Mercedes promove reestilização do classe a
-
há alguns anos, você imaginaria um carro da mercedes-benz pintado nesta chamativa cor verde elbaite (até nas luzes internas)? talvez pelas modificações do classe a 2016 terem sido discretas, a adoção de tonalidades menos sóbrias é um dos diferenciais chamativos. externamente, o a ganha faróis e lanternas com novo estilo interno e iluminação em leds, para-choques mais assemelhados ao gla, novas rodas e saídas de escape redesenhadas. também há alterações na gama de versões: o a 160 passa a ser a versão de entrada, com motor a gasolina de 102 horsepower. a versão a 180 d blueefficiency edition (“d” substitui a sigla “cdi”), movida a diesel, alcança consumo médio de 28,5 km/l e emissão de dióxido de carbono reduzida a 89 gramas por quilômetro rodado. há ainda o “eco display” para orientar o motorista a dirigir de forma mais econômica.
internamente, o classe a também não mudou muito – a criticada tela saltada do painel que serve ao sistema comand online agora possui interface atualizada e tamanho diagonal de 8 polegadas (uma a mais que antes), trazendo mirrorlink (espelhamento do conteúdo do smartphone da tela do carro), conectividade com apple carplay, controle de voz siri, seletividade de informações para evitar distrações e comandos no volante.
o sistema attention assist (de série) agora monitora o nível de atenção do motorista em cinco estágios, a velocidades entre 60 e 200 km/h. há ainda o sistema collision prevent assist plus, que por meio de radar detecta objetos à frente, freando sem intervenção do motorista e pré-carregando os freios em caso de colisão iminente.
as versões 250 e 250 sport passam a contar com opção de câmbio manual; a versão 220 d recebeu 7 hp de potência (rendendo agora 177 horsepower), enquanto os a 250 sport e sport 4matic (esta última com tração nas quatro rodas) passaram dos 211 cv habituais para 218 hp. quando equipado com o câmbio automático 7g-dct, o modelo traz ainda o launch control, que prepara a rotação do motor para otimizar a aceleração. com o pacote esportivo, até os iniciados na linha mercedes-benz podem ter dificuldades à primeira vista para distinguir a versão sport do 45 amg. a partir da versão a 200 d 4matic está disponível o dynamic select, que permite escolher entre os modos “comfort”, “sport”, “eco” e “individual”.
o pacote visual motorsport edition se baseia no kit esportivo amg e na patrocinadora da equipe de fórmula 1 (petronas), incluindo detalhes em azul-claro (ou seria verde?): filetes na grade inferior, nas bordas das rodas, nos retrovisores externos, nos cantos do aerofólio traseiro e em faixas nos bancos de couro. este pacote está disponível para as versões a partir do a 200/a220 d, exceto ao todo-poderoso a 45 amg.
a versão amg agora conta com spoilers nas laterais do para-choque dianteiro, novas rodas, difusor traseiro redesenhado e upgrade no motor 2.0 turbinado, que agora rende 381 horsepower e 48,4 kgfm de torque, o que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (resultado quatro décimos de segundo melhor que seu predecessor), velocidade máxima limitada a 250 km/h e consumo de 14,5 km/l.
a mercedes começa a aceitar encomendas do classe a 2016 a partir de julho próximo, com a chegada do modelo às concessionárias europeias prevista para o fim de setembro de 2015.