Bmw x1, futuro brasileiro, estreia nova geração
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o segmento de utilitários esportivos vive um momento marcante no brasil e no mundo – a bmw atualmente conta com cinco suvs (ou melhor, savs – sports activity vehicles – como prefere a marca bávara) em seu portfólio: x1, x3, x4, x5 e x6. o menor representante, baseado na plataforma do série 3 touring da geração passada, começou a ser produzido em 2009 e fez sucesso em todo o mundo, vendendo mais de 730 000 unidades e sendo produzido não apenas na alemanha, como também na china, índia, méxico, rússia, tailândia… e em breve, no brasil. nós teremos a segunda geração, totalmente repaginada – tão mudada que, para desgosto dos fãs puristas da montadora – o motor é montado na posição transversal e existirão opções com tração dianteira, uma tradição rompida com o lançamento da minivan série 2 active tourer.
externamente, lembra tanto o irmão maior x3 quanto a “mãe” série 2 (que, afinal, lhe cedeu a nova arquitetura modular ukl, de untere klasse). até diminuiu em comprimento (em 1 centímetro, ficando com 4,44 metros), mas cresceu bastante em altura (5,3 centímetros, ficando com 1,60 metro) e outros 2 centímetros em largura (1,82 m). na frente, os ocupantes se sentam em posição 3,6 centímetros mais alta; os passageiros de trás têm até 6,6 centímetros a mais para acomodar as pernas. e o porta-malas cresceu significativos 85 litros, passando a acomodar 505 l.
o ambiente interno também recebe redesenho completo, trazendo o sistema multimídia idrive com tela de 6,5 polegadas (como opcional, há a tela de 8,8 polegadas com gps), entradas auxiliar e usb, retrovisores externos elétricos com aquecimento, sistema driving experience control, driving assistant plus com traffic jam assistant (combina diversas funcionalidades: assistente de farol alto, alerta de colisão iminente com frenagem automática, controlador de velocidade automático entre 30 e 140 km/h, que pode inclusive frear e retomar a aceleração; alerta de velocidade mostrada nas placas e de mudança de faixa não sinalizada), bmw connecteddrive services com chamada de emergência em caso de colisão e conectividade com aplicativos de celulares, e opcionais como parking assistant, teto panorama de vidro (1,20 metro por 84,7 cm) e sistema de som harman kardon com 12 alto-falantes e potência de 360 watts.
a partir de novembro de 2015, serão oferecidas as versões três-cilindros sdrive18i (a gasolina, de 136 horsepower) e sdrive16d (movido a diesel, com 116 hp), sdrive18d (150 hp e 33,6 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas, a única versão sem saída dupla de escape e a mais econômica, podendo fazer até 24,3 km/l), sdrive20d (190 horsepower e 40,8 kgfm de torque), xdrive25i (com tração integral e motor de 231 horsepower e 35,7 kgfm de torque, trazendo o câmbio automático de 8 marchas steptronic e acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos), xdrive25d (com a mesma potência do 25i a gasolina – 231 horsepower – e 45,9 kgfm de torque) sdrive20i (novo motor quatro-cilindros de 192 hp e 28,5 kgfm a partir de 1250 rpm) e xdrive20i, com o mesmo motor aliado à tração nas quatro rodas, que garante acelerações sensivelmente mais ágeis – o 0 a 100 km/h é cumprido em 7,4 segundos, 3 décimos superior ao modelo com tração dianteira.