Pajero lança versão hpe-s com dna 4×4
-
fotos: divulgação
potência, robustez, tecnologia e, por que não, esportividade. a versão especial pajero hpe-s vem equipada com o dna 4×4 da mitsubishi motors e um toque especial no design. a série especial é numerada e conta com apenas 200 unidades.
por fora, os detalhes em grafite chamam a atenção e estão por toda a parte: maçanetas, retrovisores, rack de teto, skid plates e grade dianteira. as novas luzes de iluminação diurna (drl) em led completam o visual e dão ainda mais segurança. na parte interna, o conjunto de bancos na cor bright grey tem costura especial que realça o espaço interno e dá ainda mais requinte. o pajero hpe-s vem com novas rodas de liga aro 18′ e pneus pirelli scorpion verde all season 265/60 r18.
este suv leva confortavelmente toda a família com espaço de sobra para até sete ocupantes e é capaz de enfrentar as mais difíceis situações off-road, graças ao completo sistema de tração com reduzida.
o pajero hpe-s é um veículo completo e equipado com sistema multimídia, bancos com couro com regulagem elétrica nos dianteiros, direção hidráulica com paddle shifters em titanium style, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, ar condicionado automático, keyless para abertura e fechamento das portas, retrovisores com rebatimento elétrico, além do sistema full airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.
tecnologia e praticidade estão presentes em todos os detalhes do pajero hpe-s. além de todo o conforto, o veículo é ideal para as longas viagens, já que é equipado com tanque de combustível de 90 litros, proporcionando muito mais autonomia. com um raio de giro de 5,6 metros, o mitsubishi pajero é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com facilidade.
o mitsubishi pajero hpe-s tem espaço de sobra para até sete ocupantes, graças à terceira fileira com o sistema double action folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. a capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.
para o conforto ainda maior do motorista e passageiros, o pajero tem 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12v e 12 luzes de cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.
a frente frontside tem desenho arrojado e harmônico, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de xênon hid com regulagem automática de altura e lavador. além disso, o pajero hpe-s é equipado com o moderno drl com lâmpadas de led, que deixam o visual ainda mais arrojado e garantem a segurança para rodar durante o dia. os faróis de neblina estão integrados ao para-choque e as rodas power design são de liga leve de 17′.
o veículo é equipado com sistema multimídia power touch, gps, cd, dvd e mp3 player e bluetooth com viva-voz, câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7′ e sensor de estacionamento.
robusto por fora e dócil ao volante. o pajero hpe-s é equipado com motor diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.
a tecnologia do mitsubishi pajero permite até 20 combinações de marcha, o que torna este suv um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. o câmbio automático tem cinco velocidades e é equipado com sports mode e invecs-ii (intelligent & innovative vehicles electronic control system), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo em qualquer situação.
o motorista pode optar pelo modo sequencial sports mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados estrategicamente atrás do volante.
a vocação off-road é item de série neste suv graças ao moderno sistema de tração super select 4wd com quatro modos distintos de seleção: 4×2 (2h), 4×4 (4h), 4×4 bloqueado (4hlc) e 4×4 bloqueado com reduzida (4llc).
no modo 2h, o suv opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. o modo 4h faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.
já no modo 4hlc, a tração estará atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. o modo 4llc também terá a tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos.
os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. o ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. a altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.
o mitsubishi pajero é construído no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando em viagens mais prazerosas, tranquilas e confortáveis. o chassi é constituído por longarinas do tipo box type com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. a suspensão ryde dynamics.é resistente e confortável em todas as situações.
o pajero é equipado com o que há de mais moderno em segurança. a cabine conta com o sistema rise de deformação programada. a coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e este suv conta ainda com barras de proteção lateral e sistema full airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.
o sistema de freios tem a tecnologia 4-abs com ebd e bas, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.
o estilo e a beleza estão presentes em cada detalhe do pajero hpe-s. para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. o modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.
com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas recebem acabamento cromado. estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. completando a parte externa.
o volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção. o pajero hpe-s tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.
produzido na fábrica mitsubishi motors em catalão, no interior de goiás, o mitsubishi pajero hpe-s têm três anos de garantia e está disponível em três cores: branco alpino, cinza londrino, e preto ônix. seu preço é de r$ 179.990.
fonte: assessoria de imprensa mitisubishi motors do brasil