Primeira volta “ audi q3 1.4 tfsi “ 150 cv e audi q3 2.0 tfsi “ 180 cv e 220 cv
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fotos: divulgação e marcus lauria
esta foi a semana de mais um lançamento audi no brasil. na verdade, foram dois lançamentos em um, onde a montadora proporcionou à imprensa especializada um primeiro contato com as novas versões do já consagrado modelo q3, que trás agora novas motorizações, um suave face lift e nova gama de acessórios e eletrônica embarcada. neste tipo de avaliação, é impossível checar todas as diferenças que as novidades inseridas proporcionam sobre a versão anterior, em função do curto espaço de tempo e das condições de rodagem.
o que se pode fazer, então, é avaliar dinamicamente o veículo, sentir em um breve espaço de tempo as principais características e reações do carro em um uso próximo ao cotidiano e, para complicar mais um pouco, não se deixar confundir com as duas motorizações – e propostas – completamente diferentes.
criado por julian hoenig em 2006, o audi coupé quattro cross foi apresentado em 2007 como um carro conceito, no salão de xangai, china, e sua produção já batizado como q3 (typ 8u) foi iniciada em 2011. o modelo, da categoria crossover compacto executivo, usa a plataforma a5 (pq35) do volkswagen group, a mesma do volkswagen golf mk5, tiguan, seat tribu, škoda yeti e audi a3, com cinco portas e motor dianteiro transversal, ocupa a faixa de mercado abaixo do q5 e q7 mas apenas por suas dimensões – 4.385mm de comprimento, 2.019mm de largura e 1.608mm de altura –, uma vez que é projetado como um esportivo compacto, enquanto seus irmãos maiores são voltados ao uso familiar.
seus concorrentes diretos são o land rover evoque, o bmw x1, mercedes-benz gla e volvo xc60. inicialmente, suas motorizações eram o 2.0 tfsi e 2.0 tdi, câmbio s-tronic e tração dianteira ou integral quattro. a grande novidade do modelo, aqui, são os novos motores 1,4 e 2,0 litros tfsi de última geração. ambos são motores de quatro cilindros em linha, instalados transversalmente na dianteira do veículo.
primeira volta – audi q3 1.4 16v tfsi 150 cv attraction / ambiente
o motor 1,4 litros ea211 do volkswagen group (fsi- fuel stratified injection, tsi- twincharged stratified injection e tfsi – turbo fuel stratified injection) com aquele “dedinho” de tecnologia e potência que caracteriza e diferencia a audi das demais montadoras co-irmãs.
o resultado direto dos trabalhos feitos em ingolstadt com seu 1,4 turbo é um motor menor, mais leve e mais potente do que uma unidade com 2,0 litros aspirada naturalmente, com 150 cv de potência máxima, revertendo essa potência extra e torque em menores rotações em enconomia de combustível e redução de emissão de poluentes.
equipado com transmissão s-tronic dual clutch automática ou com acionamento por paddle-shift com seis marchas e tração dianteira, o modelo não chega a causar suspiros por suas performances, em nenhuma das alternativas selecionadas pelo audi drive select – efficiency, comfort, auro e dynamic – sendo a última alternativa a mais voltada para acekerações e retomadas mais esportivas. a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 9 segundos, e sua velocidade máxima é superior aos 200 km/h sem grandes esforços.
primeira volta – audi q3 2.0 16v tfsi quattro 180 cv attraction / ambiente – 220 cv ambition
o motor 2,0 litros ea113 continua em sua evolução ao longo dos anos, e a audi não faz por menos do que dotá-lo com cada vez mais potência, torque, suavidade e redução de consumo de combustível e emissão de gases. o novo tfsi 16v chega agora com duas versões possíveis, uma com 180 cv e outra com 220 cv de potência máxima. ambas as versões são acopladas a uma transmissão s-tronic dual clutch com seis marchas (paddle-shift) e 7 marchas automático, acopladas à tração integral quattro.
aqui a equação ultrapassou a perfeição, e o carro é impressionante, rodando macio e suave em qualquer uma das opções do audi drive select, obriga o condutor a ter um certo cuidado com o acelerador, o que sugere o uso do cruise control quando estiver na estrada, senão quem vai sofrer é o bolso. com o motor de 180 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno dos 7,6 segundos, enquanto com a motorização de 220 cv permite ao q3 chegar da imobilidade aos 100 km/h em 6,5 segundos. se com o motor 1,4 litros a velocidade final é superior aos 200 km/h, com motores mais potentes e tração permanente logicamente a velocidade máxima do carro é limitada eletronicamente nos 250 km/h.
o novo q3 disponível no brasil, com todos os pacotes de equipamentos, acessórios e acabamentos possíveis chegou para tentar se consolidar na liderança do segmento que vem dominando. recheados com incontáveis itens de conforto, segurança e muita, mas muita eletrônica embarcada, seus preços sugeridos são:
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q3 1.4 turbo 150cv attraction r$ 127.190,00;
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q3 1.4 turbo 150cv ambiente r$ 144.190,00;
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q3 2.0 turbo 180cv quattro attraction r$ 145.190,00;
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q3 2.0 turbo 180cv quattro ambiente r$ 165.190,00
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q3 2.0 turbo 220cv quatrro ambition r$ 190.190,00.
viagem a convite da audi
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