia com rádio que se destaca pela sua tela de 6,3” sensível ao toque, colorida, de alta resolução e com conectividade avançada com os smartphones através do “app-connect”.
o sistema de infotainment “novo discover media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. esse sistema também contempla o “mapcare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas diretamente pelo cliente durante toda a vida do veículo.
a configuração highline do novo fox 2016 e o novo crossfox 2016, que são equipados com o novo motor 1.6 msi de até 120 cv, tiveram suas estruturas de opcionais reformuladas. “completos” de série, os modelos oferecem como equipamentos adicionais o novo sistema de infotainment “composition media”, o pacote elegance (que contempla acabamento interno em native, teto solar e rodas de liga leve 16”) e o módulo tecnológico, que recheia o modelo com controlador automático de velocidade (piloto automático), faróis de neblina com luz de conversão estática (“cornering lights”), sensores de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico e o infotainment “novo discover media”.
o novo fox 2016 passa a contar em todas as versões 1.0 com o motor 1.0l mpi de 3 cilindros total flex, da família ea211, produzido na fábrica de motores da volkswagen em são carlos (sp). moderno e econômico, o motor ea211 1.0l r3 foi eleito o “motor do ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. a premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista autoesporte, da editora globo.
sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. o torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
o motor ea211 1.0l, que estreou no brasil no fox bluemotion, em junho 2013, no novo fox 2016 é combinado à consagrada transmissão manual mq200 de cinco marchas, que utiliza relações longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
fonte: volkswagen do brasil – assuntos corporativos e relações com a imprensa