Bobina…
-
pessoal, nao sei se vcs lembram que eu tinha comentado que + ou - em 4500 rpm, acima de uma certa posicao do acelerador (nao importava a pressao), meu carro dava umas falhadinhas, leves porem irritantes, lembram?
entao, desmontei ontem, coloquei 3 camadas de manta termica no cabecote atras da bobina, e afastei a bobina do cabeçote colocando 4 porquinhas onde vao os parafusos, assim quando aperta os parafusos a bobina aperta nas porquinhas e nao encosta no cabecote.
funcionei o carro e tudo beleza, ai ateh apaguei toda a luz pra ficar no escurao e procurar vazamentos de corrente… achei cabo brilhando por dentro em 2 lugares, ajeitei os cabos distanciando um do outro e tal direitinho e beleza, nao tem mais brilho nenhum. nao chegava a vazar faisca pq os cabos sao novinhos nao sei se lembram que acabei de trocar, soh dava um brilhinho por dentro dele, tipo querendo vazar.
bom, tudo ajeitadinho... aparentemente funcionando e tal... ai vim trabalhar hj, que foi quando eu testei... po, agora, pisando mais de meio acelerador, aos 4000 mais ou menos, o carro falha todo e até o conta-giros da umas desligadas se eu insistir no po... piorou d++++++
vcs acham que pode ser por falta de area de contato entre o negativo do secundario da bobina que é a propria carca?a dela e o motor? pq original, ela tem contato em toda a volta dela com o motor, e agora ta apoiada só nas porquinhas...
tirei umas fotos do que eu fiz mas esqueci de fazer upload e nao to com elas aqui no trampo... depois eu posto ae...
po, que saco isso... ja ta enchendo...
deem uma ideia ae por favor... valeu...
-
ah, a relacao com a posicao do acelerador pode ser por causa de mapa de dwell imagino eu… pq nao importa a pressao, só a posicao do acelerador... voltando o peh um pouco mesmo mantendo 0.8 de pressao nao falhava, ai pisando mais, com os mesmos 0.8 falhava... agora ta falhando muito mais e em pressao mais baixa... tambem ligado ao acelerador... se pisar pouco da pra encher mais sem falhar... foda eh ateh o conta-giros original do carro dar umas desligadas...
-
que velas tá usando?
troquei as minhas velhas(meu carro tava falhando tmb, +ou- nessas circunst?ncias tmb, era só pisar mais um pouco que falahava) por b9egv e ficou 100% liso agora…
as antigas até a ceramica tava com uns pontos pretos marcados...ahuhauha
-
eu uso as originais pq pro meu carro nao tem muita opcao nao… mas elas sao novinhas, postei fotos outro dia... mas o problema nao sao as velas, senao o problema apareceria quanto mais pressao, pq mais pressao, mais mistura na camara, mais densidade pra faisca atravessar... o problema parece eletrico mesmo, parece ser quando a injecao aumenta o tempo de inducao... pra vcs terem ideia, depois dos 5000 limpava, parava de falhar, provavelmente pq ela diminui o dwell (imagino eu né, nada comprovado ainda, mas é a unica explicacao que se encaixa com os sintomas)
o problema esta em peh embaixo a 4000, 4500, pode ser que seja a condicao que ele usa mais dwell...
-
na minha opnião vela b9egv em injetado nao funciona, pelo menos nos carros q testei, da interferencia na central, tenta colocar a ngk br9es q sao resistiva quem sabe funcione, pq nao da interferencia..abraços
[snapback]485605[/snapback]
naum entendeu o que faleu: meu carro agora ficou liso e 100% com elas
e já senti no pir?metro o quanto alivia a temperatura essas velas mais frias
acho até que rola de colocar mais ponto depois em rotações mais baixas…deu pra sentir o motor com menos torque em rotação baixa com motor frio...
-
pro meu carro nao existe essas velas galera… as velas dele sao dcpr8-es, sextavado 16mm, se nao me engano o diametro da rosca é 14mm... é bem mais fininha...
os cabos sao originais novos, a unica coisa que mudei foi esse lance de cal?ar pra afastar a bobina do cabecote...
alguem ja teve problema parecido? alguma ideia? alow ajudaeeeeeeee
-
diametro da rosca é 12mm entaum…
e o sextavado é mesmo 16mm...
bom, já averigou se na cer?mica delas naum h? nenhum ponto preto e afinsó qual a bertura utilizada?
-
a do corsa eu nao sei ao certo se era somente como aterramento ou usava para dissipacao do calor, mas tinha a base enorme em metal fazendo contato com o cabecote
-
oia ae as velas… a abertura é 0.5... ai sim, se abrir mais, dependendo da abertura, chegando em determinada pressao falha... ai sim tem relacao da vela com a falha...
nao eh ligado a carga, entao acredito que o problema nao seja com as velas, mas sim problema eletrico, fulga de corrente (nos cabos de vela é certeza que nao tem)
poderia ser a bobina ferrada, mas poxa, piorou muito soh de afastar a bobina do cabecote, entao deve fazer diferença a quantidade de area de contato né nao???
bom, pelo menos hora que eu conseguir resolver isso poso me considerar master em ignicao
-
teste tire as aruelas e deixe em contato direto
-
teste tire as aruelas e deixe em contato direto
[snapback]485708[/snapback]
arruelas das velasó na bobina eu doloquei porcas com funcao de arroela, como se fossem arroelas grossonas, pra espa?ar a bobina do cabecote… o problema aumentou depois de fazer isso... nao mexi nas velas ontem, acho que elas nao tao causando prolema nao...
vc quis dizer as porcas que eu coloquei pra espa?ar a bobina ou as arroelas das velas mesmo?
-
cara, se vc vê a centelha querendo fugir , tem coisa errada nesse cabo…
[snapback]485894[/snapback]
exato.. meu carro tava uma falhacao total, nao se via uma centelha pra fora meus cabos de velas em estado e cara de novo, até que eu fui que nem loco pasasndo a mao no cabo e tomei um puta xoke…
cheguei a pensar em trocar bobina
trokei faz 10 dias o jogo... 101% meu carrinho...
-
exato… se vc chegou a ver luminosidade, entao não estava querendo escapar faisca... escapou.....
to cansado de ver cabos tipo os accel amarelos novinhos fazerem isso... e olha que com ignicao original hein.. imagine com um amplificador...
mas se vc afirma que piorou quando mexeu na fixacao da bobina, nao custa nada reverter o processo e testar novamente... so pra desencargo de consciencia
-
poxa, os cabos sao novinhos, devem ter 1 mes e meio no maximo…
mas resolveu afastando eles de quaquer coisa, mais de 1cm ja eh o suficiente... a luz acontecia quando eles passavam muito perto de alguma coisa, por exemplo no cabecote, que passa perto dum resalto onde se parafusa a capa de plastico do motor, foi soh ajeitar e pronto, parou de brilhar... só se esses cabos estao piorando de qualidade, sao ngk originais do carro.
descobri que nao tem nada a ver, o motor funciona tranquilo inclusive com a bobina solta, sem estar parafusada em nada... entao deixei ela do jeitinho que estava... passei os fios que vao da bobina pro meu modulo um pouco mais afastados dos cabos de vela e melhorou muito. entao re-liguei a malha anti-ruido do fio que vai da bobina pro modulo ao aterramento e melhorou mais ainda... entao liguei a malha do cabo da sonda ao aterramento e melhorou mais ainda
acho que o problema todo esta no ruido no cofre, como os cabos que ligam a bobina ao moduloestao ligado juntos dos que ligam a injecao do carro a bobina, qualquer ruido captado pelo meu cabo, vai pro cabo da injecao tb, provavelmente por isso até o conta-giros original do carro ficou maluco.
vou ligar o aterramento de todos os fios, inclusive do cabo do bico, que sozinho gera ruido que deve ficar preso na malha sem vazar pra outros cabos. vou ligar o aterramento proximo a parede corta-fogo, pra descarregar o ruido ali antes de entrar no carro... vamo ve no que da...
ta ae fotos de como era e como ficou a bobina
aqui é onde ela fica encaixada...
parte dela que fica enfiada no buraco do cabecote
como ela vai encaixada
protecao de 3 camadas de termotape pra tentar diminuir o calor passado pra bobina
bobina parafusada com porcas espa?ando ela do cabecote pra que entre ar atras, tentando diminuir o calor
bom, é isso ae, fica ai a informacao que a area de contato das 4 porcas é suficiente sim pra bobina funcionar direitinho… ah, ela ainda ta novinha. quando ela estraga, ela ato proib?do (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação), atras onde vai dentro do cabecote...
-
ah, na ultima foto da pra ver bem onde o cabo tava acendendo, é bem ali perto do salto redondo com rosca no meio, perto de onde os cabos sao presos, o de cima ta torto e muito proximo do salto do cabecote.
outro lugar era ali debaixo do cano da pressurizacao, que ele passava muito perto tb… ajeitando parou de brilhar, nao tem nenhum ponto brilhando em nenhum cabo.
-
mas tipo, a bobina naum recebe 12v direto, e pra acionar só chaveia pelo negativo?
e pelo que me consta teu carro tmb wastespark né? entaum no caso, só aterra entre uma vela e outra….naum teria muito haver naum o lance de aterramento da bobina...estranho....