Os detalhes do novo audi q3 1.4 tfsi attraction
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seguindo a atualização promovida na europa, o audi q3 chega reestilizado ao brasil – e apesar de sua produção nacional com motor flex incluso iniciar apenas em 2016, o crossover agora conta com motor 1.4 tfsi, que deixa seu preço mais atraente (inferior ao que valia quando começou a ser comercializado por aqui, há três anos). a versão que abordamos nesta postagem é a attraction, modelo de entrada na faixa de preço de r$ 130 mil, rivalizando com as versões mais baratas do bmw x1 e do mercedes-benz gla (que até o próximo ano também deverão ser fabricados no brasil), e até mesmo com seu meio-irmão volkswagen tiguan, com o qual compartilha a plataforma pq35.
externamente, as modificações no audi produzido em martorell (espanha) foram discretas, mas os observadores saberão identificar o que mudou. a mudança que mais chama a atenção é a moldura da nova grade (prateada nas versões de entrada e cromada nos modelos mais caros) e os para-choques foram levemente redesenhados (o dianteiro possui novas molduras laterais, e o traseiro acomoda lanternas inferiores maiores).faróis de xenônio e lanternas superiores possuem novo desenho interno, com luzes de posição de leds. há ainda novos estilos de rodas aro 18”, porém o modelo de entrada do showroom conserva as rodas aro 17” do modelo 2014, com pneus 235/55. o q3 attraction manteve as dimensões: 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 metro de altura e 2,60 metros de distância entre-eixos.
o painel permanece o mesmo do attraction anterior (ao lado), com bom acabamento e comandos intuitivos. o quadro de instrumentos abriga uma tela (monocromática) com as funções do computador de bordo, como velocidade digital, autonomia, temperatura externa, data/hora, consumo e estações de rádio, comandados pelo volante (que possui ajuste de altura e profundidade). seu espaço interno é suficiente para quatro adultos e uma criança, com boa área para cabeça e pernas.
o sistema multimídia mmi com tela colorida de 6,5 polegadas (que pode ser escondida manualmente) conta com as funções de som, telefone, e configurações do carro. há comandos de voz, cd/mp3 player, conexão aux-in e bluetooth, além de entrada para cartão sd. o gps é opcional.
de série, o q3 1.4 attraction traz ar-condicionado manual, direção elétrica (as versões 2.0 dispõem de direção eletro-hidráulica), regulagem elétrica do banco do motorista, tomadas 12 volts no console frontal e abaixo do porta-trecos central traseiro, sensor de estacionamento traseiro, vidros e retrovisores elétricos, luzes de neblina (apenas traseiras), pára-brisa degradê, faróis com ajuste automático de altura e lavadores, bancos de couro sintético (pretos ou bege-pistache), ajuste de altura do banco do passageiro da frente, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos com sensor de afivelamento, apoio de braço dianteiro com porta-objetos, sistema de fixação isofix para as laterais do banco traseiro, quatro luzes centrais de led, porta-copos dianteiros iluminados, alavanca de câmbio revestida em couro, teto moldado em tecido “prata-lua”, sensor de luminosidade e de chuva, tapetes dianteiros e traseiros e volante revestido de couro com shift-paddles para trocas sequenciais de marcha.
em termos de segurança, o q3 vem equipado com airbags frontais “fullsize”, laterais dianteiros e de cortina, alarme perimétrico, assistente de partida em aclives, travamento central pela chave-canivete, freio de estacionamento eletromecânico acionado por botão, controle de estabilidade (esp), protetor do cárter e freios a disco (ventilados na frente) com abs com ebd e bas. nos testes de colisão do latin ncap, obteve cinco estrelas.o pequeno motor 1.4 tfsi (turbo fuel stratified injection), debaixo do capô com manta de isolamento e amortecedores, rende no q3 150 cavalos entre 5000 e 6000 rpm, ante 122 cv na linha a1 e a3, e 140 cv no golf vii. já o torque é de 25,49 kgfm entre 1500 e 3500 rpm. a tração é dianteira, e o câmbio, automático s tronic de seis marchas.
há ainda o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio, para economia de gasolina – com isso, o modelo conseguiu as médias de consumo de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. seu tanque comporta 64 litros de combustível.
em termos de desempenho, o q3 também não decepciona, por ser significativamente mais leve que o modelo quattro completo (1405 quilos, mais de 200 kg a menos): acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h.
a versão ambiente 1.4 tfsi (nestas imagens), que custa r$ 144 190, distingue-se por trazer teto solar panorâmico elétrico “open sky”, retrovisores externos rebatíveis e aquecíveis, pneus de perfil ligeiramente mais baixo (235/50), racks de teto prateados, retrovisor interno antiofuscante, ajuste elétrico dos bancos dianteiros (inclusive lombar), ar-condicionado automático, pacote de focos de luzes internas, controlador da velocidade de cruzeiro, abertura e fechamento elétricos do porta-malas, além de rodas aro 18”.
seu porta-malas de abertura manual tem a boa capacidade de 460 litros, com iluminação do lado direito e cobertura retrátil do bagagito. seu estepe, mais fino, é do tipo temporário. rebatendo-se o encosto do banco de trás, a capacidade é ampliada para 1365 litros.
com garantia de 2 anos e custando a partir de r$ 127 190, o q3 attraction tem oito opções de cores: azul utopia, branco glaciar, cinza monção, marrom tundra, prata florete, preto mito (metálicas), vermelho misano (perolizada) e o branco cortina sólido do modelo das imagens. como opcional, a versão attraction dispõe do sistema mmi plus que inclui o sistema de navegação. para ver detalhes sobre as outras versões do audi q3, clique aqui.
curiosidade: as primeiras unidades do q3 reestilizado chegando a teresina (pi), no dia 15 de junho