Bobina…
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teste tire as aruelas e deixe em contato direto
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arruelas das velasó na bobina eu doloquei porcas com funcao de arroela, como se fossem arroelas grossonas, pra espa?ar a bobina do cabecote… o problema aumentou depois de fazer isso... nao mexi nas velas ontem, acho que elas nao tao causando prolema nao...
vc quis dizer as porcas que eu coloquei pra espa?ar a bobina ou as arroelas das velas mesmo?
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cara, se vc vê a centelha querendo fugir , tem coisa errada nesse cabo…
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exato.. meu carro tava uma falhacao total, nao se via uma centelha pra fora meus cabos de velas em estado e cara de novo, até que eu fui que nem loco pasasndo a mao no cabo e tomei um puta xoke…
cheguei a pensar em trocar bobina
trokei faz 10 dias o jogo... 101% meu carrinho...
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exato… se vc chegou a ver luminosidade, entao não estava querendo escapar faisca... escapou.....
to cansado de ver cabos tipo os accel amarelos novinhos fazerem isso... e olha que com ignicao original hein.. imagine com um amplificador...
mas se vc afirma que piorou quando mexeu na fixacao da bobina, nao custa nada reverter o processo e testar novamente... so pra desencargo de consciencia
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poxa, os cabos sao novinhos, devem ter 1 mes e meio no maximo…
mas resolveu afastando eles de quaquer coisa, mais de 1cm ja eh o suficiente... a luz acontecia quando eles passavam muito perto de alguma coisa, por exemplo no cabecote, que passa perto dum resalto onde se parafusa a capa de plastico do motor, foi soh ajeitar e pronto, parou de brilhar... só se esses cabos estao piorando de qualidade, sao ngk originais do carro.
descobri que nao tem nada a ver, o motor funciona tranquilo inclusive com a bobina solta, sem estar parafusada em nada... entao deixei ela do jeitinho que estava... passei os fios que vao da bobina pro meu modulo um pouco mais afastados dos cabos de vela e melhorou muito. entao re-liguei a malha anti-ruido do fio que vai da bobina pro modulo ao aterramento e melhorou mais ainda... entao liguei a malha do cabo da sonda ao aterramento e melhorou mais ainda
acho que o problema todo esta no ruido no cofre, como os cabos que ligam a bobina ao moduloestao ligado juntos dos que ligam a injecao do carro a bobina, qualquer ruido captado pelo meu cabo, vai pro cabo da injecao tb, provavelmente por isso até o conta-giros original do carro ficou maluco.
vou ligar o aterramento de todos os fios, inclusive do cabo do bico, que sozinho gera ruido que deve ficar preso na malha sem vazar pra outros cabos. vou ligar o aterramento proximo a parede corta-fogo, pra descarregar o ruido ali antes de entrar no carro... vamo ve no que da...
ta ae fotos de como era e como ficou a bobina
aqui é onde ela fica encaixada...
parte dela que fica enfiada no buraco do cabecote
como ela vai encaixada
protecao de 3 camadas de termotape pra tentar diminuir o calor passado pra bobina
bobina parafusada com porcas espa?ando ela do cabecote pra que entre ar atras, tentando diminuir o calor
bom, é isso ae, fica ai a informacao que a area de contato das 4 porcas é suficiente sim pra bobina funcionar direitinho… ah, ela ainda ta novinha. quando ela estraga, ela ato proib?do (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação), atras onde vai dentro do cabecote...
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ah, na ultima foto da pra ver bem onde o cabo tava acendendo, é bem ali perto do salto redondo com rosca no meio, perto de onde os cabos sao presos, o de cima ta torto e muito proximo do salto do cabecote.
outro lugar era ali debaixo do cano da pressurizacao, que ele passava muito perto tb… ajeitando parou de brilhar, nao tem nenhum ponto brilhando em nenhum cabo.
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mas tipo, a bobina naum recebe 12v direto, e pra acionar só chaveia pelo negativo?
e pelo que me consta teu carro tmb wastespark né? entaum no caso, só aterra entre uma vela e outra….naum teria muito haver naum o lance de aterramento da bobina...estranho....
