Coluna mecânica online | acc é evolução dos sistemas de piloto automático
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fotos: divulgação
as pesquisas revelam que o fator humano é a causa principal de 95% dos acidentes de trânsito. já o ambiente em que se trafega (ruas e estradas) contribui em 30% e as condições dos veículos representam 10% dos fatores que resultam em acidentes. enquanto o veículo autônomo ainda não é uma realidade, os sistemas de assistência estão cada vez mais presentes para ajudar o motorista na condução do veículo.
e um dos sistemas de segurança que merece destaque é o acc (piloto automático inteligente ou active cruiser control ou controle de cruzeiro adaptável), que representa uma comodidade para o motorista e o ajuda a manter-se a uma determinada distância/intervalo de tempo do carro à frente. essa distância pode ser configurada pelo motorista.
durante viagem na alemanha à convite da bosch, aproveitei para esticar alguns dias entre as cidades de frankfurt, sttutgart e munique. cerca de 460 quilômetros de boas estradas, indo e voltando e em alguns momentos sem velocidade limite, nas famosas autobahns.
no início a sensação de acelerar modelos da porsche, bmw, mercedes e volkswagen é tudo que se deseja, mas após alguns quilômetros começa a bater o cansaço, sem falar que nas laterais das estradas alemães só temos árvores fechando a visão. o foco na via é constante, mas o carro pode ajudar a tornar a condução mais fácil.
em todos os modelos que avaliei estava lá o sistema acc. a tecnologia que começa a crescer no brasil já é uma realidade na europa. ele deve seguir a mesma trajetória dos airbags e freios abs, que inicialmente eram caros e hoje são uma realidade. com o tempo e com o volume de vendas, a tendência é o preço baixar bastante e tornar acessível para mais clientes, em diversos modelos.
o sistema funciona de 0 a 160 km/h e mantém o automóvel numa distância pré-programada do carro da frente, reduzindo e freando automaticamente caso veículos mais lentos entrem na frente. caso o carro da frente pare, o golf variant, por exemplo, irá parar o carro totalmente, e só vai andar quando o carro da frente acelerar novamente. tudo de forma automática, sem intervenção do motorista.
infelizmente no brasil não é apenas o fator humano que precisa ser mais controlado, mas com as vias que encontramos fica difícil utilizar o acc, pois o motorista em qualquer momento pode ser surpreendido por um buraco. então, antes de qualquer coisa, não adianta apenas ter o acc, mas um motorista atento para tentar manter o veículo nas precárias vias brasileiras, de um modo geral.
entenda o funcionamento do acc
– o piloto automático adaptativo funciona com um radar instalado na dianteira do veículo que emite um sinal de ultrassom;
– quando o sinal encontra um objeto ele volta e com essa resposta o computador calcula a distância e velocidade do veículo à frente;
– o acc permite que o motorista escolha níveis de distância (geralmente são três) para o veículo da frente. os comandos ficam, geralmente, no volante, e as indicações de distância aparecem no painel de instrumentos;
– se o veículo da frente desaclerar, o carro com acc ligado também irá diminuir a velocidade, mantendo sempre aquela distância mínima que o condutor determinou;
– o sistema pode, inclusive, frear totalmente o carro, caso o outro pare. quando o veículo à frente voltar a acelerar, o acc vai aumentar a velocidade;
– caso a pista esteja livre, o sistema também é capaz de calcular e acelerar até a velocidade programada pelo piloto automático;
– se um veículo da faixa ao lado muda para a faixa onde o veículo equipado com acc trafega, o sistema detecta esse movimento e o repentino aparecimento de outro veículo no sinal do radar, freando o veículo e mantendo a margem de segurança;
– e se o semáforo ficar vermelho? aí você terá que acionar o pedal de freio e parar o carro. o acc (ainda) não detecta sinais fechados;
– devemos lembrar que apesar da eficiência deste, o motorista continua tendo total autonomia para acelerar ou frear o veículo normalmente nos pedais, independente do funcionamento do acc. a decisão sempre será do condutor.
tarcisio dias – profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader