Detalhes do novo audi tt attraction tfsi
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em meio a tantos modelos na audi, o tt é um caso à parte: um esportivo compacto cujo ciclo de geração dura 8 anos, com pouquíssimas alterações neste meio-tempo. agora, chega a vez do brasil conhecer a terceira geração, aqui representada pela versão de entrada attraction.
este modelo é identificável pelas rodas aro 18” e pelos faróis de bi-xenônio sem o pacote completo de leds (os piscas frontais, por exemplo, são lampadas comuns). ainda assim, perto do tt anterior é uma evolução visual admirável, com mudanças significativas sem perder a essência do cupê original.
a carroceria manteve basicamente o mesmo formato e dimensões (4,18 metros de comprimento, distância entre-eixos 3,7 centímetros maior [2,505 m], largura de 1,83 mm e altura de 1,35 metro), mas a grade singleframe domina a área frontal e desaloja as quatro argolas da audi para o capô; faróis e lanternas estão mais afilados e o brake-light une as duas luzes traseiras, mas características como a tampa do tanque de combustível, a dupla saída de escape, os arcos nos para-lamas e o aerofólio eletricamente acionado a 120 km/h (mas que também pode ser acionado por uma tecla no painel) também estão presentes no novo modelo.
desde a versão attraction, o quadro de instrumentos se funde ao rádio mmi, compondo o audi virtual cockpit. trata-se de uma tela de 12,3 polegadas que acende assim que a porta é aberta e assume a função de quadro de instrumentos no modo “clássico”. ao ativar as funções do menu, o quadro passa para o modo “progressivo”, onde velocímetro e conta-giros ficam menores e abrem espaço para as outras informações. veja abaixo o exemplo para o gps ativado nos modos “clássico” e “progressivo”, respectivamente. independente do modo, informações como autonomia, relógio, temperatura externa, ícones de alerta e rádio selecionada aparecem nas bordas centrais. há botões no volante, porém é mais intuitivo usar os comandos do console central, que incluem touchpad que reconhece letras e atalhos para os principais menus. o comando liga/desliga, que também ajusta o volume, está situado mais distante, ao lado do botão de ignição.
a qualidade do sistema de som, verdade seja dita, não condiz com um modelo nesta faixa de preço. contudo, ele traz diversas opções de conectividade: duas entradas usb e uma auxiliar dentro da tampa à frente da alavanca de câmbio, comandos por voz, bluetooth e, no porta-luvas, cd player e dois leitores de cartão sd, como no primo vw golf vii.
os controles de direção, distribuição e intensidade do fluxo do ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação, que lembram as turbinas dos aviões. abaixo destes comandos estão os interruptores que desligam/ligam o controle de tração, acionam o pisca-alerta e levantam manualmente o aerofólio.
os bancos com bom apoio lateral mesclam couro e alcantara, contando com ajustes elétricos (necessários para ter acesso aos diminutos assentos traseiros). lá, o espaço para cabeça (por conta do arco do teto) e pernas (pela posição dos bancos) acomoda somente crianças – e para isso estão os pontos de ancoragem do isofix, para cadeirinhas infantis.
para um cupê, os 305 litros de capacidade do porta-malas são bons (13 l mais do que anteriormente), e o espaço pode ser ampliado com o rebatimento dos encostos traseiros. uma grande rede ajuda evitando que as bagagens rolem nas curvas, e há uma tomada de 12 volts.
o tt também conta com itens como freio de estacionamento elétrico, copo de alumínio, para-sóis com espelhos cobertos (luzes acendem ao empurrar a cobertura), porta-objetos central com isqueiro e porta-copo, pedais de alumínio, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e de luminosidade, controlador automático de velocidade e comandos elétricos dos vidros e retrovisores.
em termos de segurança, o tt 2015 traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, pré-tensionadores dos cintos de segurança, freios a disco ventilados na dianteira com recuperação de energia, abs, ebd e bas; indicador de pressão baixa nos pneus, limpadores de faróis, acendimento intermitente das lanternas em frenagens bruscas e assistente de partida em ladeiras.
o motor 2.0 tfsi, turbinado e com injeção direta de combustível, agora rende 230 cavalos (19 cv a mais) e torque de 37,7 kgfm (2 kgfm a mais) entre 1600 e 4300 rpm. de carroceria compacta e relativamente leve (1335 kg), o tt tem bom desempenho: acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. além disso, o consumo é bem razoável para um carro de sua categoria: 9,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, resultados que, somados à emissão de 123,8 gramas de co2/km rodado, renderam ao audi a classificação a no programa de etiquetagem veicular do inmetro. seu tanque de combustível comporta 50 litros, e o start-stop contribui para poupar gasolina ao desligar o motor em paradas. o câmbio s tronic possui dupla embreagem e seis marchas, podendo ser controlado manualmente pelos paddle-shifts atrás do volante. nas modelo das imagens, o reforço na bateria é feito para aguentar dias a fio com os faróis acesos.
custando o mesmo que o tt anterior, o modelo attraction 2015 sai por r$ 209 990 sem opcionais e não possui concorrentes diretos entre os cupês: o peugeot rcz está em uma faixa inferior de desempenho (motor 1.6 thp de 165 cavalos) e preço (r$ 155 090). o chevrolet camaro corre por fora, esbanjando potência (motor 6.2 v8 de 406 cavalos), porém bem maior e mais pesado, e também no aguardo de uma geração nova, ao preço de tabela de r$ 241 350. na versão ambition do tt, que custa r$ 20 mil a mais, o pacote de equipamentos é complementado pelo rádio mmi plus, ar-condicionado automático com comandos digitais integrados nas saídas de ar, audi drive select, faróis full led, pacote de luzes internas e rodas aro 19”.