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? isso ai é wastespark chaveada pelo negativo sim, a bobina internamente sao 2 e nao 4, faisca de par em par, pode reparar que por tras ela tem 2 gomos…
ela é chaveada pelo negativo sim
como assim aterrar entre uma vela e outra?
vou manter os espacadores e isolantes sim ka pra ver se ela dura um pouco mais que as outras...
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tipo assim, naum tem aterramento nenhum na bobina entaum…
grosseiramente falando:
no caso, a faisca vai da bobina pra vela, da vela pro bloco, do bloco pra outra vela e desta vela retorna pra bobina...
por isso que tava disendo que aterramento naum tem nada haver na bobina ( só se esta bobina naum tiver ignição interna ( unica uqe conheão assim é a de corsa 1.6 efi))
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nao kra, a unica maneira da faisca voltar pra bobina seria causando outra faisca na outra vela… nao eh assim nao...
o que acontece é que a faisca vai da bobina pra vela, e da vela pro bloco, que é uma massa de ferro, nao precisa fechar o circuito pra acontecer faisca, basta ter massa... a gente nao toma choque mesmo sem estar segurando no carro? pois é, diferença de cargas, nao precisa fechar o circuito...
mas a bobina tem o terra na carca?a sim, mas funciona sem aterrar... mas deve falhar quando um pouco mais exigida...
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tem certeza?
tá ligado que em wastespark, h? o centelhamento simultaneo em duas velas?….......................
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pelo q entendi, essa bobina é exatamente igual a do corsa mpfi, na entrada dela temos um +12 um terra e mais 2 fios q vem da central, um pra cada par de cilindros
dessa forma ao vir o pulso da central sao faiscados 2 cilindros, da bobina parte apenas o + a parte do aterramento vem da rosca entre a vela e o bloco
se conseguir deixar o cabo com vela pro alto sem contato com a massa do carro nao ha faisca
acredito q seja assim, eu ja andei fazendo testes com a bobina do corsa pra estudar um jeito de melhorar a faisca e foi o q descobri sobre o funcionamento da bobina…
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aqui quem é o teimoso naum é vc….hauhauhauhauah
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tem certeza?
tá ligado que em wastespark, h? o centelhamento simultaneo em duas velas?….......................
opa, to ligado sim é uma bobina que na verdade sao 2 duplas internamente(zona hein)
? como se pegassem as 2 duplas do fiasa e enfiassem em 1 soh.
pelo q entendi, essa bobina é exatamente igual a do corsa mpfi, na entrada dela temos um +12 um terra e mais 2 fios q vem da central, um pra cada par de cilindros
dessa forma ao vir o pulso da central sao faiscados 2 cilindros, da bobina parte apenas o + a parte do aterramento vem da rosca entre a vela e o bloco
se conseguir deixar o cabo com vela pro alto sem contato com a massa do carro nao ha faisca
acredito q seja assim, eu ja andei fazendo testes com a bobina do corsa pra estudar um jeito de melhorar a faisca e foi o q descobri sobre o funcionamento da bobina…
exatamente igual, sem rotor nem nada.
se a vela tiver pro alto nao tem faisca, agora se a bobina tiver pro alto e a vela no bloco, a bobina sem aterramento no secundario, tem
ainda insisto. se escapa fa?sca, pode até não ser o gerador do problema, mas que isso num é bom, num ?.
ok, sou teimoso msm.
[]s
obs: já te disse que sou fã do seu carro, e ainda sou.
[]s[/quote]
mas nao chega a escapar a faisca, nao chega a fazer barulho de faisca, era só um brilhinho bem fraquinho, que pra ver, precisei desligar todas as luzes na frente de casa e ficar no escurao total. mas nao tem mais brilhinho nenhum, foi soh arrumar a posicao dos cabos.
opa, obrigado pelo elogio nao vai deixar de ser fã porque ele ta falhando hein é soh uma falhadinha de nada aos 4000-4500rpm depois nao da mais… como sei que existe controle de dwell nessa injecao, acredito que quando falhe, seja o momento que se induz com maior corrente...
valeu a força ae galera...