Primeira volta: nissan sentra chega a linha 2016 e ganha série especial unique
-
fotos: marcus lauria
vendido em quase 70 países, com mais de 500 mil unidades vendidas no último ano fiscal e mais de 5 milhões veículos vendidos desde seu lançamento no mundo, em 1982, o nissan sentra chega a sua linha 2016, com novidades tecnológicas e a apresentação da série especial unique. além de trazer como novidades a incorporação dos controles de tração e de estabilidade e da plataforma de mídias sociais nissan connect™. os preços começam em r$ 69.190.
uma das principais novidades da linha 2016, a série especial unique é um nome conhecido do cliente nissan e dos consumidores brasileiros, já que a geração anterior do sedã médio teve também uma edição especial na linha 2012. na atual versão, é a primeira vez que o modelo tem essa série, que traz requinte com o acabamento do interior e dos bancos de couro claros e acessórios como soleiras das portas iluminadas, tapetes e rodas esportivas exclusivas, entre outros itens.
o nissan sentra 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (vehicle dynamic control – vdc) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao gps, o nissan connect™ (nas versões sl e unique).
a marca japonesa traz de volta a série especial unique, criada com o objetivo oferecer exclusividade aos clientes do sedã médio. posicionada no topo da gama, a novidade traz refinamento nos detalhes, e tem preço sugerido de r$ 87.490.
equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16v, de 140 cavalos, o nissan sentra unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha sl, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade. difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “greige”, dos paineis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.
outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição “unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico. este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. conta com dois pontos que funcionam como “alto-falante” e “microfone”, que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.
dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.
equipamentos de série como esse ajudaram o nissan sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “índice de furtos”, promovidos desde 2012 pelo centro de experimentação e segurança viária (cesvi brasil). desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o nissan sentra sempre foi o campeão da avalição, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. todas as versões do nissan sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.
completam a lista de equipamentos do nissan sentra unique itens como a chave inteligente i-key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por gps; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (vehicle dynamic control – vdc); conectividade com mídias sociais por meio do nissan connect™, entre outros.
os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões sv e sl do nissan sentra 2016. trata-se de importante adição de segurança, que deixa o sentra em linha com o que o mercado oferece.
o vdc tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. o sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento abs e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. a segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.
o sistema, fornecido pela bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. ao perceber qualquer variação fora do padrão, o vdc age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.
o motorista percebe quando o vdc está em funcionamento pelo indicador “slip” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. o sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento abs funcionarão normalmente.
outra grande novidade do nissan sentra 2016 é a incorporação do sistema nissan connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão sl e a série especial unique. com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. o pacote de serviço do nissan connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. é importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.
e desde a versão de entrada 2.0 s, o nissan sentra traz o sistema bluetooth® com comandos no volante. com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. a versão topo de linha 2.0 sl permite ainda o acesso ao sistema bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. com comandos de voz em português, o gps é o mesmo sistema usado pela nissan em modelos do mercado norteamericano.
a nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. assim, desde a versão de entrada 2.0 s, o sedã traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável. como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com abs de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (ebd); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema isofix.
a versão 2.0 sl traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. a versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.
uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial i-key. disponível desde a versão de entrada 2.0 s, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.
presente em todos os veículos de passeio da nissan no brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.
para os passageiros do banco traseiro, o nissan sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro. na versão 2.0 sl, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. o sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. estão posicionados na área inferior da coluna c, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.
o nissan sentra traz o motor mr20de, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo. além de ser admirado pelos proprietários do sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.
com controle de abertura das válvulas continuamente variável (cvvtcs), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. é econômico, tendo obtido nota “a” na sua categoria dentro do programa brasileiro de etiquetagem (pbe), do inmetro, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 s) como nas com câmbio xtronic cvt® (2.0 sv,2.0 sl e 2.0 unique). o nissan sentra recebeu também o selo “conpet” de eficiência energética veicular, concedido pela petrobras aos veículos mais eficientes que participam do programa brasileiro de etiquetagem veicular (pbev).
o câmbio xtronic cvt® utilizado no nissan sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior. a redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. a relação é mais ampla (7.3:1) que os cvts convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.
o nissan sentra também conta com uma linha de acessórios para personalização, que deixa o veículo ao gosto do cliente. entre os itens disponíveis encontrados na rede de concessionárias da marca estão tapete de borracha; sensor de estacionamento; central multimídia; automatizador de vidros; alarme volumétrico; soleira iluminada; frisos laterais; aerofólio traseiro e protetor de cárter.
preços do nissan sentra 2016:
sentra 2.0 s = r$ 69.190
sentra 2.0 sv = r$ 75.990
sentra 2.0 sl sem teto solar = r$ 82.490
sentra 2.0 sl com teto solar = r$ 84.990
sentra 2.0 unique = r$ 87.490
primeira volta
búzios – o sentra 2016 foi revelado para a imprensa automotiva especializada de uma forma bem diferente, saímos dirigindo, em dupla, do aeroporto internacional antônio carlos jobim, o galeão, em direção a cidade litorânea búzios. são cerca de 180 quilômetros, com parte do trajeto urbano e a maior parte dele, na estrada. desta forma, foi fácil conhecer melhor o sedan mexicano da nissan.
na primeira parte do trajeto, fui de carona, ali mesmo já pude sentir a sutileza do rodar macio do sentra, o silêncio à bordo é evidente, mesmo nas ruas esburacadas do rio de janeiro, e no asfalto desalinhado de algumas partes da estrada. além disso, o sedan transmite muita segurança para quem vai no carona e no banco traseiro, esse, inclusive, oferece espaço de sobra para pessoas de qualquer estatura.
na minha vez de pegar no volante e acelerar, aproveitei para abusar um pouco do carro. após ajeitar espelhos, banco e volante, parti para a segunda parte do test-drive. a excelente posição de dirigir, a ótima empunhadura do volante e o visão periférica de dar inveja a concorrência chama a atenção logo na primeira pisada no acelerador.
o motor 2.0 de 140 cavalos de potência a 5.100 rpm, com torque de 20 kgfm a 4.800 rpm, não decepciona. as acelerações são sempre lineares, as retomadas, apesar de um pouco barulhentas, não deixa o motorista perder o pique o tempo todo. ultrapassar passa a ser uma tarefa fácil para esse propulsor bem equilibrado para o peso do carro. em conjunto está o câmbio xtronic cvt de última geração, que dá conta do recado e transmite confiança ao motorista. o sentra também é bom de curva, e mantem o carro sempre na trajetória. enfim, é um sedan que pode chegar muito mais perto da concorrência do que se imagina, basta o consumidor brasileiro prestar mais atenção nesse equilibrado sedan.