Decisão inédita do latin ncap tira 3 estrelas de proteção do renault clio
-
o renault clio (vendido com o sobrenome mio em alguns mercados) foi, ao lado do chevrolet agile, o primeiro carro comercializado nacionalmente a zerar estrelas de proteção a adultos no crash-test frontal a 64 km/h promovido pelo latin ncap, já que o modelo não trazia airbags. com as bolsas infláveis frontais, seu desempenho no teste de colisão melhorou consideravelmente: passou a oferecer 3 estrelas de proteção a adultos – o item de segurança passiva começou a ser instalado de série em países da américa latina – inclusive no brasil – a partir do início de 2014 (veja aqui).
porém, logo após a secretaria do latin ncap tomar conhecimento de que a produção do clio foi transferida para a colômbia e que por lá ele não traz os airbags nem mesmo como opcionais (assim como nosso modelo brasileiro, até 2014), foram retiradas as três estrelas em segurança do renault, atribuindo-lhe zero estrela para proteção dos ocupantes adultos.
assim que foi informada do rebaixamento na avaliação do clio vendido na colômbia, a renault se comprometeu a incluir airbags para motorista e passageiro, porém apenas em fevereiro de 2016. desta forma, por enquanto, o latin ncap mantém a classificação de estrelas zeradas no quesito de proteção aos adultos.alejandro furas, secretário geral do latin ncap, comentou: “este é um desenlace extremamente decepcionante para um fabricante como a renault. em outros mercados, atingiram as cinco estrelas para seus modelos. por que não cumpriram sua promessa quanto à segurança dos consumidores da américa latina?”.