Nissan retorna as pistas na 24 horas de le mans
-
foto: divulgação
com seus três veículos gt-r lm nismo, nove pilotos e os melhores tempos já registrados, a nissan dá a largada e faz contagem regressiva para voltar à categoria lmp1 das 24 horas de le mans em 13 de junho.
darren cox, diretor global de automobilismo da nissan
nem posso acreditar que faz apenas um ano que lançamos o programa em londres, em maio de 2014. muita coisa aconteceu desde então. a equipe fez um trabalho impressionante a partir de uma folha em branco e criou aquilo que vocês poderão ver.
harry tincknell, piloto nismo lmp1, carro n° 22:
fui envolvido no projeto desde o início. começamos a rodar o carro e dar voltas para acumular experiência e, agora, nos últimos 3 ou 4 testes melhoramos tanto nosso tempo por volta como a confiabilidade do carro.
jann mardenborough, piloto nismo lmp1, carro n° 23:
é incrível poder dirigir este carro agora e nosso planejamento de testes está dentro do cronograma. foi muito legal dirigir o carro nos estados unidos. tem uma potência absurda vindo das rodas dianteiras e a cada vez que testamos o carro ele se mostra ainda mais preparado e capaz de correr ainda mais. também estamos nos sentindo mais confortáveis no carro – e isso vale para os nove pilotos!
ficamos muito mais ocupados quando pilotamos o carro, pois temos que gerenciar o combustível – só podemos utilizar uma quantidade específica em quilos por hora.
também temos que gerenciar mais os pneus – e há muito mais potência disponível. e o tráfego também, pois estamos nos alinhando aos carros gt.
cox:
o maior desafio de le mans são os 365 dias de le mans e não as 24 horas de le mans. o pessoal está trabalhando sem parar.
max chilton, piloto nismo lmp1, carro n° 23:
pela minha experiência anterior em corridas, esta é provavelmente a coisa mais bizarra que já pilotei. mas, na verdade, quando ouvi falar sobre ele da primeira vez, pensei que seria mais difícil dirigir este carro do que é a realidade. quando estou ao volante fico bastante impressionado com toda a potência que vem da dianteira.
sou um dos poucos pilotos que nunca competiu em le mans e, por isso, vamos ter testes bastante intensos nos dias que antecedem a prova. mas acho que as 24 horas podem ser uma boa surpresa.
você tem que mergulhar no espírito da corrida para vencer. não é possível sair feito louco nas primeiras 12 horas e depois acabar tendo um problema. mas o mais legal neste projeto é ter pilotos com capacidades e experiências totalmente diferentes.
mardenborough:
o max tem uma grande experiência em f1 e nós temos quase a mesma idade, mas o marco já correu bastante com protótipos de carros gt; ele também tem bastante experiência com vários carros diferentes. é fantástico poder trabalhar com pilotos que têm aproximadamente a mesma idade e experiências profissionais semelhantes, como o harry e o lucas.
temos muito para oferecer, com experiências diferentes ou semelhantes. é muito legal sentar para fazer o debriefing entre os nove pilotos para falar sobre o carro e o que achamos que é melhor para todos; é muito bom quando todos estão de acordo – felizmente, isso tem acontecido bastante.
ben bowlby, diretor da equipe lmp1 inglesa e responsável pelo projeto do carro:
tivemos ideias malucas e fizemos um grande desenvolvimento. trabalhamos jornadas ridiculamente longas. agora, temos algo para nos orgulharmos: 3 carros indo para le mans, com 9 pilotos, e também desenvolvemos os motores, os pneus, toda nossa estratégia de ajuste também foi desenvolvida através de testes – as diferentes posições da direção para que os pilotos possam dar o melhor de si – é muita coisa para gerenciar.
agora só precisamos dar o melhor de cada um com uma performance perfeita.
fonte: atendimento à imprensa – nissan do brasil