Ap com virabrequim 1.6 e pistão 1.8
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cara, na verdade isso eh simples, o carro vai ficar 1.7, eh isso q vc quer?
pq as bielas 1.6 e 1.8 sao as msm. o pistao do 1.8 eh mais baixo do q o do 1.6, dai vc vai ter q baixar no bloco em torno de uns 5mm.
se vc quer um carro 1.7 vale a pena, senao o valor da plaina do bloco vc ja compra um vira 1.8, mas no mais é soh baixar o bloco
q dai ta tudo certo.
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amigo essa combinação continua sendo 1.6 pois o ap 1.6 e ap 1.8 usam pistão de 81mm, ou seja, não muda nada em cilindrada, precisa ver ainda se o pistão não vai sair demais fora do bloco em pmi.
não vejo vantagem nenhuma a não ser que vc queira destaxar muito o motor, porém vai alterar toda a dinâmica de combustão.
para fazer 1.7 tem que usar vira 1.6 e pistão de 82,5mm do motor 2.0. essa receita é mais velha q andar para trás.
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cara, na verdade isso eh simples, o carro vai ficar 1.7, eh isso q vc quer?
pq as bielas 1.6 e 1.8 sao as msm. o pistao do 1.8 eh mais baixo do q o do 1.6, dai vc vai ter q baixar no bloco em torno de uns 5mm.
se vc quer um carro 1.7 vale a pena, senao o valor da plaina do bloco vc ja compra um vira 1.8, mas no mais é soh baixar o bloco
q dai ta tudo certo.
essa conta ta toda errada amigo…
para um 1.6 virar 1.7 tem que necessariamente alargar os cilindros... então só com pistão de 2.0...
os pistões do 1.8 tem o mesmo diâmetro do 1.6 porem o alojamento do pino deslocado pra cima... ou seja o pistão não sobe até o topo do bloco e fica destaxado.
ao meu ver... modificação em ap só vale a pena se for abrir para 1.9 ou 2.0, dependendo pro projeto....
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pra simplificar: ap 1.6 com vira e pistão de 1.8, é um nativo 1.8 original de fábrica sem precisar mexer nada no bloco
ap 1.7 é a configuração mais chata de se fazer… pois como os blocos são idênticos em altura, cada vês que o vira tem mais curso o pistão tem o pino deslocado pra cima pra não passar da altura do bloco...
então se usar pistão de 2.0 tem 2 níveis de deslocamento, pois passa do 1.8... uma conta básica que fiz, fica mais de 1cm pra chegar no topo do bloco...
a melhor saída é usar os pistões modificados para 1.9 e mesmo assim tem que fatiar o bloco a diferença de curso do vira do 1.6 para 1.8
digo isso pq estou anotando tudo que posso fazer com meu 1.6. e até agora não tem outra coisa mais custo/benefício já que vai mexer, abre e troca pistão e vira pra 1.9, pois já que vai abrir as camisas do bloco, já lança vira de 1.8 e pistão de 2.0 alcool, e dependendo do projeto, mexe ou não no bloco.
eu até agora estou pra por vira de 1.8 e pistão de 2.0 alcool e baixar o bloco uns 2 a 3mm (tem q montar pra ver a diferença) e deixar o 1.9 com a taxa de um ap a álcool pra poder rodar o dia a dia com o motor taxadinho. sai praticamente o preço de uma retifica comum.
vai adquirindo as peças devagarzinho... vira de 1.8, pistão e anéis de 2.0. junta de 2.0, bronzinas de iela e mancal, cabeçote de 2.0... quando parar sai tudo de uma vez sem surpresas (sempre tem né?)
se amanhã vir turbo, que seja com intercooler e no máximo 1 bar...
se for pra avacalhar, abre denovo, forja o 1.9, destaxa com pistão forjado a gasolina e pau (mais com essa crise e o preço da pinga, isso deve demorar....)